Quase dois milhões de veículos que circulam atualmente pelas ruas e estradas do Brasil são movidos a gás natural. De acordo com o Comitê de GNV do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a tendência é que este número continue crescendo, já que o momento é bastante favorável a conversão para GNV.
Para Rosalino Fernandes, engenheiro do IBP, a exploração do pré-sal irá aumentar a entrada de gás no mercado brasileiro. “Existe a perspectiva de crescimento no mercado, com uma grande disponibilidade do pré-sal. Isso abre espaço para o gás complementar nossa matriz energética e de nos protegermos das oscilações do preço do petróleo”, explicou.
No Rio de Janeiro, estado com maior número de usuários de GNV no país (789 mil veículos), foi registrado um aumento de 30,9% em conversões de veículos para gás natural no ano passado. No entanto, a quantidade de revendedores do combustível ainda é pequena. Hoje, apenas 1.729 postos em todo o Brasil comercializam GNV.
Na visão de Fernandes, a expansão do combustível depende de incentivos por parte do governo. “Embora a decisão das redes na instalação dos postos passe pela questão financeira, cabe ao Poder Público incentivar o uso do GNV”, ressalta o engenheiro da IBP.
Carros movidos a gás no Brasil
– Rio de Janeiro, 789 mil
– São Paulo, 385 mil
– Santa Catarina, 71 mil
– Bahia, 69 mil
Postos com GNV
– Rio de Janeiro, 537
– São Paulo, 406
– Santa Catarina, 132
– Bahia, 70

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here