Sistema Separador de Água e Óleo - Zeppini Ecoflex

As atividades de postos de combustível, que envolvem armazenamento, abastecimento, coleta de óleo lubrificante usado, contenção, lavação, descarga de combustível, são consideradas potencialmente poluidoras.

Desta maneira, os impactos ambientais causados podem e devem ser controlados, até mesmo evitados, investindo em medidas de gestão ambiental, seguindo as legislações  e licenças vigentes.

Essa atividade foi considerada sujeita ao licenciamento ambiental pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 237 em 1997, e mais recentemente regulamentada e padronizada pela Resolução CONAMA nº 273 de 2000.

Equipamento fundamental para a manutenção das boas práticas ambientais é a caixa separadora de água e óleo ou SAO.

O sistema foi desenvolvido  para tratamento de óleos livres oriundos de derramamentos eventuais em postos de combustível, atendendo as exigências da NBR 14.605, “Posto de Serviço – Sistema de Drenagem Oleosa”.

A caixa separadora de água e óleo trabalha com o conceito de coalescência, onde as partículas menores de fluidos multifásicos tendem a se aglutinar em porções maiores e também trabalha com conceito baseada na velocidade de flutuação dos óleos. Uma caixa separadora de água e óleo é um tanque que reduz a velocidade do efluente oleoso de forma a permitir que o óleo livre se separe da água por ação da gravidade. Alguns tipos de óleos podem não ser tratados adequadamente pelo separador de água e óleo, como por exemplo os óleos emulsionados mecanicamente, óleos emulsionados quimicamente e óleos dissolvidos.

13-banner_topo-

Há vários fatores que afetam a eficiência da separação, tais como o tamanho da gota de óleo, a densidade do óleo, a temperatura do ambiente, o pH do efluente, a presença de sabões ou detergentes, entre outros. Dentre estes, o que mais impacta negativamente no funcionamento do equipamento é a presença de detergentes ou sabões, portanto, a água que vai para a caixa separadora deve ser isenta destes produtos.

Zeppini Ecoflex ultrapassa marca de 20.000 Sistemas Separadores de Água e Óleo comercializados
caixa_separadora_5O Sistema Separador de Água e Óleo da Zeppini Ecoflex é a solução mais eficaz do mercado para realizar o tratamento de efluentes oleosos, e continua surpreendendo e alcançando novas marcas.  O equipamento se popularizou globalmente e ultrapassou no início deste ano a marca de 20 mil unidades comercializadas, atendendo a países de diversas regiões do mundo.
O sistema é composto por módulos que asseguram qualidade adequada da água previamente ao seu descarte. Além disso, o consumidor conta com benefícios como facilidade para instalação e manutenção, e maior vida útil por ser produzido com materiais plásticos A solução da Zeppini Ecoflex trata vazões inferiores a 1.000 litros até 12 mil litros por hora e atende importantes normas como NBR 14605, Conama 430, além de diversas exigências internacionais onde o sistema é comercializado.
Necessita de uma Caixa Separadora para evitar a contaminação ? Faça sua cotação online agora mesmo.Preço direto de fábrica.

Artigo anteriorComo funciona a filtragem do combustível para aviação?
Próximo artigoEntenda a obrigatoriedade da caixa separadora de água e óleo nos postos de combustível

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here