p9Os franqueadores vêem nos postos de combustíveis um importante aliado na sua estratégia de expansão da rede: Postos de combustíveis são em geral bem administrados, geram fluxo e oferecem um grau de segurança superior aos pontos de rua. Afinal de contas, é voz corrente que, se o motorista descer do carro enquanto estiver abastecendo, bingo! A venda adicional já está praticamente garantida.

Lojas de conveniência, fast-food, cafeterias, serviços automotivos, acessórios para automóveis, farmácias, bancos (caixa 24 horas), video-locadoras: estes são alguns dos segmentos que vêem nos postos bem localizados e com espaço ocioso a localização ideal para a instalação de uma nova unidade da rede.

Se o valor cobrado por um determinado posto a título de aluguel, condomínio e fundo de publicidade cooperada refletir no faturamento do ponto de venda, numa proporção que compense os custos, o franqueado potencial será orientado pelo franqueador a explorar seu negócio num espaço no interior do posto. Caso contrário, com melhor relação custo/ benefício, optará por um ponto de rua tradicional.

Montada a franquia dentro de um posto, os negócios passam a ter seus desempenhos atrelados. Por esta razão, os donos de postos de combustíveis geridos profissionalmente preferem lidar com lojistas experientes, sejam eles já donos de outras unidades próprias na cidade ou região, ou então integrantes de uma boa rede de franquia, desde que bem estruturada e detentora de uma marca forte.

Em outras palavras, os administradores de postos sabem que franquias fortes são lojas âncora, atraem os consumidores mais bem informados – geralmente os formadores de opinião. Os franqueados-gerentes de loja, ainda que pouco experientes de início, contam com o respaldo de uma verdadeira equipe, o que pesa nas negociações travadas entre as partes no dia a dia, sobre os mais diversos temas, como: campanhas publicitárias/ promocionais cooperadas; divisão de gastos ordinários/ extraordinários; e transferência de ponto.

FRANQUIAS COMBINADAS – A ONDA DO MOMENTO – FROM USA

Monte duas franquias num mesmo local e alavanque seus resultados! Parabéns, você descobriu – ou será que reinventou? – a onda do momento nos Estados Unidos: as franquias combinadas!

Os franqueadores do ramo de alimentação foram os primeiros a perceberem que, muitas vezes, instalar duas franquias num mesmo local faz sentido, e muito!

Grupos de franquias são a nova coqueluche do mercado: quando várias redes se unem – algumas vezes sob a batuta de consultores, outras vezes conduzidos por franqueadores influentes – podem ocupar sozinhas a totalidade do espaço de um posto de combustíveis destinado a serviços complementares. Negociando melhores preços e prazos, geram em contrapartida um poderoso mix para o empreendimento.

Pouco importa se você chamar seu esquema de dual-branding, franquia combinada, multiformat franchising ou complementary branding. O conceito é basicamente o mesmo: franquias de marcas consagradas oferecendo os produtos de mais de um conceito sob um mesmo teto.

Por outro lado, vale frisar que a idéia não é criar uma nova marca mista, e sim divulgar as empresas de modo independente: um ponto, duas marcas.

Assim têm proliferado as mini-lojas, que se encaixam em quase qualquer lugar. Empresas que oferecem café da manhã têm boas chances de serem inseridas no mix de um posto, o mesmo valendo por exemplo para lanches/ chás da tarde.

 DAS FRANQUIAS COMBINADAS   DESVANTAGENS

  • Menor investimento em imobilizado
  • Melhor aproveitamento de áreas nobres
  • Partilha de área comum de cozinha (ramo fast-food)
  • Partilha de funcionários administrativos: gerente, caixa
  • Postos de combustíveis podem se beneficiar ao negociarem suas áreas de modo centralizado
  • Podem gerar canibalismo se venderem produtos substitutos, e não complementares
  • Podem confundir o consumidor se não forem claramente sinalizadas

Principais franqueadores norte-americanos do segmento de fast-food que praticam o conceito de franquia combinada: algumas franquias de fast-food já instaladas em postos de combustíveis nos EUA:

  • Arby’s/ Sbarro
  • Blimpie/ I Can’t Believe It’s Yogurt/ Java Coast Coffee
  • Carl’s Jr./ Green Burrito
  • Carl’s Jr./ Long John Silver’s
  • Denny’s/ Baskin-Robbins
  • Dunkin Donuts/ Baskin-Robbins
  • El Pollo Loco/ Foster’s Freeze
  • KFC/ Taco Bell
  • Rally’s Hamburgers/ Green Burrito
  • McDonald’s – hambúrgueres
  • Burger King – hambúrgueres
  • Subway – sanduíches e saladas
  • Blimpie – sanduíches e saladas
  • Taco Bell – mexicano
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