GERENCIANDO CUSTOS AMBIENTAIS DO SEU POSTO , RECICLAGEM DA AGUA,JA PENSOU NESTE ASSUNTO A economia é um bom hábito, e cortar os custos sem duvida uma questão de sobrevivência, principalmente nos idas de hoje. Todos concordam sobre estes temas quando nos referimos ao custo operacional, especialmente, porque consideramos que com isto teremos uma certa segurança para nós mesmos e nosso empreendimento.

A água é um bem que representa uma garantia para toda a humanidade e para as diversas formas de vida. Como não pensar na economia da água?

Para começar a pensar neste tema, é bom recordar a famosa frase de Benjamin Franklin: Quando os poços se tornarem secos saberemos o valor da água.

O desafio da economia é precisamente que não esperemos que nossos poços se tornem secos para começar a tomar medidas apropriadas que evitem a escassez. A racionalização da água e sua economia é chave para uma boa gestão.

É necessário ter uma visão integradora e integral sobre a água e seu manejo, de maneira que se possam incorporar todos os elementos centrais que permitam uma gestão ambiental racional e sustentável no seu posto.

Para isso é preciso o revendedor ter em conta que a água, como um recurso escasso, deve ser utilizada de maneira racional, com uma visão da importância do valor desta na planilha dos custos.

E Finalmente, é preciso incorporar os critérios de um bom SGA(sistema de gestão ambiental) que coloquem em evidência a significativa importância de uma boa gestão do uso .

Não são somente o bom manejo no dia dia de operação é que contribuem para a economia. Também é importante fazer a manutenção das instalaçõs relacionadas com a água. Por exemplo: Olhe para o seu posto:vamos fazer uma AUDIOTRIA AMBIENTAL ????? ,o bom estado das canalizaçõs, as duchas e vasos sanitários, os depósitos e registros de água e demais elementos relacionados permitem realizar economias importantes e evitar o volume de desperdício .

Muitas vezes, o conserto de um registro ou do vazamento de uma canalização evitam perdas consideráveis de água e de dinheiro.

Já pensou em utilizar um bom sistema de reciclagem na lavagem ????, daquela duchinha grátis!!!!!!!!O uso da água para lavagem e consequentemente o seu custo pode diminuir notavelmente se houver recuperação e reciclagem da água que se usa em diversos momentos do dia do seu posto. Tanto em grandes indústrias, como as pequenas e médias empresas podem obter importantes ganhos de água mediante a revisão de seus processos.

Uma excelente alternativa para o setor da revenda é a implantação de sistemas de gestão ambiental (SGA) , que já foi mencionado varias vezes em artigos anteriores. Em um sistema desta natureza se incluem diversos elementos, que são levantados atraves de uma boa auditoria ambiental entre os quais se destacam:

– A revisão dos procedimentos empregados no dia a dia do posto e seus impactos na água, no ar, no solo, na geração de ruídos e odores, e na alteração da paisagem; a análise do manejo, reciclagem e eliminação dos resíduos ; o manejo e armazenamento de matérias-primas; etc.

– A implementação de um programa de gestão destinado ao uso racional dos recursos nos quais se incluem a economia de insumos, de água e energia, o controle e prevenção de processos contaminantes, e outros.

Desta maneira, os postos podem iniciar (existem exemplos importantes em nível mundial neste sentido) um conjunto de atividades de tipo preventivo e de ordenamento e racionalização da gestão da agua utilizada no posto, que irá permitir uma economia considerável.

Fonte: Roberto Roche é Pós-Doutor em Biogeoquímica Ambiental, Universidade de Aberdeen – Escócia; Doutor em Bioquímica Ambiental, Universidade Católica de Los Angeles-USA; MBA em Gestão Ambiental, Universidade de Harvard-USA; Mestre em Química Ambiental, Universidade do Texas A&M-USA; Ecologia Matemática, Universidade de Maryland/UFRJ-USA; Conselheiro do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente pela CNC/ Fecombustíveis; Auditor e Perito Ambiental junto ao Ministério Público; Membro da Comissão de Certificação Técnica Ambiental para postos de combustível – Comissão Brasileira de Certificação (INMETRO/CONAMA); Membro da Comissão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Petróleo.

Artigo anteriorANP – Saiba como funciona o exercício da Atividade e quais são os Requisitos de Segurança e Fiscalização
Próximo artigoSeparação da água e óleo nos postos de combustível
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here