As normas dos órgãos ambientais exigem esse equipamento e sua manutenção constante

Caixa separadora preservação e mais segurança para a populaçãoA caixa separadora é uma unidade de pré-tratamento de efluentes provenientes da pista de abastecimento, da troca de óleo e do lava-jato do posto de combustível. Ela é um equipamento formado por módulos: um anterior para sedimentação e um posterior para a separação da fração oleosa. É no segundo módulo que ocorre a separação da parte oleosa da água.

As normas dos órgãos ambientais exigem esse equipamento e sua manutenção constante para que os revendedores não recebam autuações e, claro, para contribuir com a preservação do meio ambiente e a segurança da população.

A escolha do material da caixa separadora depende do tipo de projeto, da necessidade do posto e da disponibilidade financeira do revendedor. As caixas feitas de concreto são mais baratas, geralmente, mas deve haver uma atenção maior na hora da instalação. Já as caixas feitas de polímeros são mais caras, mas são mais simples de serem instaladas. O importante é a verificação da qualidade dos efluentes do posto e se esses estão sendo lançados na natureza dentro dos padrões ambientais.

A limpeza deve ser feita regularmente. Para postos que possuam a caixa separadora apenas para o abastecimento, a manutenção pode ser feita duas vezes por ano. Porém, se o posto faz o abastecimento e oferece também lava-jato, o ideal é que a limpeza seja feita a cada três ou quatro meses, de acordo com o volume de resíduos gerado. Quanto mais partículas ou sujeira na caixa, menor sua eficiência. Se o cuidado é constante, não há com o que se preocupar.

É importante também cuidar da limpeza das canaletas, estruturas impermeáveis instaladas nas bordas da área de abastecimento, que têm a finalidade de receber os líquidos gerados, eventualmente contaminados com combustíveis e óleos, e encaminhá-los para a caixa separadora. Essa limpeza deve ser feita diariamente, para que não ocorra alagamento ou entupimento das saídas.

Fonte: RevistaSindiposto70

Conheça nossa linha de Caixa Separadoras com entrega em todo o país. Clique aqui. 

Artigo anteriorMG – Instalação de antenas nos postos pode gerar nova fonte de renda para os revendedores do Estado
Próximo artigoInmetro estabelece nova proveta para 2015
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here