Empresários do setor apostam em novos serviços nos postos para atrair clientes e elevar o faturamento.

Em um setor cada vez mais competitivo como o de postos de combustíveis, ficar atento às necessidades do mercado, bem como saber se adaptar, faz toda a diferença.

Para driblar a concorrência e aumentar os lucros, muitos empresários apostam na diversificação do negócio. O antigo posto de gasolina se transformou em um posto de serviços e o consumidor já consegue encontrar tudo de que precisa, desde um bom pãozinho a uma loja de presentes.

Usar a criatividade é um dos aspectos primordiais para fazer a mudança. No caso do Auto Posto Diogo e Silva, em Poços de Caldas, a diversificação partiu da visão empreendedora do proprietário, Fábio Aguinaldo da Silva. O local, que existe há quase dez anos, já não tinha o rendimento esperado e era preciso avançar. “Tínhamos um amplo espaço que era utilizado somente como estacionamento para os caminhões, o que não nos dava nenhum retorno financeiro”, lembra.

financeiro

Fábio decidiu, então, realizar um estudo de viabilidade e avaliar a demanda na cidade para construir o campo de futebol society que desejava. O investimento foi realizado e o retorno superou as expectativas. De segunda-feira a sexta-feira, sobretudo das 18 às 23 horas, a quadra está sempre alugada.

Com o espaço criado, surgiu a necessidade de ampliar a loja de conveniência que já existia no posto e, assim, nasceu a minipadaria.

“É um local onde o cliente encontra os produtos de conveniência, mas também consegue comprar salgados e pãezinhos. Valeu a pena investir, porque sempre há demanda no local”, ressalta o empresário.

Para completar o negócio, Fábio decidiu criar no espaço que havia sobrado um salão de festas. Com isso, muitas vezes, as pessoas fazem o aluguel do espaço, juntamente com o da quadra society, para um churrasco ou comemoração. “Nos fins de semana, principalmente, a procura é maior”, destaca. Ele acrescenta: “O empresário que possui espaço deve, sim, investir na diversificação do seu negócio. Agrega valor e atrai novos clientes.”

Investindo na alimentação fora do lar Na correria do dia a dia, muitas vezes é mais prático almoçar, jantar ou lanchar fora de casa. Pensando nessa demanda, o Posto Mineirão, também em Poços de Caldas, apostou em uma churrascaria e em uma padaria para atrair os clientes.

Segundo a gerente, Elaine Aparecida Silva Falango, a churrascaria sempre existiu, mas era arrendada. Há um ano, ela voltou para as mãos do proprietário do posto, que decidiu investir no local.

“O estabelecimento foi completamente reformado e se tornou um ambiente agradável para comer um bom churrasco.Muitas vezes, a pessoa entra no posto para abastecer e acaba ficando na churrascaria.Para completar, a padaria – que também já existia – passou a ser franquia da BR Maniae se transformou completamente. Todas essas mudanças refletiram no rendimento do negócio”, ressalta.

O fato de o posto estar localizado em uma rodovia também contribui para o sucesso.

“Estamos instalados próximos a um grande condomínio, o que eleva a demanda na churrascaria e na padaria. Para completar, também estamos perto de algumas empresas. Com isso, não precisamos concorrer com os estabelecimentos localizados no Centro da cidade e sempre temos novos clientes no posto.”

novos clientes no posto

Unindo o útil ao agradável

Já no Posto Central, no município de São João Evangelista, a proprietária Carla Barroso decidiu aliar a necessidade a um prazer: o das compras. Ela investiu na criação de uma loja de variedades, onde é possível encontrar itens como perfumes, brinquedos e presentes em geral.

“Anteriormente, tínhamos uma lanchonete. Como sou muito exigente e não gostava de oferecer o salgado se não estivesse quentinho, decidi que era melhor investir em outro negócio. Foi quando surgiu a ideia de criar a loja”, lembra.

Para a empresária, o investimento em diversificação faz toda a diferença no rendimento do posto de combustível, tendo em vista que o setor sofre muito com a rígida legislação, altos impostos e custos elevados, capazes de reduzir consideravelmente o faturamento.“

Fonte: Revista Minaspetro

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