O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil e no mundo.

A ferramenta, que pertence ao Facebook já possui, neste momento, mais de 2 bilhões de usuários. Isso é muita coisa, não é?

Se todo mundo está no WhatsApp, não há motivos para que os seus serviços não sejam oferecidos pela plataforma também, não é?

O Facebook, dono do WhatsApp pensou o mesmo e, visando atender, justamente as empresas de menor porte lançou o WhatsApp Business, aplicativo voltado para empresas. Vamos saber um pouco mais a respeito do WhatsApp Business.

O que é o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo destinado à comunicação entre empresa e consumidor. É o mesmo aplicativo do WhatsApp mas, com uma série de vantagens para quem tem empresa. O app traz a opção de exibir produtos, horários de atendimento, possuir recursos de respostas rápidas e muito mais, como você vai ver.

O WhatsApp Business, assim como o aplicativo tradicional, é gratuito e bem fácil de usar. Entretanto, o uso desta versão profissional garante mais seriedade e credibilidade às comunicações da sua empresa.

Vamos descobrir como instalar o WhatsApp Business.

Como instalar o WhatsApp Business

O primeiro passo para ter o WhatsApp Business no seu celular, é baixar o aplicativo na Play Store, se você tiver um celular com Android ou na App Store, se o seu celular for um Iphone.

Como a maioria das pessoas possui um celular com sistema operacional Android, nós vamos usar a Play Store para o exemplo deste artigo.

1 – Acesse a Play Store e busque por “WhatsApp Business” na barra de buscas. Você vai encontrar ele assim:

Como vender pelo whatsapp

2 – Baixe o app para o seu celular e clique nele para instalar.

3 – Concorde com os termos do aplicativo e continue.

Como baixar o whatsapp business

4 – Dê permissão para que o aplicativo tenha acesso aos seus contatos, fotos e arquivos.

5 – Insira o número do celular comercial que você vai usar, como mostra a imagem.

Como instalar o whatsapp business

6 – Uma mensagem SMS vai ser enviada para o seu aparelho para confirmar a sua conta.

Como instalar o whatsapp business

7 – Se este número já estiver associado a uma conta no WhatsApp comum, o aplicativo vai sugerir que você faça a transferência deste número para o WhatsApp Business. Aceite e siga em frente.

8 – Se você já usava o número no WhatsApp tradicional, o aplicativo vai fazer um backup com os dados que você salvou anteriormente. Se você não usava o número em nenhuma outra conta, esses últimos dois passos não vão acontecer.

Como instalar o whatsapp business

9 – Pronto! Seu WhatsApp Business está instalado. Agora é partir para a configuração da sua conta comercial.

Como criar um perfil comercial no WhatsApp Business

Esse é o próximo passo e o próprio aplicativo vai solicitar os dados que você precisa inserir para o seu perfil comercial ficar completo.

1 – Insira o logotipo da sua empresa. Também vão ser solicitados a categoria, a descrição e o endereço comercial da sua empresa. Como mostra a imagem:

Como vender no whatsapp

2 – Na hora de escolher a categoria, você vai ter várias opções disponíveis, como mostra a imagem abaixo. Se a sua empresa não se encaixa em nenhuma das categorias apresentadas, escolha a opção “Outro”.

Como vender usando o whatsapp

3 – A próxima opção já é a criação de um catálogo. Ou seja, você pode tirar fotos dos seus produtos e colocar os preços. Assim, os clientes que conversarem com você por lá, também vão ter acesso à sua tabela de preços e produtos.

Como vender no whatsapp

Legal, não é?

Além de tudo isso, o WhatsApp Business ainda permite que você atribua etiquetas para cada tipo de cliente.

Você cria a etiqueta, com o nome que quiser, ou usa as etiquetas padrão, oferecidas pelo próprio aplicativo, como mostra a imagem:

Como vender no whatsapp

Você também pode ter acesso a todas as opções do seu perfil comercial, acessando as configurações da conta.

Lá, você vai poder:

  • Atualizar as informações do seu perfil comercial;
  • Atualizar o seu catálogo;
  • Ver estatísticas do seu fluxo de mensagens;
  • Definir uma mensagem automática de ausência;
  • Definir uma mensagem automática de saudação;
  • Definir um padrão de mensagens rápidas.

Como vender no whatsapp

São muitas opções, não é? Agora, vamos entender como usar tudo isso para aumentar as suas vendas.

Como vender pelo WhatsApp: dicas e truques aumentar suas vendas

Vender através das mídias sociais é extremamente importante para um negócio, não somente neste período de quarentena.

Na verdade, é neste período de pausa, causado pela pandemia de Coronavírus, que se tornou mais evidente o quanto esta estratégia é vital para qualquer negócio.

Quem não está na internet e não oferece atendimento nos meios digitais, não existe hoje em dia.

Por isso, a dica número 1 de como vender pelo WhatsApp é acessar um texto nosso, onde ensinamos, passo-a-passo, como marcar a presença digital da sua empresa no Instagram.

1. Tenha um perfil comercial no Instagram

Lembra que lá no começo do texto a gente recomendou que você lesse aquele nosso artigo sobre como criar do zero um perfil comercial no Instagram? Se você não leu, aqui está uma segunda chance de fazer isso. O texto se encontra neste link.

O perfil comercial no Instagram vai servir como a sua vitrine digital. Não só neste período de quarentena, mas sim, enquanto você continuar postando seus produtos lá.

Quanto maior for o seu alcance naquela rede, maior vai ser o seu número de clientes. De lá, você vai poder puxar vários clientes para atender pelo WhatsApp Business.

Não sabe como? A gente mostra como, na segunda dica.

2. Crie um link curto

Lembra que lá nas configurações da sua conta comercial há opção de criar um link curto? Não? Aqui está uma imagem para refrescar a sua memória:

Como vender pelo whatsapp

Então, essa opção é muito útil. Ela permite que você crie um pequeno link que, quando clicado por um cliente, onde quer que esteja, abre, rapidamente, uma janela de conversa com o seu perfil do Whats.

Legal, não é? Sabe onde esse link curto se encaixa direitinho?

Na bio do seu Instagram!

Como dissemos naquele artigo que você leu, o Instagram é focado em imagens. Ele é direcionado para pessoas que querem se entreter como imagens bonitas e vídeos com visual bacana.

E, como uma rede social que se preze, o Instagram não quer que o usuário saia de lá. Ele quer que a pessoa fique rolando seu feed eternamente. Por isso, a rede não aceita que você poste links que levem o usuário para fora da rede social.

Já percebeu que vou não consegue colocar link nem nos comentários do Instagram? Isso é feito de propósito!

Existe apenas um lugar no Instagram onde você consegue colocar um link clicável: na bio.

É por isso que, nos vários perfis que você vê diariamente lá, você costuma ler a indicação “link na bio”.

Com esse link curto que você criou no WhatsApp Business você também vai poder fazer isso.

Crie o link curto e coloque na bio do seu perfil do Instagram. Assim, sempre que você postar uma promoção lá, seja no feed seja nos stories, você pode indicar para seus clientes que, basta clicar no link da bio, para entrar em contato direto com você ou com alguém da sua empresa.

3. Mantenha seus clientes informados sobre seus horários

Durante a configuração da sua conta comercial no WhatsApp Business, o aplicativo solicita que você defina os horários de atendimento da sua empresa, certo?

Isso é bastante importante. Se os seus clientes souberem os seus horários corretos, eles não vão ficar chateados caso chamem por você lá e você não esteja disponível.

Para tornar essa situação ainda mais leve, o WhatsApp Business ainda dá a opção de você configurar uma mensagem de ausência. Assim, sempre que alguém chamar você durante um período que você não pode atender, uma mensagem automática vai ser enviada para esse cliente, avisando que você não está disponível.

Para criar uma mensagem de ausência, basta clicar na opção destacada na imagem:

Como vender pelo whatsapp

Crie uma mensagem bacana, amigável e simpática. Um bom atendimento sempre fideliza o cliente, como explicamos aqui neste texto.

4. Crie uma mensagem de saudação

Na mesma linha da última dica: um bom atendimento vai fazer com que o cliente queira fazer negócio sempre com você. Por isso, uma boa ideia é você utilizar a possibilidade que o WhatsApp Business dá de criar uma mensagem de saudação para o seu cliente.

Assim, logo depois que o cliente manda a primeira mensagem para você, ele recebe uma mensagem automática de boas vindas.

Vale lembrar que, você não precisa se ater somente a uma saudação de boas vindas. Você pode usar a ferramenta, por exemplo, para mandar uma mensagem automática com todas as promoções que você está oferecendo naquele dia ou naquela semana.

Ou, também pode configurar uma mensagem pedindo que o cliente especifique, já de primeira, o que ele deseja. Ou para que ele envie alguma documentação que você necessita, ou qualquer ação que você deseja que ele execute para facilitar o seu trabalho.

Assim, o cliente manda um “oi” e já recebe, automaticamente, uma mensagem solicitando que ele explique que produto deseja, que informação precisa, etc…

Como vender pelo whatsapp

5. Configure respostas rápidas

Atendimento é algo que demanda tempo e atenção. Sabemos que não é uma tarefa fácil. Oferecer um bom atendimento ao cliente é obrigatório e, às vezes, fica difícil atender várias pessoas ao mesmo tempo mantendo a qualidade do atendimento.

Por isso, uma boa ideia é utilizar a ferramenta de respostas rápidas do WhatsApp Business. Com ela, você pode criar uma série de respostas padrão, que você envia para seus clientes usando apenas um atalho, configurado por você mesmo.

Assim, você poupa um tempo precioso, que pode ser utilizado para criar novas promoções ou sorteios no Instagram, focados em trazer novos clientes para a sua marca.

Como vender pelo whatsapp

6. Fique atento às estatísticas

Outra ferramenta útil do WhatsApp Business é a possibilidade de acessar as estatísticas dos seus fluxos de conversa. Esta dica é simples e óbvia mas, vale citar. Saber como andam as estatísticas do seu trabalho no WhatsApp Business, vai garantir que você possa traçar estratégias mais direcionadas e inteligentes.

Como vender usando o whatsapp

7. Crie listas de transmissão

Criar um grupo de WhatsApp só para seus clientes pode não ser uma ideia muito útil, uma vez que sabemos que a interação neste tipo de grupo não costuma ser muito grande.

Para contornar esta situação e, ainda assim, atingir um grande número de pessoas ao mesmo tempo, você pode criar listas de transmissão. Funciona assim:

  • Você cria uma mensagem de saudação convidando seus clientes para participarem de uma lista. Avise eles que, se eles derem autorização para que você envie periodicamente mensagens para eles, eles vão receber ofertas exclusivas, descontos maiores e tudo mais que você quiser oferecer.
  • Não esqueça que você deve ter a autorização do cliente para enviar estas mensagens, mesmo que esteja oferecendo vantagens. Isso porque, mensagens sem autorização podem parecer invasivas.
  • Tendo a autorização destes clientes você pode salvar o contato deles com um sinal que identifique que eles querem fazer parte da sua lista. Você pode utilizar o esquema de etiquetas do próprio WhatsApp Business para catalogar estes clientes. Na próxima dica, nós vamos ensinar a fazer isso.
  • Assim, quando desejar mandar uma mensagem para todos os que toparam receber suas ofertas exclusivas, você pode selecionar todos estes contatos de uma vez só e mandar esta mensagem de uma só vez para todos eles. Simples, não é?

8. Catalogue seus clientes

Lembra que lá em cima falamos que o WhatsApp Business permite que você crie etiquetas para cada tipo de cliente? Pois é, isso é bem fácil de fazer. Acesse, no menu, a função “etiquetas”. Ali, você pode usar as etiquetas padrão da ferramenta ou, pode criar etiquetas com a nomenclatura que você quiser. Abaixo, está a imagem para você relembrar:

Como vender no whatsapp

9. Use o WhatsApp Web

Essa ferramenta você conhece, não é? O WhatsApp Web permite que você utilize o WhatsApp diretamente na tela do seu computador. Isso agiliza o seu atendimento, permitindo que você tenha uma visão mais ampla do aplicativo e das mensagens, e ajuda a responder seus clientes com rapidez, uma vez que, assim, você não vai estar preso ao pequeno teclado do seu celular. Você só precisa seguir os seguintes passos:

  • Acesse este link aqui, do seu computador;
  • Abra o WhatsApp Business no seu celular;
  • Vá no menu e selecione a opção WhatsApp Web. Você vai chegar à seguinte tela:

Como usar o whatsapp web

  • Nesta hora, aponte a câmera do seu celular para a série de quadradinhos pretos que você pode ver na tela do seu computador, na página do WhatsApp Web.

Como usar o whatsapp web

Pronto! Agora é correr para o sucesso!

E aí? O que achou do nosso conteúdo? Gostou das nossas dicas? Tem alguma outra estratégia que funciona para você aí na sua empresa? Compartilha com a gente as suas dicas na caixa de comentários, aqui em baixo, ou mesmo, pelo nosso e-mail.

Assim, a gente atualiza este artigo com as suas dicas e mais gente é ajudada com estas estratégias.

Assista ao vídeo e Aprenda como proteger sua equipe e funcionários da loja de conveniência .

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

+++ Transformação digital nas estradas: como a vida de caminhoneiro mudou com a tecnologia

+++ Estratégia de Marketing Digital para Posto de Combustível e Loja de Conveniência. Parte 1

+++ Como o Marketing de Proximidade pode ajudar a aumentar as vendas do posto e da conveniência.

Aprenda como preparar a equipe da loja de conveniência durante a quarentena.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here