GTMEPS Toma Posse na Sede da Abimaq

  • 23/06/2016 | 0 comentários |

    No dia 15 de junho ocorreu a cerimônia de posse do novo Grupo de Trabalho de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento.

    “A nossa missão é lutar pela indústria nacional. É dessa maneira que vamos liderar a mudança de cultura no segmento de postos de serviços e abastecimento”. Com essas palavras, José Fernandes assumiu a coordenação do Grupo de Trabalho de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento (GT-MEPS), no dia 14 de junho, na sede da ABIMAQ.

    Com o objetivo de defender os interesses e o desenvolvimento dos fabricantes nacionais de máquinas, equipamentos e componentes para postos e distribuidoras de combustível e de Transportador Revendedor Retalhista (TRR) a ABIMAQ  implementou o Grupo de Trabalho de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços (GT-MEPS).

    Criado pelas principais indústrias do segmento o GT MEPS busca acima de tudo a implantação de práticas éticas com o objetivo de profissionalizar e melhorar o atendimento do mercado.

    Em entrevista exclusiva para o Portal Brasil Postos  o coordenador do Grupo de Trabalho  Sr. José Fernandes – Presidente da Dover do Brasil fala sobre os principais objetivos e desafios deste novo agente do mercado .

    BP – Qual o objetivo da formação deste grupo de trabalho?

    O principal objetivo do GT –MEPS é formar um grupo de trabalho que opere de forma proativa para a indústria de postos de serviços e pontos de abastecimento de maneira geral. Em curto espaço de tempo buscamos a profissionalização desta indústria tornando-nos uma fonte provedora de informação técnica, independente e, principalmente, ética.

    A  intenção de constituir o Grupo de Trabalho foi de promover tecnologias, sistemas e soluções sustentáveis que visam fomentar a expansão, segurança, saúde e regulamentação desse setor junto aos respectivos órgãos e entidades federais, estaduais e municipais”, ressalta José Fernandes, coordenador do GT-MEPS.

    As principais indústrias deste segmento perceberam a necessidade de uma união e cooperação pautada em valores como seriedade, ética e profissionalismo na busca de melhorias como saúde e segurança e com isto expandir os negócios dos associados.

    A Meta para o biênio 2016-2018 é buscar o fortalecimento dos fabricantes de máquinas, equipamentos e componente para postos e distribuidoras de combustível.

    BP – Por que a ABIMAQ?

    Atuando há mais de 80 anos a ABIMAQ é uma das associações mais confiáveis e respeitável do país e totalmente aderente as indústrias que produzem máquinas e equipamentos.

    Para Fernandes:- “a ABIMAQ vai nos ajudar a profissionalizar esse segmento de maneira ética, correta e técnica com o intuito de defender os interesses do setor.”

    BP – Quais indústrias podem aderir ao GT –MEPS ?

    Passada a fase inicial de organização deste grupo as várias empresas do segmento serão convidadas a participar, bem como aquelas que tiverem interesse em trabalhar de forma ética, técnica e profissional em prol da determinação das diretrizes deste mercado de acordo com as regras que estão sendo criadas e deverão ser seguidas por todos integrantes.

    Qual a pauta inicial do Grupo?

    Embora o lançamento do grupo tenha sido feito no dia 14 de junho as empresas fundadoras estão trabalhando há vários meses. O objetivo inicial foi  o alinhamento do GT –MEPS aos representante internos da ABIMAQ como INMETRO , NR, ABNT e órgãos ambientais para colaborar ou até mesmo acelerar as questões mais relevantes de cada grupo .

    Quais serão os próximos passos?

    O próximo passo é a contratação de um secretário executivo para este grupo de trabalho com dedicação integral focado nas questões do dia-a-dia do grupo focado no planejamento estratégico de longo prazo determinado pelos membros do conselho técnico do grupo do trabalho.

    Também estão sendo revisadas as normas vigentes e aquelas que estão por vir passando a atuar efetivamente na construção destas normas com embasamento técnico e profissional.

    Como vai funcionar na prática?

    Cada empresa vai fornecer os seus recursos técnicos que vão aportar o conhecimento para que, em conjunto com os técnicos da ABIMAQ, construir uma solução única que seja técnica e profissional para cada situação específica.

    Ou seja, vamos unir o conhecimento técnico das empresas com o conhecimento técnicos da ABIMAQ buscando uma proposta única trabalhando em conjunto com o Inmetro, ABNT entre outros órgãos regulamentadores.

    DIRETORIA – BIÊNIO 2016-2018

    COORDENADOR - José Fernandes - Dover do Brasil Ltda. Divisão OPW

    VICE-COORDENADORES - Lincoln Cesar Dalfre Lourenço - Ecobrasil Ind. e Com. de Máquinas e Equipamentos Ltda. – EPP

    Sérgio Cintra Cordeiro - Metalsinter Ind. e Com. de Filtros e Sinterizados Ltda.

    Hector Trabucco - veeder Root do Brasil Com. e Indústria Ltda.

    Carlos Alberto Zeppini - Zeppini Industrial e Comercial S/A.

    Eduardo Gonçalves - Wayne Indústria e Comércio Ltda.

    Além de inúmeros integrantes do segmento estiveram presentes na cerimônia de posse do GT MEPS Itamar Borges, deputado estadual, Luiz Fernando Chaves, do Instituto Ambiental Ong, Cesar Guimarães, do SINDICOM, Celso Guilherme, da Fecombustíveis, Sérgio Andreta, da FIESP e Genaro Maresca, do Sincopetro.

    Dimensão Estimada do Mercado de Postos de Combustíveis

    Quantidade de Postos no Brasil – 40 mil postos

    Quantidade Média de Tanques – 3 tanques por unidade

    Parque Instalado de Tanques de Combustíveis – Cerca de 120 mil tanques de combustíveis.

    Capacidade total de 3.6 bilhões de litros de combustíveis.

    conheça_gt-meps_portal_brasil_postos

    CONHEÇA O GT-MEPS

    O GT-MEPS – Grupo de Trabalho de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento foi criado em abril de 2016 para dar foco em sistemas de armazenamento, transferência, filtragem, abastecimento e controles de fluidos, em especial combustíveis e derivados, englobando empresas associadas à ABIMAQ que produzem máquinas e equipamentos para todos os segmentos desde Postos de Serviços, Distribuidoras de Combustíveis, Transportadoras, inclusive TRR ( Transportador Revendedor Retalhista ), Aeroportos, Portos, Agronegócio e Pontos de Abastecimento em geral.
    Dentre os principais objetivos do GT-MEPS destaca-se, representar a indústria de máquinas e equipamentos nos segmentos acima mencionados, bem como promover tecnologias, sistemas e soluções sustentáveis que visam fomentar a expansão, segurança, saúde e regulamentação desses setores junto aos respectivos órgãos e entidades.

    O GT-MEPS, através da ABIMAQ, defende institucional, tecnicamente e politicamente os interesses desses setores, atuando assim na defesa, regulamentação e fortalecimento da indústria nacional.

    Contato : Gerente Executivo – Daniel Lemos Machado

    Assistente – Danielle F. Ugolini

    Av. Jabaquara, 2925    São Paulo-SP

    Telefone: (11) 5582-6377

     

    Fonte: Portal Brasil Postos 

Escreva sua dúvida ou comentário