Daqui dois anos, o Plano Real completará 20 anos de implantação no Brasil. Desde o início, poucas mudanças foram feitas nas cédulas, fato que colaborava com a falsificação. Para reduzir a tentativa de fraudes, fortalecendo sua segurança e também favorecendo sua acessibilidade por todos os brasileiros, o Banco Central lançou a Segunda Família do Real.
Com novos elementos de segurança, que são capazes de dificultar a falsificação, as cédulas têm um design mais moderno com gráficos e recursos, que também garantem sua identificação por deficientes visuais. O processo de transição começou no final de 2010 com as notas de R$ 50 e R$ 100, e deve terminar em 2013 com a introdução das outras cédulas.
Mesmo com toda a tecnologia investida para garantir maior segurança contra as fraudes, várias notas falsas dessa nova família já foram recolhidas pelo Banco Central. A melhor forma de proteger seu estabelecimento contra elas é saber identificá-las. Confira abaixo quais são os novos elementos de segurança:
Marca D’Água
Segurando a nota contra a luz, você observa, na área clara, a figura do animal e o número da cédula em tons que variam do claro ao escuro.
Quebra-Cabeça
Coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número da cédula.
Número escondido
Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em lugar com bastante luz, dá para visualizar o número da cédula nas áreas indicadas.
Faixa Holográfica
Ao movimentar a cédula, é possível visualizar os seguintes efeitos:
– O número da cédula e a palavra REAIS se alternam;
– A figura do animal fica colorida;
– Os elementos diferentes em cada nota também ficam coloridos;
Microimpressões
Com uma lente de aumento, fica visível o valor da nota impresso em tamanho muito pequeno em várias áreas. Por exemplo, em torno da figura da República (na frente da nota), e em torno do animal (no verso).
Alto Relevo
Pelo tato é possível sentir o relevo em algumas áreas da nota:
– Legendas “República Federativa do Brasil” e “Banco Central do Brasil”;
– Nos numerais com o valor da nota;
– Nas laterais da frente da nota;
Fio de segurança
Ao colocar a nota contra a luz, fica visível, próximo ao meio da nota, um fio escuro no qual está escrito o valor da mesma. Exemplo: “50 REAIS”.
Elementos Fluorescentes
Sob a luz ultravioleta, aparecem:
– O número da nota, no canto superior direito;
– A numeração inferior vermelha fica amarela;
– Pequenos fios se tornam visíveis na cor lilás;
Fonte: Banco Central do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here