Fidelizar clientes e, de quebra, reduzir a margem perdida pelos postos de combustíveis em decorrência da variação cambial. Foi com essa proposta que surgiu a ClubPetro, startup que atua com business intelligence (BI) para o acompanhamento do desempenho financeiro dos estabelecimentos e no desenvolvimento de programas de fidelidade personalizados, com softwares desenhados de acordo com a demanda do negócio.

A ferramenta de gestão promete usar dados sobre o consumo dos motoristas para a criação de promoções e vantagens para ajudar os postos de combustíveis a manter clientela, com aumento de 56% no índice de retorno, 30% de alta no ticket médio e de até 80% no consumo dentro do estabelecimento, números importantes dado o cenário do segmento, de acordo com Dawisson Lage, fundador da startup e dono de cinco postos em Minas Gerais.

Um posto de gasolina de médio porte fatura por volta de R$ 1 milhão, porém apenas 1,5% deste total é de lucro por conta do alto custo do combustível”, calcula.

Criada em 2016 na cidade de Itabira (MG), a empresa atende 800 posto em 26 estados. Juntos, os estabelecimentos atendidos reúnem mais de 3 milhões de clientes fidelizados. “À medida que o empresário conhece mais o cliente, pode beneficiá-lo melhor. Há postos que até criam descontos diferenciados para os motoristas mais fiéis”, explicou Lage.Segundo ele, os dados são gerados pelos próprios consumidores cadastrados no seu posto de confiança.A cada abastecimento, as informações do consumo seguem para um banco de dados da ClubPetro que alimenta o programa de fidelidade daquele revendedor. Ou seja, “quanto mais clientes se cadastrarem, mais promoções relevantes serão oferecidas”, destacou o administrador de empresas.

De desconto a lava rápido – Entre os prêmios oferecidos aos clientes, estão desconto no valor final da compra, lavagem do carro, produtos da loja de conveniência e até troca de óleo. “Com a tecnologia, os dados não são da distribuidora, são do dono do posto. Promovemos a independência do empresário”, disse o fundador da startup, incubada no Cubo Itaú, maior hub de empreendedorismo da América Latina, sediado em São Paulo.

Com crescimento anual de 300% ao ano, a empresa dará seus primeiros passos no exterior a partir de dezembro, quando inicia operações no Peru. Para 2020, a companhia deve desbravar outros países da América Latina — ficando de fora dos planos apenas a Venezuela. “O mercado venezuelano é muito particular. Lá, o combustível tem preço de água e água tem preço de combustível”.

Fonte: Gazeta do Povo

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