“Para montar ou mesmo reforçar sua equipe, é importante saber como e onde recrutar, analisando sempre a melhor forma de atingir o público-alvo”.
Recrutar, entrevistar e contratar funcionários é uma ciência que cresceu nos últimos anos a ponto de se tornar um dos aspectos mais decisivos do sucesso de um negócio. As pessoas certas fazem a empresa.
Neste artigo, explicaremos sobre as etapas de recrutamento e seleção, uma árdua tarefa que necessita de disponibilidade de tempo, e a importância de algumas decisões que a empresa precisará tomar ao longo do processo.
Para montar ou mesmo reforçar sua equipe, é importante saber como e onde recrutar, analisando sempre a melhor forma de atingir o público-alvo. Antes de começar a etapa de seleção, é necessário que a empresa conheça todas as atividades que o funcionário deve exercer e defina o perfil e as características importantes para o cargo. Deve lembrar que contratar um profissional com experiência requer atrativos que tornem o cargo desejável, havendo o risco de que o profissional tenha qualidades e defeitos adquiridos nos empregos anteriores.
Por outro lado, caso a opção seja por um jovem no primeiro emprego, é fundamental um processo de acompanhamento e treinamento para que este se torne o funcionário ideal.
O perfil dos atuais profissionais do posto deve ser levado em conta: se a maioria for de jovens, é conveniente reforçar a equipe com pessoas mais maduras. Neste ramo, o mix de homens e mulheres é muito positivo.
E algo que também ajuda muito na definição do perfil é levantar todos os motivos que levaram a empresa a demitir funcionários anteriormente. Assim, a empresa terá grandes chances de encontrar o profissional certo para a vaga disponível.
É importante lembrar que dificilmente a empresa conseguirá encontrar todas as qualidades enumeradas no perfil do cargo em uma mesma pessoa. Neste caso, ter um critério de características prioritárias poderá auxiliar na decisão.
As entrevistas são uma grande oportunidade para avaliar o candidato, devendo-se explorar ao máximo este momento. Cartas de referências de empregos anteriores devem ser analisadas e a opinião do gerente obre o candidato é fundamental, pois ele estará mais envolvido como novo funcionário, ajudando-o a adaptar-se às características do cargo e ao estilo da empresa. Uma vez contratado, é hora de apresentá-lo à empresa e a seus colegas de trabalho e realizar treinamentos iniciais. Pouco adianta
um processo seletivo criterioso se a empresa não trabalhar métodos de treinamentos. Leia a próxima seção para descobrir algumas maneiras de tornar o treinamento e a motivação eficazes e interessantes.
Por Adriana Queiroga – Gerente Administrativo Financeiro do Minaspetro
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Revista MinasPetro

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