Alguém já disse que gerenciar é resolver problemas.

E parece claro que não dá para ser diferente, afinal uma operação, seja de loja ou de pista está sempre sujeita a fatores fora do nosso controle como clientes excessivamente exigentes ou fornecedores que não cumprem prazos de entrega.
Mesmo com todos os imprevistos, um dos aspectos que nos causa dores de cabeça é o exercício da liderança. Pessoas são seres complexos e às vezes imprevisíveis, por isso liderar se torna um exercício de maestria.
✅ Por isso darei dicas para ajudar a sanar algumas das dores mais comuns da liderança em postos.

Não conseguir engajar e motivar seu time para entrega de resultados.

Nos dias de hoje o engajamento é absolutamente necessário. Não basta dar ordens para que os funcionários cumpram, é preciso VENDER a ideia de um atendimento acolhedor, de um sorriso cativante e de uma venda adicional.
E porquê? Porque tudo funciona quando você ESTÁ no posto, mas quando você não está a coisa fica feia. Então separe 1 dia na semana ou quinzena para conversar “olho no olho” com cada funcionário(a) seu sobre tudo o que envolve o trabalho e muito mais. Esteja disposto(a) a ouvir e interagir de coração aberto.
 

❌Não ter ou não alcançar as metas estabelecidas por mais de 6 meses.

O que não se mede não se gerencia. Se você não estabelece metas, pare e pense que sem elas o caminho do crescimento será bem mais árduo.

Analise seus relatórios de vendas, selecione 3 produtos para começar, negocie um bom preço com seus fornecedores, estabeleça uma meta desafiadora e alcançável (nada de fazer loucura e pedir o dobro da venda atual heim!), treine sua equipe em abordagens e mãos à obra. Depois me conta como foi!

❌Ter grande rotatividade de colaboradores, tendo prejuízo em rescisões, processos seletivos, falta de colaboradores na revenda que afetam o atendimento.

Não é segredo que contratação e demissão são dois custos imensos na gestão de pessoas. De nada adianta contratar rapidamente e sem critérios e logo após gastar muito dinheiro em verbas rescisórias e possíveis processos trabalhistas.

Faça entrevistas de emprego bem estruturadas usando o método S.T.A.R (Situação, Tarefa, Ação e Resultado).

Comece pedindo para o(à) candidato(a) relatar uma situação em que ele(a) teve que agir de forma positiva, por exemplo.

Pergunte qual tarefa ele(a) realizava, qual ação tomou para resolver aquela situação e qual foi o resultado. Assim você conduz a reunião e conhece melhor seu(sua) futuro(a) funcionário(a).

❌Falta de pessoas capacitadas no seu time para assumir cargos de liderança ou estratégicos.

Varejo é treino constante, seja de abordagem, venda, procedimento ou limpeza. Temos que
treinar o time o tempo todo sem que isso configure tirar o pessoal da loja ou pista. Um bom método de treinamento é o P.A.P.A (Preparar, Apresentar, Praticar, Avaliar).

Você prepara a área, um operação de forno na loja, por exemplo. Depois você apresenta a área, indica os procedimentos e cuidados. Depois você pede para o(a) funcionário(a) praticar o novo procedimento e então você avalia o sucesso e corrige o que for necessário.

❌Sentir que o dia passa e você não consegue terminar suas atividades, sentindo-se sobrecarregado (a).

Você delega tarefas ao time? Não? Então temos muito para conversar….

❌Não ter tempo para focar em ações estratégicas pois esta sempre colocando a mão na operação para fazer “funcionar”.

Como líder sua função não é mais operar seu posto e sim capacitar e liderar pessoas que o farão com competência. Pense nisso e invista em capacitação e delegação de tarefas.

? CONHEÇA O TREINAMENTO DE LIDERANÇA AVANÇADA 

Um programa de imersão online para promover o Desenvolvimento de Líderes em todas as áreas da revenda de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

? Quando será a próxima turma?  03 de Agosto. Inscrições abertas.

?‍? O que você vai aprender:

✅ Recrutar, selecionar e contratar corretamente, montando uma equipe coesa e engajada, definindo os papéis e competências ideais.

✅ Desenvolver, delegar e se comunicar corretamente com cada um da sua equipe.

✅ Entender seu estilo de liderança através do perfil DISC.

✅ Motivar, engajar e desenvolver o time mantendo o foco nos resultados.

✅ Fornecer feedbacks da forma correta, sendo assertivo e gerando desenvolvimento e confiança.

??Público-alvo: Gerentes de RH, revendedores, gerentes de loja e pista, chefes de pista, coordenadores, supervisores de rede.


? A metodologia do programa que foi desenhada com o seguintes conteúdos:

1️⃣ Diagnóstico e ação – Apresentação dos resultados do teste DISC aplicado nos participantes.

2️⃣ Cultura organizacional – Valores, comportamentos, diferenciais e engajamento.

3️⃣ Estrutura da revenda – Organograma Estratégico de Crescimento, como contratar as pessoas certas, descritivo de cargos e funções e plano de carreira.

4️⃣ Desenvolvimento da equipe – Treinamento ombro-a-ombro, estágios de desenvolvimento da equipe, plano de desenvolvimento individual.

5️⃣ Metas e indicadores – Aprenda a criar as metas por setor,  criação de indicadores de produtividade, performance e resultados setoriais.

6️⃣ Alcance dos resultados – Feedback, delegação comunicação e conflitos.

7️⃣Psicologia da liderança e engajamento do time – Técnicas de Leader Coaching para desenvolver e formar novos lideres , o poder da psicologia na liderança do novo mundo.

8️⃣Avaliação da evolução do grupo – Sessão conjunta final avaliando a trajetória do time.

▶ DISC –  Será utilizada a metodologia de análise de perfil DISC onde o participante conhecerá seu perfil.


?‍? ?‍?Professores da Masterclass de Liderança Avançada

 Claudio Moreira – Mestre em Tecnologia Educacional, especialista em Marketing e Sistemas de Prestação de Serviços. Formador de equipes de serviços, food service e varejo. Trainer com mais de 40.000 pessoas capacitadas, podcaster e professor msc. de MBA.

Priscila Guskuma – Head Trainer Comportamental e Master Coach e fundadora do Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano. Já impactou mais de 5.600 pessoas presencialmente no ano de 2018 em seus treinamentos, profissional com mais de 13.300 horas prática, ajudando na transformação de muitas pessoas.


? Quanto tempo dura o programa?

Com duração de 45 dias o Master em Liderança Avançada prepara as lideranças do posto para uma atuação segura e profissional junto aos liderados, levando cada colaborador a atingir sua máxima performance.


Deseja mais informações sobre nossas trilha de aprendizado, cursos e treinamentos? Entre em contato com nossas consultoras.

▶ Acesse o Calendário de Cursos da Academia Brasil Postos

▶ Assista o vídeo institucional da Academia Brasil Postos

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▶ Conheça as Mentorias da Trilha Estratégica:

1️⃣ Programa de Mentoria para Gestores de Lojas de Conveniência. Saiba mais

 

 

 

2️⃣ Programa de Mentoria 360º em Postos de Combustíveis. Saiba mais

 

 

 

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