A gamificação do trabalho representa uma metodologia inovadora no campo da motivação de funcionários em postos de combustíveis.

Através dela, é possível estimular comportamentos e adequar as ações individuais e coletivas conforme os padrões de produtividade exigidos pela revenda. A técnica utiliza a mecânica de jogos com o objetivo de incentivar resultados práticos como a venda de produtos automotivos e a reciclagem dos colaboradores, por exemplo.

Ela possui na sua essência uma mistura de competição, recompensa e diversão. Ou seja, a gamificação explora alguns instintos básicos do funcionário, tornando atraentes certas atividades do dia a dia do posto, graças ao ambiente lúdico que se dispõe.

DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Um dos maiores benefícios da gamificação é percebido pela elevação do nível profissional que ela promove aos colaboradores do posto. Através da competição, os funcionários desenvolvem e aperfeiçoam habilidades e as transformam em soluções práticas para o seu dia a dia.

Nesse sentido, a gamificação pode apresentar também uma solução bastante eficiente para a redução do índice de turnover.

Por que a Gameficação é importante no dia das equipes de postos de combustíveis?

A rotina diária em postos de combustíveis é muito pesada e exaustiva. Os frentistas, por exemplo, chegam a ficar várias horas em pé. Entretanto, isso não justifica que eles não devem ser treinados e estimulados a cumprirem as metas de vendas de gasolina aditivada e produtos e serviços  automotivos.

O grande desafio dos gestores de recursos humanos é como desenvolver as equipes de forma lúdica, que gere engajamento e que mude comportamentos.

A gamificação chega para melhorar esse cenário, tornando o ambiente do posto e da loja mais atrativo e divertido, além de proporcionar um contato muito mais agradável e cativante com as atividades cotidianas.

Quais são as mudanças de comportamento que ocorrem quando a estratégia de gameficação é implementada em uma rede de postos?

Implementar programas de gamificação na sua revenda de combustíveis influencia diretamente o comportamento dos colaboradores, de forma que eles possam atingir as metas organizacionais com mais facilidade. Se olharmos de uma perspectiva mais estratégica a ferramenta pode ser usada para:

1️⃣ Aumento da motivação e produtividade

Ao implementar produtos gamificados, a tendência é que a satisfação e o desempenho dos funcionários só aumentem. Quando a empresa lança mão de um sistema de metas, conquistas e recompensas, a gamificação estimula a motivação dos colaboradores.

Não é segredo que quanto mais motivados estamos, mais produtivos nos tornamos em nossos locais de trabalho!

2️⃣ Gera competição saudável

A gamificação tem o poder de trazer à tona o instinto competitivo natural de cada colaborador; afinal, jogos têm vencedores ou pelo menos aqueles que dominam o placar como melhores colocados. E vamos combinar: todo mundo gosta de ganhar destaque.

Ser visto como alguém que joga bem, que colabora e está evoluindo na organização, é muito gratificante. Quando isso é mostrado através de um ranking, as pessoas são incentivadas a querer jogar e alçar boas posições também.

À medida que equipes e indivíduos evoluem e sobem de nível no jogo, as outras não vão querer ficar para trás. E isso se intensifica ainda mais se há outras recompensas envolvidas. Por isso elas vão querer sempre se manter ativas na competição, se empenhando para completar os objetivos.

3️⃣Melhora o clima organizacional

Quando a competição é saudável, ela não vai gerar estresse, muito pelo contrário, competir se torna algo realmente satisfatório.

As atividades gamificadas promovem uma atmosfera descontraída, na qual as pessoas envolvidas se divertem, ficam mais inspiradas, interagem e colaboram umas com as outras.

Tudo isso é muito importante para garantir o bem-estar geral e a percepção positiva da empresa na visão dos colaboradores.

4️⃣ Favorece o engajamento dos funcionários

Elementos da gamificação têm o poder de instigar as pessoas a se envolverem mais com as atividades que fazem parte do seu cotidiano.

As técnicas de jogo aplicadas no ambiente de trabalho incentivam o engajamento nos processos da empresa, pois, através das dinâmicas, os colaboradores adquirem um maior senso de pertencimento a uma equipe e o seu comprometimento com a organização também irá ser fortalecido.

Quais são os tipos de gamificação que estão disponíveis na plataforma?

A Academia de Ensino Brasil Postos utiliza a estratégia de gamificação com parte de sua estratégia de treinamento e capacitação.

De acordo com Renato da Silveira, fundador da Brasil Postos : “desenvolvemos essa ferramenta para oferecer novas soluções de aprendizado para as equipes que já estão cansadas do modelo de treinamento tradicional. Utilizamos todo o nosso conhecimento para produzir competições e desafios focado nas necessidades de capacitação dos colaboradores do posto e da conveniência”. 

DESAFIOS PRONTOS E CONTEÚDOS DE APRENDIZADO INCLUSOS

Os clientes que utilizam a Plataforma de Academia de Ensino Brasil Postos já encontram desafios com prontos e desenvolvidos para objetivos específicos da trilha de conhecimento operacional. Você  vai encontrar os seguintes tipos:

  • Gamificação em vendas de gasolina aditiva
  • Gamificação em vendas de produtos automotivos
  • Onboarding para frentistas com treinamento ou apresentação voltada para integração de novos funcionários;
  • Onbording para atendentes de loja de conveniência com treinamento ou apresentação voltada para integração de novos funcionários;
  • Gamificação em treinamento para vendas;
  • Gamificação em treinamento para atendimento ao cliente;

Veja  nosso vídeo demonstrativo ?

Como implementar a gamificação na sua rede de postos?

A esta altura você deve ter compreendido o que é gamificação e qual o seu potencial, mas está se perguntando como deve fazer para gamificar o ambiente da sua revenda ou conveniência.

Primeiro, recomendo que você assista a este vídeo no qual apresentamos detalhadamente nossa solução. 

Se você assistiu o vídeo acima ? e deseja aplicar os elementos da gamificação em sua revenda de combustíveis ou loja de conveniência de forma adequada entre em contato conosco que nosso consultor vai ajudá-lo a entender o processo para vencer desafios cada vez maiores e alcançar o resultado esperado, sem deixar de se divertir no caminho!

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