Estimados leitores, como dito em matéria anteriormente, devemos aproveitar o bom momento, pois há um aumento do consumo com a chegada das festas de fim de ano e confraternizações.

Não devemos deixar escapar nem sequer a menor venda. Devemos ter estoques disponíveis, funcionários capacitados e a loja nos trinques para aproveitar o boom do momento.

Todos focados para que o nosso cliente deixe em nosso Biz parte de seu 13º salário.

Mas queridos revendedores nem tudo é festa, ou um mar de rosas. Devemos estar cientes que os controles na loja são tão importantes quanto às vendas.  E com certeza fator relevante junto à concorrência.

Controles adequados podem gerar folgas para margens mais atrativas e trazer mais competitividade ao nosso negócio.

Seguem algumas dicas para controlar o seu Biz para que esse seja mais lucrativo e saudável de acordo com Sandra Monteiro Borba, ex-diretora do Wal-Mart, maior empresa do mundo de varejo, que desenvolve e investe em recursos para controles em suas lojas.

Uma delas diz respeito ao ranking de prejuízos e seus responsáveis, isto é, colaboradores, logística de seus suppliers e por último seus clientes.

Tendo como base esse estudo, podemos nos basear e tomar algumas decisões para que esse tipo de problema não ocorra.

Crie um ambiente de controle em sua loja. Isso fará que seu funcionário perceba que as tarefas são monitoradas.

Tudo que sair do estoque deve ser reportado em um caderno padronizado, de preferência feito em uma gráfica com logo da loja. Esse deve discriminar data, nome do responsável e hora da retirada. Além disso, deve ser sempre assinado por um gerente, ou superior avalizando a retirada.

Este mesmo caderno pode ter uma divisória com a cópia do pedido de compra descriminado item comprado, valor e número do pedido. Desta maneira, um vendedor mais esperto não terá como mudar acordos comerciais na hora da entrega, garantindo assim a conferência entre pedido e nota fiscal.

É de arrepiar as histórias que escuto de vendedores que empurram estoques desnecessários a seus clientes.

Seguindo ainda as dicas de Sandra Borba sobre o ranking de prejuízo, gosto de utilizar um método simples para recebimento de mercadoria. Estabeleça uma área dentro do seu comércio para recebimento de toda a mercadoria. Vale investir em produção gráfica para confeccionar um belo retângulo com X escrito: recebimento de mercadorias.

Isso fará com que o entregador saiba que existe um procedimento para a recepção de produtos.

Já presenciei em consultoria um revendedor chamar a polícia e o entregador sair algemado do posto, porque tentava descarregar produtos vencidos e avariados.

Após investigação ele declarou ter trocado o produto por uma quantia em dinheiro em um estabelecimento anterior, levando o prejuízo para o estabelecimento seguinte.

No que tange aos pequenos furtos em loja deve-se orientar os funcionários a agirem de uma forma não abusiva, ou violenta.  Já presenciei pequenos furtos e uma abordagem calma, pedindo para que não volte, evitou maiores problemas e estresse.

Pudemos ver nestas últimas semanas, o caso do metrô de São Paulo, onde um problema foi tratado com excesso de violência por parte da segurança gerando uma imagem negativa para a empresa.

Em entrevista exclusiva a Brasil Postos Wesley Fernando Monteiro, Diretor da Dcs Automação, empresa especialista em software de gestão alimentícia, e Daniel Oliveira, da Exacta Cards, empresa homologada de catracas Henri, explicam a importância do software e de catracas utilizados em varejo de gastronomia. Essas empresas representam grandes players formadores de opinião do mercado.

Controles na base de micro terminais, balanças etiquetadoras, plataformas de app de delivery integradas, abertura de mesas, ambientes distintos, interligação da cozinha, áreas de apoio, tudo integrado ao controle de comandas interligadas ao sistema do software junto às catracas.  Garantindo assim a segurança de sair do estabelecimento apenas após as contas terem sido baixadas do sistema.

Em um bate papo informal, degustando um bom café, em minha loja, a troca de experiência e aprendizado foram de suma relevâncias para os pequenos detalhes de retalhismo de controles para a minha querida loja que inauguro em 2020 a 4ALL Conveniências.

Dedicar seu tempo junto aos fornecedores de solução e escutá-los e de muita valia para evolução do Biz.

As diferentes “casas”, estados e regiões agregam uma bagagem ímpar que vale a pena escutar.

Outro fator relevante do sistema é a capacidade de controle de fichas técnicas e baixa simultânea dos estoques, incrível!!

Vale lembrar que o core business das companhias de petróleo é vender petróleo. Lojas de conveniência de médio e grande porte são orientadas a manter sistemas e controles mais específicos para food e suas necessidades contemporâneas.

Alimentar o sistema de forma correta e utilizá-lo com toda a sua capacidade é fundamental para ter os números na ponta do lápis.

Relatórios precisos nos dão parâmetros confiáveis para as tomadas decisões e para que sejam mais assertivas.

Outra dica fundamental e que tem trazido dor de cabeças são as visitas dos representantes do PROCON, que procuram por produtos, ou insumos vencidos, ou fora dos padrões de consumo. Fique atento ao método pep’s e abasteça as datas em sistema gerando avisos preventivos.

Pessoal, seguem abaixo algumas fotos da Festa da Revenda de Combustível, que ocorreu em São Paulo no último dia 7.  Foi um prazer rever a amigos e revendedores. Quero agradecer a todos que compareceram e fizeram dessa um sucesso! Obrigado pelo prêmio Destaque de 2019!!

 

 

Forte abraço Chef Borba.

 

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

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