Pelo segundo ano consecutivo, Ipiranga e Shell dividem liderança
Na disputa pelos clientes, redes de postos de combustíveis apostam em soluções online para personalizar o atendimento e em programas de finalidade para cada perfil de cliente.
As duas bandeiras preferidas por paulistanos, segundo levantamento do Datafolha, dizem adotar estratégias de marketing com foco na inovação e atribuem o sucesso das marcas à qualidade de produtos e à comunicação com clientes. Ipiranga e Shell foram citadas, cada uma, de forma espontânea, por 28% dos entrevistados.
Na avaliação de Marcelo Paganinide Toledo, professor de marketing do curso de administração da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a relação entre postos e consumidores ainda é distante e pouco explorada pelo setor. “Os postos podem se beneficiar ao investir em programas de relacionamento e acompanhar o ciclo de vida do veículo, oferecendo serviços personalizados e relevantes”, afirma.
A Shell está de olho nisso. “Queremos criar um ecossistema de parcerias”, diz Ricardo Berni, diretor-executivo de marketing da Raízen, empresa licenciada responsável pelos postos e pela distribuição de combustíveis da marca. “O cliente abastece na Shell, acumula pontos e usa em redes parceiras, como farmácias e supermercados. ”
O crescimento dos serviços online é uma prioridade estratégica, explica Berni. Atualmente, 35% dos consumidores utilizam o aplicativo da empresa. O executivo aponta um crescimento anual de 15% na adesão aos serviços online e projeta uma expansão contínua em 2025.
A solução digital da rede Ipiranga também foca em melhorar a experiência do cliente por meio de benefícios personalizados. Além disso, a marca visa otimizar a operação nos postos por meio da automação de pagamentos através do aplicativo.
“Nosso aplicativo permite abastecer, acumular pontos e usar os créditos com descontos na loja de conveniência”, afirma Júlio Sattamini, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.
IPIRANGA
28% é o total de menções da marca
11 é o número de vitórias na categoria
‘Como programa de fidelidade, o cliente acumula benefícios de forma prática e rápida’ – Júlio Sattamini, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga
SHELL
28% é o total de menções da marca
4 o número de vitórias na categoria
‘O crescimento dos serviços online é uma prioridade estratégica’ – Ricardo Berni
diretor executivo de marketing da Raízen
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo | O Melhor de São Paulo
Escrito por: Felipe Bramucci
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