Saiba os motivos para vendas a gasolina aditivadaA partir de julho a gasolina comercializada em todo País terá um mínimo de aditivos. A medida faz parte da Resolução nº 38 da ANP. A Agência diz que a medida não implicará em aumento dos preços. Mas você sabe quais os benefícios do aditivo?

Henrique Pereira, membro da Comissão de Motores Ciclo Otto da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE Brasil), explica que a gasolina aditivada mantém limpo o sistema de alimentação do veículo. “Esse sistema inclui a bomba de combustível, linhas, bicos injetores, válvulas de admissão, pistões e anéis”.

“Ao longo do tempo de uso de um automóvel, ocorre o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão. O uso da gasolina aditivada contribui para a limpeza . Hoje os benefícios do uso deste tipo de gasolina são um consenso entre os fabricantes de automóveis”, completa Henrique.

Ele acredita que a medida, a princípio, deve ser benéfica para o consumidor. “Com os motores trabalhando mais limpos, há um rendimento melhor. Consequentemente, apresentam menor consumo de combustível e redução dos gases poluentes, se comparados a um motor com depósitos”, explica Henrique.

No entanto, Henrique destaca que a medida não será eficaz se não houver controle de qualidade nos postos. “Um problema hoje enfrentado pelos consumidores é a adulteração do combustível, em geral por meio de solventes e etanol. Não será produtivo ter a ‘aditivação’ da gasolina obrigatória sem um plano para controlar a qualidade dos combustíveis nos pontos de distribuição. A aditivação tem seu efeito minimizado ou até anulado se o combustível estiver adulterado”.

A especialista em combustíveis, Irma Fonseca, diz que a divulgação dos benefícios proporcionados pela gasolina aditivada já vem sendo feita antes mesmo do anúncio da medida. “Orientamos o consumidor sobre as vantagens da gasolina aditivada. Ela tem agentes que fazem o motor trabalhar melhor, além das aditivadas que possuem octanagem, aumentando a resistência”.

Henrique Pereira ressalta que é importante não confundir aditivos para limpeza com os aditivos de octanagem. “Alguns aditivos são para aumento de octanagem e se assemelham ao do uso de uma gasolina premium”.

COMUM X ADITIVADA

Henrique evidencia que carros que utilizam gasolina comum podem passar para a aditivada. Ele recomenda que a troca seja feita de forma gradual, principalmente, em veículos com muita quilometragem, que não usam gasolina aditivada ou não utilizam etanol. “O aconselhável é misturar aos poucos a gasolina aditivada e a comum”.

A troca feita sem os cuidados citados pode causar danos ao motor, de acordo com ele. “O que pode ocorrer com a troca abrupta é uma limpeza ‘profunda e rápida’, lançando depósitos de carvão para pontos críticos do motor, o que poderia gerar entupimentos e falhas”, destaca Henrique.

Em motores com maior quantidade de depósito, geralmente os que são mais antigos, o aditivo atua melhorando o desempenho e economia, pois o motor passará a trabalhar mais limpo. Henrique explica que no caso de motores novos, não se espera uma redução no consumo. “Estes motores, em teoria, estão limpos e funcionando no seu melhor rendimento e performance”.

Outra dúvida comum que envolve o uso da gasolina aditivada é sobre a possibilidade de misturar gasolina aditivada com etanol em carros flex, segundo Henrique. Ele explica que a tecnologia de motores flex permite qualquer combinação de álcool e gasolina. “A quantidade de aditivo na gasolina aditivada é mínima. Não há risco de reação com o etanol”.

“É importante lembrar que não se deve usar aditivos de etanol na gasolina ou aditivos de gasolina no etanol, pois eles são incompatíveis entre si”, salienta Henrique.

Segundo José Paulino, chefe de oficina da Beto’s Car, todo carro pode usar gasolina aditivada. “Não há contra-indicação. No entanto, algumas pessoas optam pela gasolina aditivada quando o carro já está totalmente desregulado, achando que só a gasolina resolve o problema. É importante estar sempre atento ao funcionamento do motor e às manutenções”, destaca Paulino.

Paulino ressalta ainda que mesmo utilizando a gasolina aditivada é preciso fazer a limpeza dos bicos injetores. “Quando o carro é flex, a cada 15 mil km, é preciso fazer a limpeza de bico. Essa limpeza é feita por uma máquina que equaliza a vazão dos bicos injetores”.

Fonte: O Povo

 

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