A partir do dia 21 de setembro de 2023, passa a vigorar a Portaria MTP 427/2021, internada pelo Ministério do Trabalho.

Essa portaria estabelece a obrigatoriedade da implementação de sistemas eletrônicos para medição de estoque em tanques de combustíveis nos Postos de Combustíveis que possuem viabilidade técnica para essa instalação.

? Diante dessa nova exigência, surge a pergunta: como determinar a opção mais adequada?

Qual tecnologia é a mais vantajosa?

Será que todos os sistemas de medição são idênticos?

É sensato optar pelo mais econômico?

Neste artigo, elenco diversos fatores dignos de atenção, que lhe auxiliarão a tomar a decisão mais acertada, sempre determinado às suas necessidades e estratégias enquanto gestor.

Faça a cotação online com os melhores fabricantes!

Informações que deve ser analisadas quando receberem suas cotações:

1️⃣ Pneumático X Sonda Magnética: A portaria não especifica o tipo de tecnologia que deve ser utilizada, somente obriga a instalação de um sistema de medição independente tipo de equipamento.

✋ Ficou com dúvidas? +++ Leia mais: Sonda Eletrônica ou Pneumática: Qual é a Melhor Escolha para o seu Posto de Combustível?

2️⃣ Diferença de Valores: Existem vários revendedores fazendo cotações sem conhecer muito bem o que estão comprando. É importante observar que, se você compara uma cotação com outra, observe a especificação do equipamento ( se com sonda pneumática ou magnética ) cada fabricante.

3️⃣ Instalação: O valor da instalação deve ser analisado pois ele representa quase 10% do valor do equipamento.

4️⃣ Impostos: O estado do fabricante, bem como o regime tributário do fabricante podem afetar o preço. Consulte seu contador.

5️⃣ Medição de Vazamento: Já que vc vai pagar para fazer a infraestrutura no posto para passar a medição, considere em “aproveitar a empreitada” e instale também o sistema de controle de vazamento. Em alguns estados já é obrigatório.

✋ Ficou com dúvidas? +++ Leia mais: http://Medição de Tanques: Manual X Automática – Qual é a melhor opção para seu posto?

6️⃣ Gestão do Negócio: Ao analisar as opções dos equipamentos considere as informações gerenciais que você pode ter e como acessá-la. Muitos oferecem a opção de acessar pelo celular em tempo real.

✋ Ficou com dúvidas? +++ Leia mais:http://O que você deve saber sobre a medição do tanque. Descubra agora e pare de perder dinheiro!

7️⃣ Fiscalização: Alguns revendedores estão afirmando que vão esperar a fiscalização no seu posto. O Ministerio do Trabalho fará uma notificação coletiva e a fiscalização será pelo e-social. Penso que não vale a pena “pagar para ver”. Os sindicatos dos frentistas também vão monitorar isso e fazer denúncias pois a portaria é para a saúde do trabalhador.

8️⃣ Preço do Equipamento: Ao contrário do que muitos pensam, os valores dos sistemas de medição são os mesmos que eram praticados anteriormente. O que pode mudar é o prazo de entrega em função da demanda e o valor de instalação que é pago diretamente para o profissional que executa.

9️⃣ Kit de Instalação: Nas cotação podem vir ou não os valores dos materiais de instalação ( kits de intalação ) como cabos, por exemplo. Alguns fabricantes não colocam e a proposta acaba ficando mais barata, mas depois vem esse aditivo. ?‍? Fique de olho!

? Cotação Online: A Brasil Postos é a única empresa do país em que você consegue fazer a cotação com 4 fabricantes diferentes ( Veeder Root, Wertco, Excelbr e Telemed ). Ao contrário de muitos instaladores que tem contrato de representação ou distribuição, nosso modelo de negócio é diferente e nosso objetivo é promover a negociação diretamente com os fabricantes ( sem intermediação).

+++ Leia também: http://✋ ATENÇÃO: Sistema de Medição Eletrônica começara a ser exigido em setembro nos postos do país

ÚNICO LUGAR VÁRIOS FABRICANTES 

A plataforma on-line de cotação Brasil Postos oferece informações diferenciadas sobre os SISTEMAS DE MEDIÇÃO permitindo que os revendedores escolham a melhor opção considerando a tecnologia, o valor de instalação, o suporte técnico e o melhor valor para suas necessidades.

O fato de poder fazer a cotação diretamente na loja virtual da empresa com preço de fábrica traz uma grande vantagem competitiva, permitindo que a oferta possa oferecer preços mais competitivos para seus clientes.

Uma das principais vantagens de usar a loja virtual Brasil Postos para fazer a COTAÇÃO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO é a economia de tempo.

Não é necessário entrar em contato com vários representantes ou distribuidores para descobrir os preços dos sistemas de medição. Com apenas alguns cliques na plataforma on-line, é possível encontrar as informações necessárias e escolher o equipamento com as melhores condições de preço e frete negociando diretamente com o fabricante.

Além disso, a loja virtual da empresa está disponível 24 horas por dia, permitindo que a cotação seja feita a qualquer momento, de forma rápida e segura

Conclusão

A implementação do sistema eletrônico de medição de estoque em tanques de armazenamento de PRC é uma medida de extrema importância para a segurança, qualidade e sustentabilidade das operações dos postos de combustíveis. A adequação à Portaria MTP 427/2021 é obrigatória e deve ser realizada dentro do prazo estipulado.

Contar com a parceria da Brasil Postos para realizar a cotação dos equipamentos de medição é a melhor opção para garantir a conformidade com as normas regulamentadoras e, ao mesmo tempo, obter maior controle dos estoques, redução de perdas e otimização dos custos operacionais.

Este artigo foi escrito por Renato da Silveira com base na Portaria MTP 427/2021 vigente até setembro de 2023. É importante verificar se houve alguma atualização ou alteração nas normas após essa data.

ESTE TEMA LHE INTERESSA? ENTÃO ASSISTA A LIVE TIRA DÚVIDAS NO CANAL BRASIL POSTOS

Artigo anterior?ALERTA: Régua Manual para Medição de Tanques em Postos está proibida apartir de amanhã. Veja como proceder.
Próximo artigoDescubra Como os Postos de Combustíveis Podem Economizar até 20% na Conta de Energia com o Mercado Livre
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here