banner_promo_cursos

Sabe aquele anúncio de uma vaga exigindo boa apresentação pessoal ? Não tem nada a ver com o fato da pessoa ser gorda, magra, branca, afrodescendente, loira ou morena. Tem a ver com a forma como alguém se apresenta frente a outras pessoas.Por exemplo: sendo homem, se está com a barba feita ou bem aparada, sendo mulher se está com os cabelos penteados e em ambos os casos, se estão com roupas adequadas à situação.

Já imaginou se você chegasse a uma loja de conveniências e a atendente estivesse vestida de shortinho?
Ou o atendente estivesse de regata?
Ou ainda, se ela tivesse as unhas pintadas de amarelo?
São situações que impactam negativamente o consumidor.
Não estamos falando aqui de preconceitos, mas de cultura de consumo.

uniforme1Qualquer negócio precisa vender para gerar lucros, sobreviver e se expandir. E nesse aspecto, é preciso seguir o que deseja o consumidor, mesmo que estes desejos sejam inconscientes. Existem tipos de negócios em que certas posturas não são tão exigidas, como lojas de roupas especializadas para determinado público. Poderia citar uma loja de artigos para motociclistas ao estilo Hells Angels. Neste tipo de loja um vendedor poderia tranquilamente usar piercing, ter diversas tatuagens, inclusive no rosto como o cara aí da foto.
O público-alvo desse tipo de negócio nem perceberia, pois culturalmente já está habituado e faz parte desse universo.

Mas em uma loja de conveniências a coisa não seria bem assim. As pessoas reparam nos detalhes. E esta percepção pode ser positiva ou negativa. Certa vez, quando estive em Nova Iorque, fui a uma loja ao estilo 1,99. Comprei alguns objetos e quando fui para o caixa, a mulher que me atendeu tinha unhas supercompridas e pintadas com a bandeira americana. Para mim foi meio chocante quando ela me devolveu o troco. Talvez para as pessoas que frequentam a loja com mais regularidade, seja totalmente normal. O importante é que a apresentação deve condizer com o ambiente de trabalho em que o profissional está inserido.

Operador-de-caixaEm lojas de conveniências e importante seguir estas regras básicas:

1) No caso de homens, estar sempre com a barba feita ou bem aparada.
2) Cabelo cortado e penteado. Se usar cabelo comprido, deve estar preso.
3) As mulheres de cabelos compridos devem prendê-los também.
4) Utilizar uniforme, sempre limpo e em bom estado de conservação.
5) Manter as unhas cortadas e, se pintadas usar cores neutras.
6) Mulheres com maquiagem leve causam uma melhor impressão.
7) Evitar usar brincos, correntes e piercings no rosto.

Na foto abaixo está o novo uniforme dos funcionários do Mac´donalds no Brasil. Repare nos detalhes que citei anteriormente. Estão todos atendidos.

 uniforme

A apresentação da equipe que trabalha em uma loja de conveniências é o retrato da própria loja. Se a equipe for desleixada, a loja terá cara de desleixada.  Por isto a apresentação pessoal é tão importante. Ele pode ser o fator chave entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Abraço.

Banner Loja de Conveniência - Topo

Artigo anteriorENTREVISTA-Novos agentes acirrarão disputa em combustíveis, diz Rodoil, sócia da Vitol
Próximo artigoComo Implantar Produtividade Financeira no Posto de Combustível
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here