Não é à toa que as maiores empresas do segmento alimentício e outros estão de olho no mercado de lojas de conveniências, pois atualmente é o varejo que mais cresce no mundo.

Todas as grandes companhias cervejeiras têm feito fusões, aquisições ou parcerias com produtoras menores, ou Premium; confirmando esta nova tendência gourmet mundial.

O grupo Petrópolis estabeleceu uma parceria com a alemã Welternburger e a AmBev se posiciona com um time de cervejas Premium: Serra Malte, Original, Stela Artois etc. Comprovando que esse mercado é promissor.

Tive a oportunidade de participar de um experimento de uma das maiores cervejarias do país, onde realizaram um teste piloto de vendas de cerveja no atacado dentro de um posto de gasolina. Na época, os resultados alcançados foram fantásticos!

Em uma conversa com o gerente geral da marca, ele me disse que todos os estudos feitos sobre vendas de cerveja eram realizados dentro de uma loja de conveniência, antes de irem para o varejo nacional. Tal ação me fez ver quanto esse canal era importante.

Nesta mesma época tive o prazer de ir à maior feira de lojas de conveniência do mundo, NACS, onde Carlos Junior da AmBev dizia, em uma palestra que participei em Atlanta (2010), o quão importante é o mercado de cervejas Premium. Aliás, tive a oportunidade de conhecê-lo e de receber um cartão dele.

Ele me informou que 30% do mix de produtos deveriam ser de cervejas Premium, isto é, que aquilo era o futuro.  E era isso que eu já fazia há oito anos.

Atualmente, as pessoas se preocupam com a saúde e com a qualidade de vida, mas no momento que decidem beber e comer algo diferente fica evidente a procura por um produto de qualidade, tendo em vista que a gastronomia é um fenômeno globalizado.

Eu sempre oriento aos clientes da Sinerfood a colocarem em seu mix de produtos, pelo menos, 40% a 50% de cervejas Premium, pois nelas há um grande valor agregado de margem. Vejo com muito bons olhos que a loja de conveniência tenha que partir para esse mix diferenciado, aproveitando a comodidade de não ter filas,  ou pagar estacionamento.

Exemplo disso é o consumo da Heineken, lata ou garrafa, que apresenta uma redução rápida dos estoques nas lojas de conveniência.

A cerveja Premium se destaca, pois pode servir como presente ao chefe, namorada, impressionar em um churrasco e mesmo para uma selfie com a galera. Assim lembrem-se de colocar embalagens para presentes no check-out, porque aquela  garrafa de cerveja de R$12,00 a R$ 60,00 pode ser uma boa opção.

Outra dica é criar combos á preços promocionais no atacado, não precisando via de regrar ser da mesma marca. Rasguem os packs e façam combos das marcas X, Y ou Z.

Formar um grupo no whatsapp para os clientes da loja para ofertar combos e fazer promoções   com as cervejas que irão vencer. Lembrem-se ninguém vende USD 1.000.000 da noite para o dia. Persistência e continuidade, eis o caminho.

O delivery em plataformas de app pode ser uma opção daquela pequena adega distribuidora, dando sinergia ao negócio de loja de conveniência.

Nosso canal precisa ser repaginado e este é momento!

Entre o fim da temporada de inverno da badalada Campos de Jordão, em meio ao clima de montanha, tive a oportunidade de visitar a fábrica da Baden Baden, onde vivi uma experiência fantástica!! Logo na entrada fui recebido e acomodado em um lounge ao ar livre, onde havia um container-bar. Lá pode ser comprados chopes e toda linha da marca mais porções e tábuas de queijos, isso tudo enquanto aguardava a visita.

Entre um chope e outro, fui informado pelo Sr. Sergio, que seria feita uma visita às portas fechadas para a nossa matéria. Convido a todos a experimentarem essa deliciosa excursão ao mundo das cervejas, porque assim poderão entender como é feito o passo a passo, os ingredientes cuidadosamente selecionados e o quanto essa Cervejaria trabalha em prol de uma bebida de primeira linha. Além disso, foi uma das primeiras empresas a produzir uma cerveja artesanal em larga escala no Brasil. Hoje em dia, faz parte do grupo Heineken Brasil.

Sempre acreditei que todo funcionário, ou proprietário de loja de conveniência, ou qualquer segmento alimentício, devesse ter conhecimento dos produtos que comercializa até para dar maior segurança na hora da venda.

Recomendo que ao se contratar um funcionário para a loja, lembrem-se que ele possui um perfil completamente diferente do funcionário da pista. Dê preferência a candidatos do mundo gastronômico: maître, funcionários de cafeterias, restaurantes, bares, estudantes de gastronomia etc.

Essa fantástica fábrica de Cervejas aceita grupos de funcionários para um tour, 100% gratuito, enriquecendo assim o conhecimento de seu colaborador. Agende a visita da sua equipe pelo site: www.badenbaden.com.br, ou faça como eu aproveite o fim de semana em Campos com a família, faça o tour pela fabrica e termine com um delicioso prato alemão mais um chope gelado no restaurante da Baden Baden no coração da cidade.

E como última dica, preparem-se para a retomada das vendas com um bom mix de produtos, pois o inverno está acabando. Não se esqueçam que é no verão que as vendas aumentam.

Além disso, 60% das vendas de uma loja de conveniência em média vêem de bebidas em geral.

Como vivemos em um país tropical, vamos dar enfoque a nossa paixão. Para estréia dessa coluna espero que tenham gostado.Um abraço do Chef Borba

O Chef Borba é o novo colunista do Portal Brasil Posto e tem a missão de trazer novos conceitos e tecnologia do mercado de Lojas de Conveniência.

Tendo atuado por 14 anos como revendedor de combustíveis e operador de loja de conveniência e, atualmente à frente da Sinerfood, que é uma empresa especializada em consultoria para lojas de conveniência, clubes, bares, padarias, restaurantes, mini mercados cafeterias e empórios, nas áreas varejo, pontos de venda, implantação Fast Food Gourmet e Delivery Chef Borba aceitou a missão de despertar o interesse por este segmento que representa o futuro da revenda em nosso país. Conheça mais sobre a Sinerfood clicando aqui.

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

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Luiz Fernando Monteiro Borba, ou melhor, Chef Borba, iniciou sua trajetória profissional no segmento de petróleo, por aproximadamente 20 anos, em companhia de seu pai. Possui formação em gastronomia e diversos cursos na área alimentícia e atua como Consultant Retaing para lojas de conveniência. Partiu para a criação de sua marca Sinerfood com o objetivo de levar profissionalização na criação de lojas, bares, restaurantes e padarias; observando às novas tendências de gastronomia, mercadologia, melhoria de processos e resultados. Sob a marca Sinerfood possui, ainda, a primeira temakeria estabelecida no mundo Yoi - Rolls & Temaki. Dados para Contato: (11) 9 5577-4095 | [email protected]

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