banner_promo_cursos

Certamente você já frequentou um shopping-center, não é? Percebeu que muitas vezes as escadas-rolantes que sobem, não estão próximas das escadas rolantes que descem? Que existem alguns “obstáculos” que impedem a nossa passagem, forçando-nos a tomar um determinado caminho. Pois é? O exemplo dos shopping-centers me veio a mente para explicar como a definição do layout de uma loja de conveniências é importante para o bom desempenho do negócio.

ly-out

As lojas de conveniências têm algumas características próprias do segmento:

  • Os espaços são relativamente pequenos.
  • São divididas em setores bem definidos.
  • Estão localizadas em sua maioria, em postos de combustíveis.

Para que estas “pequenas” do varejo tenham um bom desempenho de vendas e uma boa operação, é fundamental que o layout da loja contribua para estes objetivos. O layout deve propor a melhor ocupação dos espaços disponíveis, mantendo uma área de circulação confortável para os clientes. Assim como, facilitar as questões operacionais, como o recebimento de mercadorias e o encaminhamento para o depósito.

Lembro-me de ter feito uma consultoria para uma loja, em que as mesas tinham as banquetas colocadas de tal maneira, que era impossível o cliente chegar às geladeiras sem ter de movimentar as banquetas. Era muito simples resolver o problema.

lay_out_loja_convenienciaBastou sugerir ao lojista, que as banquetas fossem colocadas na posição perpendicular à fachada da loja. Estava restabelecida a circulação. A posição onde ficam os produtos também faz parte do layout.

Já que falei das geladeiras, vamos à elas. Por que elas sempre ficam ao fundo da loja? Porque é um dos setores com mais vendas. Estando no fundo, o consumidor é forçado a ir até elas passando em frente a outros produtos que chamarão a sua atenção. E há grande possibilidade de ele comprar um desses produtos.

Já reparou que nos supermercados o açougue e a padaria ficam no fundo da loja? E o check-out, onde normalmente fica localizado?

No início da implantação de lojas de conveniências no Brasil, o check-out normalmente ficava junto à porta de acesso da loja porque isto evitava que alguns clientes saíssem sem pagar e porque a passagem dos clientes em direção à saída era uma coisa natural.  Hoje em dia, existem variações muito interessantes.

Algumas lojas têm o check-out no fundo da loja, de maneira centralizada. Isso faz com que o cliente que vá fazer o pagamento de abastecimento de combustíveis, ou aquele que foi só comprar um cigarro, tenha de circular mais pela loja, ao invés de ficar apenas próximo à entrada/saída da mesma. Algumas lojas usam o check-out como uma ilha central. Existem algumas variações.

Banner Loja de Conveniência - Topo

Artigo anteriorComo Implantar Produtividade Financeira no Posto de Combustível
Próximo artigoGilbarco Veeder-Root Faz Investimento na Tritium para Acelerar a Expansão da Infraestrutura Global de Veículos Elétricos
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here