Empresa é a primeira do mercado a poder fabricar e vender bombas dentro do novo RTM

A Wayne Fueling Systems é a primeira empresa do mercado nacional a receber a Certificação do Inmetro para fabricantes de bombas de combustíveis pelo novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) – Portaria Inmetro 227 de 2022- , que passa a vigorar a partir de 16 de março de 2023.

Na prática isso significa que a Wayne está habilitada a fabricar bombas de combustíveis com a mais moderna tecnologia antifraude.

Ou seja, os equipamentos passam a contar com uma tecnologia que impede a manipulação de dados entre o medidor e o visor. “Na nova bomba o transdutor do medidor (pulser) é totalmente selado e os dados transmitidos de forma criptografada. Dessa forma, ninguém consegue alterar os dados que, além disso, saem da bomba com uma assinatura digital”, explica o General Manager (GM) da empresa, Stelmo Carneiro.

Ele lembra que a conhecida “bomba baixa” que é quando o operador faz a calibração do equipamento fora das especificações, não era o principal problema enfrentado pelos consumidores, e sim a fraude eletrônica que incorre na manipulação dos dados entre o medidor e o visor da bomba.

“Hoje podemos garantir que o valor da venda corresponde ao medidor utilizado no abastecimento ou seja, os dados exibidos sãop íntegros e gerados por um dispositivo (medidor) confiável.”

LEIA TAMBÉM: FAÇA COTAÇÃO DE TANQUES ECOBRASIL NA LOJA VIRTUAL BRASIL POSTOS

Quando o fiscal do Ipem chegar ao estabelecimento ele poderá verificar se o software que está no pulser é o que foi aprovado, se ele tem um certificado digital válido e gerado por uma entidade acreditada, se ele é realmente da Wayne e se os dados que estão sendo transitados e vistos no display, são  autênticos.

Vale ressaltar que toda a leitura feita pelos fiscais acontece após o abastecimento, com a bomba parada. “Ao final do abastecimento os dados são criptografados e o fiscal consegue ver se aquela venda que está no visor é uma venda autêntica e se toda a eletrônica que está na bomba é aprovada pelo Inmetro.”

Pioneira no segmento de fabricação de bombas, a Wayne saiu na frente ao desenvolver o novo modelo. “Há mais de 10 anos preparamos nossos produtos com tecnologia antifraude, isso nos ajudou a entender e adequar nossas bombas mais rapidamente. A distância tecnológica entre o produto anterior e o modelo atual acabou sendo nossa aliada”, ressalta Carneiro.

O processo de Certificação foi dividido em duas etapas. Na primeira o Inmetro Certificou o medidor e o computador, e depois as bombas como um todo. Além dos aspectos eletrônicos, a Portaria também aumentou a proteção mecânica das bombas. “É importante deixar claro que toda a família de bombas Wayne3G (Global Century e Globar Vista) e a Linha Hélix – recebeu a Certificação pela Portaria Inmetro nº 227 de 2022”, esclarece.

Dentre os benefícios das novas bombas, destaque para:

  • mais recursos de fiscalização através de dispositivo Bluetooth;
  • maior facilidade de verificação de integridade de hardware e software;
  • possibilidade de análise de logs de eventos, de alterações de parâmetros e de erros; fiscalização mais assertiva;
  • redução do tempo de fiscalização dentre outros.

Sobre a Dover

A Dover é uma multinacional americana responsável pelo fornecimento de equipamentos e componentes inovadores, sistemas especializados, suprimentos, soluções de software e digitais, além de serviços de suporte mediante cinco segmentos operacionais: produtos planejados; soluções de abastecimento; geração de imagens e identificação; bombas e soluções de processos; e refrigeração e equipamentos alimentares.

Presente no mercado há mais de 60 anos, a empresa conta com aproximadamente 24 mil funcionários em todo o mundo é uma receita anual superior a US$ 7 bilhões.

Informações à imprensa – AZM Comunicações e Eventos

Já conhece o marketplace Brasil Postos? Ainda não? Então assista ao vídeo abaixo

 

Artigo anteriorO Melhor Gerente do Mundo – Inscrições abertas para turma de Abril/23
Próximo artigoRombo das Americanas – O que os revendedores de combustível podem aprender com a recuperação judicial da Americanas
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here