Ter controle de todas as operações realizadas em um Posto de Combustível sem dúvidas não é uma tarefa nada fácil.

Para que tudo ocorra de forma adequada, sem que você tenha desperdício de combustível e consequentemente dinheiro, é sempre importante ter um total controle da variação de combustível do estoque.

Com a medição manual, por meio da régua, é quase impossível garantir um nível de variação de estoque menor do que o 0,6%,

Aceitável perante a lei, e mesmo que nos registros os números indiquem que os valores estão dentro do nível aceitável, nem sempre estes dados são confiáveis.

O volume de combustível movimentado em um posto geralmente é alto, e certamente as eventuais perdas quase não são notáveis. Se  houver o desvio de, por exemplo, 50 litros de gasolina por dia, possivelmente o gestor pode pensar se tratar de uma perda natural da operação, seja ela causada por evaporação, pequenos vazamentos, diferenças decorrentes de bombas sem a calibração correta ou divergências nas entregas de combustível.

A automação do posto é a melhor maneira de aumentar a eficiência operacional do seu estabelecimento e reduzir as perdas. Ao utilizar um sistema de medição e monitoramento ambiental, por exemplo, você terá o controle exato da quantidade de combustível que foi descarregada, sem necessitar deslocar um funcionário para realizar o acompanhamento da entrega e se mantendo livre de eventuais desvios e erros.

Além disso, a regulamentação do Ministério do Trabalho (Anexo 2 da NR9), determina que o operador do posto não pode ter contato com o produto no processo de medição. Isso faz com que realmente o posto de combustível tenha a necessidade de possuir um sistema de medição de tanques.

Como o sistema opera 24 horas, você passa a ter uma gestão contínua do negócio. Se existir uma descarga de combustível programada para acontecer de madrugada ou à noite, o sistema acusa em tempo real a movimentação realizada e você terá a informação registrada no console, podendo acessá-la remotamente, pelo e-mail ou pelo acesso do próprio console, a qualquer momento.

Essa é a melhor forma de eliminar as possíveis variáveis de incerteza na operação do seu posto de combustível, o que consequentemente traz mais lucro ao seu estabelecimento.

O primeiro passo para reduzir custos e ter uma operação mais eficiente é considerar a automação do posto. Considere a implementação da medição eletrônica para ter uma gestão mais eficiente e garantir que não está sofrendo perdas financeiras e nem poluindo o meio ambiente.

Acesse o site da EXCELbr para mais informações: https://excelbr.com.br/

Artigo anteriorSistema de Gestão webPosto. Surpreenda-se!
Próximo artigoDonos de posto e empresário são indiciados por morte de três homens em poço
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here