Visando auxiliar o proprietário de postos revendedores, a TOTAL Combustíveis elaborou uma cartilha com um passo a passo sobre os cuidados a serem tomados quando do recebimento de combustíveis.
 
É importante frisar que esta operação oferece risco de acidentes e contaminação e por este motivo solicitamos que antes de descarregar sempre observe estes tópicos:
 
a)            Compartimentos de entrada e saída (escotilha superior e válvulas dos bocais de descarga) do caminhão tanque devidamente fechados e lacrados;
b)           Elaboração dos testes de qualidade para cada produto por compartimento;
c)            Documentação fiscal conforme legislação vigente.
Se em algum caso foi observado alguma irregularidade, não receber o produto e contatar imediatamente a nossa base de distribuição.
 
1. No momento do estacionamento:
– O responsável pelo recebimento de caminhões do posto deve orientar o motorista a estacionar, no local de descarga;
– O caminhão deve ser estacionado de forma que possa sair rapidamente em caso de emergência, sem necessidade de manobras ou marcha ré;
– Certifique-se que não há qualquer fonte (geladeira, freezer, equipamentos elétricos, soldas e etc.) próxima ao local de descarregamento (raio de no mínimo 3 metros do ponto de descarga) que possa causar explosão.
 
2. Antes do descarregamento:
Análise da documentação:
 
I.             Verifique se os seguintes dados na DANFE (Nota Fiscal Eletrônica) estão corretos:
a.            Nome do posto;
b.            CNPJ;
c.            Produtos e respectivas quantidades;
d.            Lacres;
e.            Nome do motorista;
f.             Placa do caminhão;
 
II.            Verifique se os seguintes dados no Certificado de Aferição do caminhão estão corretos:
a.            Prazo de validade;
b.            Placa do veículo;
 
– Certificar-se se há espaço suficiente no tanque do posto para receber a descarga;
– Garantir que nenhuma chama/faísca ou telefone celular estejam próximos a área de descarga;
– Checar as aberturas dos tanques que não serão utilizadas, pois devem estar hermeticamente fechados;
– Verificar se as escotilhas de entrada e válvulas de saída estão lacradas e se os lacres encontram-se em bom estado, sem aparente rompimento;
– Solicitar ao motorista que instale todos os equipamentos de segurança, como os cones, placas de sinalização (Perigo! Não Fume! Afaste-se!), extintores e cabo terra para isolamento do caminhão tanque (certifique-se que a mesmo está livre de tintas, graxas, ferrugem ou qualquer outro tipo de agente que possa impedir a passagem da corrente elétrica).
– Atenção: Ligue o cabo terra ao ponto de descarga do tanque subterrâneo ou a um ponto de aterramento indicado do posto, em seguida ligue a outra extremidade à placa de aterramento do caminhão (esta ordem nunca deve ser invertida);
– Interrompa a operação das bombas interligadas ao tanque que for receber o produto;
– Lembre-se de efetuar o descarregamento de apenas um compartimento por vez;
– Indique ao motorista a boca de descarga referente ao tanque para cada produto a ser recebido.
 
3. Conferência do produto:
– Possuir todo material necessário para as análises conforme Resolução ANP nº09, de 7.3.2007;
– Subir no caminhão e verificar através das bocas de enchimento se o combustível está na seta de conferência (produto deve estar tangenciando a seta);
– Drenar aproximadamente entre 20 e 40 litros do produto em baldes de alumínio para que seja feita a limpeza da tubulação;
– Lavar a proveta com um pouco do produto, e em seguida coletar uma amostra para análise, em uma proveta de 1000 ml;
– Mensurar quantidade no tanque do Posto Revendedor com régua medidora ou outro equipamento metrológico, desde que esteja calibrada pelo padrão da Rede Brasileira de Calibração (RBC);
– Anotar volumes e sempre solicitar a presença do motorista nesta medição.
 
4. Análise dos produtos:
– Caso não deseje realizar os testes, deverá preencher o formulário “Registro de Análise da Qualidade” com os dados enviados pelo distribuidor, assumindo-os como verídicos e responsabilizando-se, portanto, por qualquer irregularidade que venha a ser detectada posteriormente. Em caso de qualquer irregularidade detectada no combustível durante a análise, o revendedor é obrigado a recusar o recebimento do produto.
 
5. Descarga do produto:
– Verificar se o motorista conectou o cachimbo na boca do tanque subterrâneo.
– Em seguida conectar o engate rápido do mangote na válvula do compartimento que será descarregado;
– Garantir que o motorista acompanhe a operação e não se afaste da área.
 
6. Término da descarga:
– Verificar se o motorista fechou a válvula do caminhão tanque e desconectou o mangote primeiramente do caminhão;
– Solicitar a drenagem do caminhão com o balde de alumínio com cautela, pois a quantidade pode ser superior a capacidade do balde;
– Em seguida verificar se desconectou o mangote do tanque de armazenamento e fechar a boca de descarga do tanque;
– Para desconexão do cabo terra, primeiro deverá ser desconectado a extremidade do caminhão tanque em seguida o ponto de descarga do tanque de armazenamento;
– Por garantia do funcionário do posto responsável pelo acompanhamento de inspecionar visualmente o interior do tanque do caminhão para certificar-se do TOTAL esvaziamento, se for necessário iluminação, apenas utilizar lanterna à prova de explosão. Não utilize nenhum outro equipamento, como celulares ou lanternas convencionais;
– Mensurar quantidade no tanque recebedor com régua medidora ou outro equipamento metrológico, desde que esteja calibrada pelo padrão da Rede Brasileira de Calibração (RBC). Sempre solicitar a presença do motorista nesta medição, sendo proibido o abastecimento do posto recebedor no momento da descarga.

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