Os revendedores de combustíveis pagantes de ICMS-ST do Paraná tem até o dia 30.11.2020 para comunicar à Fazenda do Estado se abrirá mão ou não de seu direito de restituição sobre o ICMS-ST

Conforme o artigo publicado hoje no Portal Brasil Postos, pelos advogados, especialistas em direito tributário, Dr. Robson Oshiai Padilha e Fabrício Tarosso, segue parte que destaca a inconstitucionalidade dessa Complementação: “Em 2017, o STF, no RE 593.849/MG, definiu que o contribuinte tem o direito à restituição da diferença do ICMS pago a mais no regime de substituição tributária quando a base de cálculo efetiva da operação for inferior a presumida. Trata-se de uma excelente vitória dos contribuintes, mas que os Estados agora querem diminuí-la, divulgando na mídia que não há crédito de ICMS/ST nessas situações (postos de combustíveis, farmácias, revendas de autopeças e materiais de construção)”.

Entretanto, a Secretaria Estadual da Fazenda do Paraná, determinou o prazo até 30.11.2020, para que os contribuintes, como os Postos de Combustíveis, postos, farmácias e distribuidores, optem ou não pelo direito à créditos tributários de ICMS-ST, que eventualmente possuam, uma vez levantados.

Esse Regime Optativo da Substituição Tributária (ROT), denominado ROT, é um regime de tributação alternativo no qual o contribuinte varejista opta pela dispensa do complemento dos créditos de ICMS-ST e PERDEM O DIREITO ao ressarcimento de qualquer crédito de diferença de ICMS retido por ST quando praticar preço de venda inferior ao lucro presumido para o consumidor final que tenha por todo período desde o recurso julgado pelo STF, que lhes garante o direito de receber esses valores.

Busque saber mais sobre seus direitos! Entre em contato com a Brasil Postos e solicite RECEBER ANÁLISE GRATUITA da Tributarie, sobre a Recuperação de Impostos de ICMS-ST.

A Tributarie, empresa parceira da Brasil Postos, é um grupo nacional, com mais de 17 anos de experiência em recuperação de créditos por via administrativa junto à Receita Federal, e mais de 6 mil clientes atendidos, sem histórico de glosa.

Postos do PR tem até 30.11.20 para decidirem se optam ou não pelo direito ao crédito de ICMS-ST!

Em média, 1 em cada 5 Postos tem créditos de ICMS à receber!

Entre em contato conosco e solicite uma ANÁLISE GRATUITA sobre seus eventuais créditos de ICMS-ST.

+++ Chegou o Aplicativo de Checklists Inteligentes Brasil Postos

+++ Digitalize e Controle as Rotinas do Posto e da Conveniência – App Checklist Inteligentes Brasil Postos

Artigo anteriorÉ inconstitucional a complementação do ICMS-ST
Próximo artigoAspectos simples que motivam um colaborador
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here