Os efeitos da pandemia já são amplamente conhecidos após o país estar lidando com o problema por 5 meses. Porém, como o mercado de combustíveis absorveu a crise? A retomada é real? A qual velocidade? Leia e entenda!

No momento atual, mesmo que a recessão econômica gerada pelo COVID já não seja mais surpresa, o seu efeito permanece sobre o mercado de combustíveis. Como gestor, você provavelmente já quantificou esse impacto no seu posto, mas você já se questionou sobre o comportamento da revenda de forma geral?

Para ajudá-lo, a Aprix tem acompanhado de perto a crise, gerando relatórios que são enviados semanalmente de forma gratuita para quem quiser ter acesso à informação de qualidade sobre o setor.

Nesse artigo, vamos propor duas análises sucintas, uma de preço e outra de volume, que ilustram a evolução desse cenário.

Antes de prosseguir, devemos esclarecer que os dados de volume provêm de aproximadamente 250 postos de combustíveis concentrados sobretudo nas regiões sul e sudeste do país. Os preços, por outro lado, são coletados automaticamente de mais de 9000 postos em todo o território nacional. Ou seja, as figuras abaixo podem ser mais ou menos representativas dependendo da região em que você se encontra. 

Volume Vendido

Começando pelo volume vendido, o que primeiramente se observa é uma queda vertiginosa na metade do mês de março, com retração de demanda na ordem de 65% para todos os combustíveis, exceto o diesel. Isso ocorre logo após a declaração do estado de pandemia pela OMS no dia 11/03, e a sucessiva adoção de medidas de restrição social.

A seguir, há uma lenta e oscilante recuperação da demanda para todos os combustíveis até a data atual.

Comparativamente, o etanol é o combustível que apresenta a pior recuperação em todo o período, seguido da gasolina aditivada, do GNV – cuja demanda é a mais oscilante – e da gasolina comum.

De fato, não é inesperado que, frente à recessão, o consumidor opte pela gasolina comum em detrimento da aditivada. Por fim, o diesel foi o combustível menos afetado, tanto em termos de mínima demanda – queda de aproximadamente 45% em meio de abril – quanto de velocidade de recuperação, fechando em -8% de demanda no final de julho.

No momento presente, a questão mais relevante é: a demanda por diesel continuará crescendo até níveis anteriores à crise, ou chegamos em um novo patamar estável?

PREÇOS DE VENDAS 

A segunda análise diz respeito aos preços da revenda. Em oposição às curvas de volume, a queda não foi tão vertiginosa. Dois principais fatores explicam essa diferença em relação à figura anterior: o preço da refinaria, cuja redução foi mais suave que na demanda de volume, e o revendedor ter protegido sua margem.

Os preços mínimos da gasolina e do diesel ocorrem em meados do dia 15 de maio, nos valores aproximados de 3,899 e 3,099, respectivamente. É possível observar um efeito interessante nos gráficos de preço médio: tanto na Gasolina Comum quanto no Diesel, a queda de preços foi em ritmo mais acelerado do que a retomada, ou seja, o movimento foi contra intuitivo.

A equipe de análise da Aprix atribui o efeito à reação da revenda que tentou proteger o volume da queda brusca apontada anteriormente diminuindo os preços. Porém, a pressão de alta dos preços por parte do refino, agora, obriga o revendedor a retomar os níveis de preços, mesmo com o volume prejudicado pela crise.

Estar a par do comportamento do mercado é essencial para administrar o seu posto.

Mesmo que simples, esses indicadores agregados – volume e preço do mercado – são capazes de traduzir como os mecanismo do mercado estão se adaptando ao cenário atual e, portanto, podem contribuir diretamente na tomada de decisão estratégica e gerencial dos negócios. Sabemos que muitos outros fatores devem ser considerados, como o custo, o estoque, a concorrência, a elasticidade da demanda, etc. Então, se você gostou desse tipo conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter, e receba semanalmente nossos relatórios, bem como outros conteúdos relevantes sobre pricing e tecnologia.

Com o nosso relatório em mãos no final de uma semana de trabalho, esperamos que os nossos clientes consigam captar as melhores oportunidades no mercado. 

Ainda não é Aprix? Clique aqui e marque uma reunião gratuita de diagnóstico do seu negócio e descubra como a Inteligência Artificial pode te ajudar na precificação de combustíveis!

Se você deseja receber por e-mail relatórios semanais consolidados das flutuações de volume e preço das revendas espalhadas pelo Brasil, clique aqui.

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702 | Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

+++ Como a precificação estratégica pode ajudar a minimizar os efeitos da crise

+++ Como conciliar políticas estratégicas com otimização de preços através da tecnologia?

+++ R$ 96 mil é o quanto um posto médio deixa de capturar por decisões de preços equivocadas ao longo de um ano

+++ O sistema de coleta de preços da Aprix: 10 mil postos monitorados no Brasil

+++ Como o marketing afeta o preço?

+++ Como a precificação dinâmica torna os mercados mais eficientes?

+++ 4 passos simples para maximizar os resultados do seu posto com o uso de dados

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

Assista ao vídeo – Como Sobreviver em Tempo de Quarentena

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here