Formato foi o único do segmento a registrar avanço de dois dígitos em mesmas lojas no terceiro trimestre

As unidades de proximidade do GPA que operam há mais de 12 meses cresceram 17,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018, quando a alta já havia sido de 13,1% na receita bruta.

O formato, representado pelas bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra, foi o que mais avançou na divisão de varejo da companhia – a Multivarejo. Para se ter uma ideia, o Extra Hiper recuou 1,6% no período, enquanto os supermercados da marca tiveram aumento de 1,1%. Já a bandeira Pão Açúcar ficou praticamente estável, com uma variação de 0,2%.

 

Crescimento do modelo de proximidade é atribuído ao aumento no fluxo de clientes, gerado por um maior alinhamento das estratégias comerciais com as das marcas Pão de Açúcar e Extra. Somam-se a isso revisão de sortimento e avanço na participação das marcas exclusivas.

Com relação às demais bandeiras, a companhia pontuou, em seu relatório de desempenho divulgado ao mercado, algumas ações que estão em curso e os ganhos já registrados no período. No caso do Extra Super, por exemplo, as unidades convertidas na nova marca Mercado Extra cresceram 7% entre julho e setembro, enquanto os supermercados Compre Bem avançaram acima de 30%. Essas unidades, no entanto, não foram consideradas na base de vendas “mesmas lojas” do trimestre devido ao fechamento para conversão no mesmo período do ano passado.

Novas iniciativas nos hiper

Já as filiais da bandeira Pão de Açúcar que foram atualizadas para a Geração 7 apresentaram aumento de 12%. Quanto aos hipermercados, a companhia atribuiu o resultado em mesmas lojas à base de comparação forte de 2018, quando houve crescimento de 7,4% no terceiro trimestre. Também ressaltou a implementação do conceito loja dentro da loja em parceria com a Ri Happy, varejista do setor de brinquedos. Segundo relatório do banco de investimentos UBS, que participou de um encontro com executivos da companhia, 60 hipermercados continuam com performance abaixo das expectativas. Além disso, diz o documento, 50 lojas do formato estão sendo piloto para novas iniciativas, como aumento do sortimento de marcas exclusivas e mudanças operacionais.

Cash & Carry

Em mesmas lojas, a bandeira Assaí registrou uma alta de 3,2% na receita bruta, contra 8,1% do trimestre anterior. De acordo com o relatório do UBS, a desaceleração é atribuída a um comportamento cíclico em função de emprego e recuo na taxa de inflação dos alimentos. Considerando as aberturas do terceiro trimestre – 5 novas unidades –, o crescimento do formato foi de 18,9%, alcançando R$ 7,6 bilhões entre julho e setembro de 2019.

Para este último trimestre de 2019, estão previstas mais de 10 inaugurações, somando, neste ano, 20 novas unidades. Dessa forma, o Assaí deverá fechar o ano com 165 filiais. Além disso, seis já estão em construção para abertura em 2020.

Fonte: SA.Varejo

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