Você sabe utilizar o extintor de incêndio da forma correta? Calma, nós do Corpo de Bombeiros do Ceará, vamos lhe orientar da melhor forma possível e juntos extinguiremos possíveis dúvidas.

Orientamos sobre esse tema, pois, por mais simples que pareça caso utilizado de forma inadequada poderá aumentar o incêndio em vez de acabar.

Tipos de Extintor

A princípio, para cada situação diferente existe um extintor específico. Como também, é importante que saibamos manipular de forma correta e evitar um mal maior. Assim como, em caso de fogo em equipamento energizado por exemplo, jamais poderá ser utilizado extintor que possua água em sua composição. A mesma lógica é utilizada para fogo em produtos químicos, caso utilizado água, ele podem reagir e aumentar as chamas.

1️⃣ Extintor com água pressurizada (CLASSE A), destinado para uso em materiais sólidos, por exemplo madeira, papel e tecido.

2️⃣ Extintor com pó químico (CLASSE B) destinado para uso em líquidos inflamáveis, age por abafamento.

3️⃣ Extintor com gás carbônico (CLASSE C) destinado para uso em equipamento elétrico energizado, por não ser condutor de eletricidade. Extintor com pó químico especial, destinado para uso em metais inflamáveis, agindo por abafamento.

Atualmente existe no mercado um extintor que está sendo mais utilizado, ele é o (CLASSE ABC) é como um trunfo pois esse tipo específico de extintor (ABC) pode ser utilizado tanto em materiais sólidos, líquidos inflamáveis, bem como, equipamentos energizados. Tendo em vista a praticidade de obter um equipamento só e utilizar nos mais diversos tipos de materiais combustíveis.

Cuidado com o equipamento

Em síntese, é importante observar as condições de uso do extintor, verificar seu prazo de validade, pra qual tipo de material ele deve ser utilizado, observar o nível dele, caso tenha sido utilizado e o nível já estiver baixo será necessário a troca imediatamente. Importante que esteja em local apropriado, bem sinalizado e de fácil acesso, pois caso seja utilizado, é de grande valia que seja o mais rápido possível.

Corpo de Bombeiros do Ceará - Uso de extintores contra incêndio

Rápida ação de funcionários de posto de combustíveis impede grande incêndio

A ação rápida dos funcionários do posto de combustíveis Zanluchi, situado junto ao Restaurante Catani, impediram que o incêndio ocorrido no início da manhã deste sábado, dia 28, tivesse maiores consequências.

As chamas teriam iniciado por volta de 5h40 e se concentraram na cozinha, junto ao setor de fritura do restaurante situado na margem da RS 122, no bairro Santa Teresinha, em Bom Princípio. Quando os Bombeiros Voluntários de Bom Princípio chegaram, o fogo já estava controlado, sendo então feito o rescaldo.

Após ação dos funcionários, bombeiros fizeram o rescaldo no incêndio na cozinha do restaurante Catani –

O comandante dos bombeiros, Paulo Portinho, destaca a importância dos funcionários do posto terem contarem com equipamentos e o devido treinamento de combate a incêndio, o que foi muito eficaz no primeiro combate às chamas.

? Bora treinar, ops, jogar ?

Assista ao vídeo abaixo e veja como funciona. ?

 

Artigo anteriorOs 20 anos de preços livres no mercado de combustíveis do Brasil
Próximo artigoCarros elétricos: Posto elétrico compacto é inaugurado com capacidade de abastecer 36 veículos simultaneamente
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here