Três homens faleceram após executarem a limpeza de um tanque de combustíveis. Operários não usavam equipamentos de segurança e não havia condições para a execução da atividade de limpeza do tanque.

As informações iniciais fornecidas pela Polícia Civil apontam que três funcionários entraram no tanque e passaram mal por falta de ar. Um deles veio a óbito no local e os outros dois foram encaminhados em estado grave ao Hospital de Propriá, mas faleceram.

O posto de combustíveis está localizado na BR 101, em frente a Delegacia de Malhado dos Bois, o que possibilitou a chegada imediata dos policiais civis e o auxílio ao Corpo de Bombeiros no resgate de funcionários.

De acordo com a delegada Maria Zulnária, os policiais civis que estiveram na ocorrência constaram que não havia condições de segurança para a execução da atividade de limpeza do tanque. As vítimas inclusive estavam com cordas amarradas aos pés. A delegada Maria Zulnária está no local, realizando os primeiros levantamentos. Um inquérito será instaurado para investigar o fato e apurar possíveis responsabilidades. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Polícia Civil realiza primeiros levantamentos sobre mortes de três homens em posto na cidade de Malhada dos Bois

Policiais civis, lotados no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Malhada dos Bois, auxiliaram no resgate de três homens que estavam no interior de um tanque de óleo diesel, num posto de combustíveis situado no Povoado Cruz das Donzelas, município de Malhada dos Bois, no final da tarde da quarta-feira, 02. Os policiais estavam na sede do Cisp, situada em frente ao posto, quando perceberam uma movimentação estranha no estabelecimento.

No local, os agentes constataram que dois homens, que tinham descido para limpar um tanque de óleo diesel com 3,6 metros de profundidade, e um borracheiro, que também havia entrado no compartimento para ajudar a dupla a sair, haviam passaram mal.

Diante da cena, policiais civis e populares trabalharam juntos e retiraram os três homens do tanque. O Corpo de Bombeiros, juntamente com o Samu, tentou reanimar as vítimas, mas uma delas, identificada como Douglas dos Santos, de 26 anos, veio a óbito ainda no local.

Os outros homens, José Márcio Vieira dos Santos, de 34 anos, e o borracheiro Leandro Cerqueira Santos, de 38 anos, foram levados ao Hospital de Propriá, mas também não resistiram e vieram a óbito. Na noite de ontem, a delegada Maria Zulnária, que preside o inquérito, esteve na cena do crime, fez os primeiros levantamentos e constatou que o proprietário do posto havia contratado uma empresa para a limpeza do tanque, que, por sua vez, chamou dois moradores da cidade de Muribeca, Douglas e José Márcio, aparentemente sem experiência, para a execução do serviço.

Segundo a delegada, a perícia constatou que os trabalhadores não utilizavam Equipamentos de Proteção Individual adequados e que o serviço estava sendo realizado em desacordo com o que prega a Norma Regulamentadora 33, que versa sobre trabalho em ambiente confinado.

Ainda na área do posto, a delegada Maria Zulnária intimou testemunhas e outros envolvidos, que serão ouvidos na terça-feira, 8, na Delegacia de Malhada dos Bois. As ouvidas serão realizadas apenas na terça por conta do estado emocional dos familiares.

Operários não usavam equipamentos de segurança – Os três trabalhadores que morreram quando faziam a limpeza de um reservatório de óleo diesel de um posto de combustível na Cruz da Donzela não utilizavam equipamentos de proteção individual adequados para aquela atividade e, provavelmente, não tinham experiência para realizar aquele tipo de serviço. Estas são as primeiras observações da delegada Maria Zulnária Soares, da Polícia Civil, que está à frente das investigações.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a delegada esteve pessoalmente, na noite de quarta-feira, 2, no posto de combustível, onde aconteceu o acidente no município de Malhada dos Bois, e identificou que os três trabalhadores foram contratados por uma empresa terceirizada, para prestar os serviços para aquele posto de abastecimento de veículos.

Conforme a assessoria da SSP, os serviços estavam sendo realizados fora dos padrões exigidos, sem obediência à Norma Regulamentadora 33, que estabelece critérios para a realização de serviços em ambiente confinado.

A delegada já intimou algumas pessoas, que prestarão depoimento à polícia na condição de testemunha na próxima semana. Segundo a assessoria de imprensa, os familiares das vítimas estavam muito abalados e não tinham condições emocionais de antecipar os depoimentos. A assessoria de imprensa informou ainda que a causa da morte dos três trabalhadores ainda não foi identificada. A assessoria informou que os técnicos do Instituto Médico Legal (IML) solicitaram exames complementares nos corpos da vítima para que a causa das mortes seja esclarecida.

Neste episódio, os três homens passaram mal no interior do taque, utilizado como reservatório de óleo diesel. Um dos operários contratados, Douglas dos Santos, 26, morreu no local e os outros dois, José Márcio Vieira dos Santos e um borracheiro conhecido como Léo, chegaram a ser socorridos, encaminhados ao Hospital Regional de Propriá, mas faleceram posteriormente.

Angústia – Uma equipe de policiais estava de plantão no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), cuja sede fica próxima ao empreendimento, e perceberam uma movimentação estranha no posto de combustível. De acordo com a assessoria, os policiais seguiram para o posto e constataram que dois homens teriam entrado primeiro no reservatório para fazer a limpeza e o terceiro, que seria o borracheiro, decidiu entrar para ajudar os dois operários, que estavam passando mal no compartimento, mas também acabou afetado e morreu no hospital.

Houve grande mobilização no local, com policiais civis, a comunidade e uma equipe do Corpo de Bombeiros também seguiu para tentar retirá-los com vida do interior do reservatório. As vítimas também receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não sobreviveram.

 Comentário : A limpeza, inspeção e manutenção de tanques de armazenagem são operações para funcionários treinados e que requer a implementação de rigorosos procedimentos e precauções. Estas incluem a emissão de permissão de trabalho, desgaseificação dos tanques, utilização de cintos de segurança e linha de vida/cabo vida e a utilização de aparelho de respiração autônomo. Antes de entrar e enquanto a limpeza estiver sendo realizada, a atmosfera dentro do tanque deve ser monitorada utilizando um medidor de oxigênio e/ou explosímetro.

Clique aqui e Assista ao vídeo 1 : 
tanque1
Assista ao vídeo 2 – 

 
Fonte: https://infonet.com.br/

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM : Benzeno na Pista – Câmara Exclusiva mostra a contaminação ao vivo !

+++ LEIA TAMBÉM: Dicas para reduzir a contaminação com Benzeno

EXPOSIÇÃO BENZENO - PORTARIA 1109

Artigo anteriorArla 32 – Limite mais duro para emissões em caminhões e ônibus
Próximo artigoGigantes do agro compram frota própria para fugir do custo do frete
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here