A abertura de um posto de combustível não é uma tarefa simples, além dos custos em questão, você precisa estar ciente das responsabilidades e obrigações que você terá com este negócio

 É importante que você avalie os pontos positivos e negativos.

Além disso, você precisa pesquisar os principais erros que não se deve cometer na abertura do seu estabelecimento!

Por isso, confira quatro erros que separamos e não devem ser cometidos durante a abertura de um posto de combustível.

1. Não calcular os custos

Esse é o primeiro erro que deve ser evitado. Parece óbvio, mas não é! Portanto, calcular os custos envolve considerar todo o gasto com o investimento, desde a aquisição do ponto comercial.

O cálculo será diferente dependendo da forma que o imóvel for adquirido, se alugado ou comprado – até a contratação de funcionários. Por isso, é preciso muita atenção.

Ainda neste tópico, podemos inserir também as licenças que serão necessárias para o funcionamento do posto de combustível.

Além das licenças comuns que uma empresa precisa, como o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e outros exigidos pela prefeitura local, também serão necessárias licenças específicas pela atividade do posto. Elas são exigidas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), como o laudo de liberação emitido pelo órgão de trânsito, de estanqueidade dos tanques, dentre outros.

2. Escolher um local inapropriado

Consideramos o local como parte do custo, mas precisamos escolher um bom lugar para o posto de combustível. O que isso significa?

Para uma boa escolha do local, devem ser observados alguns fatores:

  • Fácil acesso e não prejudicial ao fluxo do trânsito;
  • Boa iluminação tanto durante o dia como durante a noite;
  • Boa segurança (não apenas com câmeras de segurança, mas na localidade em si);
  • Infraestrutura do local (esgoto, telefone, internet).

Garantindo tudo isso, podemos dizer que o ponto é apropriado para o negócio. Portanto, caso o ponto não possua tais condições, é melhor procurar outro!

Não queremos sofrer com falta de segurança para os clientes e para a equipe de funcionários, ou não ter infraestrutura adequada para o atendimento, o que fará que o posto seja cada vez menos frequentado.

 

3. Não considerar as parcerias com cuidado

Essa parte é muito importante, pois aqui está um poder de escolha entre ser um posto de combustível bandeirado ou bandeira branca. O que isso quer dizer?

Em um posto bandeirado, o combustível será exclusivo de uma distribuidora específica, como BR, Shell, Ipiranga, entre outros. Escolher uma distribuidora pode ajudar a cobrir parte dos custos e, em troca, todos os insumos e o combustível terão que ser apenas dessa distribuidora.

No caso da bandeira branca, o posto em questão não terá parceria com nenhuma distribuidora, estando livre para comprar o combustível e os insumos onde conseguir as melhores condições.

Ambos os casos oferecem vantagens e desvantagens. Para tomar a melhor decisão, você deve ponderar bem cada uma delas em comparação às condições do seu negócio.

4. Não treinar a equipe

Tão importante quanto todas as outras etapas, o treinamento da equipe tem um grande impacto no sucesso do negócio. O posto é também uma empresa que vende produtos e serviços e, naturalmente, queremos que o atendimento seja o melhor possível.

O cliente deve voltar não somente pelo produto, afinal, esse produto pode ser encontrado em outros lugares. É o atendimento que o seu posto dispensará para esse cliente que deve fazê-lo voltar!

Agora que você já conhece os principais erros que não devem ser cometidos, saiba como escolher o funcionário ideal para cada setor do seu posto de combustível.

Bônus! Não contar com um sistema de gestão 

Ele é peça fundamental no seu negócio! Implementar um sistema é um grande investimento.  Afinal, sua equipe vai usá-lo no dia-a-dia. Por isso, é importante encontrar uma solução que vai otimizar a rotina do seu posto e trazer agilidade para a sua pista. 

Procure alternativas de tecnologia em nuvem. Isso significa que o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disto, é importante contar com uma

ferramenta segura, onde você garante que seus dados estarão protegidos. 

 

Conheça o webPosto 


O webPosto é hoje a ferramenta mais completa do mercado.

Acesse informações do seu negócio em tempo real de onde estiver. Tudo isso em um sistema COMPLETO e que vai otimizar a rotina da sua equipe. No webPosto você tem tudo isso!

  • Economia de tempo
  • Controle de estoque
  • Gestão financeira assertiva
  • Informações precisas e seguras
  • E muito mais!

Quer conhecer melhor o webPosto e fazer uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas? Clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso : )

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

 

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorAplicativo para fiscalização das bombas de combustíveis
Próximo artigoComo ganhar novos clientes que querem cashback abastecendo com PagBank, PicPay, Banco Inter e AME
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here