Um dos grandes desafios em qualquer negócio é cortar custos sem afetar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Isso parece ser ainda mais difícil quando o assunto é o seu posto de combustível. Afinal, estamos falando de um mercado altamente competitivo.

No entanto, o que parece ser uma necessidade para adequar seu fluxo de caixa à sua realidade, pode se tornar uma oportunidade para economizar. Além de promover mudanças positivas na administração do seu negócio.

Por isso, montamos nesse artigo dicas para que você entenda que é sim possível cortar custos sem afetar a qualidade do seu posto. Boa leitura!

Corte na hora certa

Quando pensamos em cortar custos, o primeiro pensamento que vem à cabeça é a crise econômica. É nesse cenário que a maioria dos empresários e comerciantes tomam medidas para amenizar prejuízos e garantir a sobrevivência do negócio. Entretanto, realizar cortes somente em cenários de crise pode não ser uma boa ideia.

Portanto, o ideal é não utilizar a contenção apenas como um recurso de salvação. E sim como uma estratégia de renovação do seu posto.

+++ 5 estratégias de marketing para aumentar as vendas no posto

+++ CASHBACK: Fidelize clientes com esta modalidade de pagamento

+++ PIX: Como vai funcionar no meu posto de combustível?

Gastos na ponta do lápis

Antes de mais nada é necessário organizar a casa! O primeiro e mais importante passo é ter conhecimento de todos os gastos do seu posto de combustível. É preciso colocar na ponta do lápis todas as movimentações do seu fluxo de caixa.

Atenção! Nenhuma despesa deve ficar fora dessa conta:

  • pagamento de fornecedores;
  • salários de funcionários;
  • impostos pagos;
  • contas fixas (como luz, internet, água, etc.);
  • aluguel
  • custos de insumos, entre outros.

Fazer esse controle se torna muito mais fácil se você conta com uma gestão financeira no seu negócio. Nesse ponto um sistema de gestão faz toda diferença. Afinal, com ele você consegue ver facilmente suas contas pagas e as a vencer e valores investidos.

Além disso, você fica de olho no estoque de produtos e até na produtividade de seus funcionários. Ponto este que pode ser fundamental na hora de pensar se realmente é necessário ou não desligar alguém da sua equipe.

SAIBA MAIS:

+++ Como uma gestão integrada pode ajudar a reduzir custos no seu posto?

+++ Descomplique agora a gestão de documentos do seu posto

+++ Fraudes Financeiras: Como evitar que aconteça no seu posto de combustível?

+++ O papel do gerente nas finanças dos postos de combustíveis

Não misture pessoal com profissional

Aqui vai outro ponto importante: é preciso separar suas contas pessoais das do seu posto! Esse é um erro comum notado em qualquer seguimento do mercado, mas que pode levar empresas ao buraco facilmente.

Por isso, a recomendação é que você também separe um “salário mensal”, assim como faz para seus funcionários.

Afinal, desviar uma verba destinada para um investimento no seu posto para uso pessoal pode gerar problemas sérios no futuro. Com um salário fixo, você consegue programar os seus gastos e custos pessoais sem problemas sem comprometer o caixa da empresa.

Mudar sem perder

Realizar os cortes necessários e ainda manter a qualidade do serviço é uma tarefa que vai exigir muita dedicação. Além disso, não adianta afobação, já que os resultados geralmente são vistos após alguns meses. Afinal, é necessário um período de adaptação da sua parte e da sua equipe.

Com esses dados em mãos, é mais fácil ter uma visão do que é realmente necessário e o que é supérfluo ou exagerado. Com eles você consegue ter uma visão mais ampliada do seu posto. Além disso, esse momento também é fundamental para identificar se algum número está sendo negligenciado dos registros.

Nessa etapa, faça um planejamento financeiro:

  • Despesas mensais;
  • Investimentos necessários;
  • Capital de Giro disponível;
  • Metas para corte de custos, etc.

A partir disso, você tem condições de realizar as ações necessárias. Dentre elas, mudança de comportamento dos seus colaboradores, corte de funcionários e alterações na estrutura física. Assim como o controle de estoque e dispensa de produtos com pouca procura, baixa lucratividade e renegociação com fornecedores.

Investimentos que fazem a diferença

Você também pode investir em novos equipamentos e sistemas. Ainda que isso custe dinheiro, deve ser encarado como um investimento a longo prazo. É comum que aparelhos antigos, como ar condicionados e computadores, consomem mais energia e tenham menor rendimento no dia a dia.

Além disso, métodos de gerenciamento obsoletos podem não atender às suas demandas do dia a dia. Isso representa mais agilidade e praticidade para seu negócio e, consequentemente, maior qualidade no seu atendimento.

Como cortar custos com webPosto

O webPosto é uma das opções mais modernas e completas do mercado. A ferramenta ideal para gerenciar o seu posto sem mistérios. Com ele você consegue, facilmente, obter relatórios gerenciais do seu negócio. Assim como fazer um comparativo de vendas e até analisar gráficos de metas definidas.

Além disso, você fica de olho no estoque de produtos, tanques e gerenciar a produtividade da sua equipe.

Com o webPosto você também visualiza de forma simples contas a pagar e a receber, faz análises de custos e consegue mudar direto do celular o preço do combustível nas bombas. Enfim! A ferramenta perfeita pra quem quer praticidade no dia a dia.

Então, quer conhecer mais sobre o sistema e fazer uma consultoria sem compromisso com um time de especialistas? Cadastre-se agora aqui e vamos juntos revolucionar a gestão do seu posto! Afinal, tenho certeza de que você quer o melhor para o seu negócio!

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

 

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorSeu Posto dá lucro ou dá prejuízo? Converse online com nossos especialistas
Próximo artigoFiscalização – IPEM fiscalização provetas e medidas aferidoras
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here