O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou nesta terça (10)  para o cargo de diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ().

Ela vai ocupar a diretoria 1 da agência, atualmente sob a gestão interina de José Gutman e que ficou vaga com a saída de Aurélio Amaral, em março deste ano.

Symone Araújo é engenheira química pela Universidade Federal de Sergipe e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Recursos Naturais pela UnB. Comanda o Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME) há 11 anos.

Durante a sabatina no Senado Federal, defendeu a necessidade de integração de áreas do governo para que desafios ambientais para a exploração de petróleo e gás natural em novas fronteiras seja vencido.  Respondia ao senador Lucas Barreto (PSD/AP) sobre a desistência da Total participar da exploração de petróleo e gás na Bacia da Foz do Amazonas, no Amapá. O senador afirmou que cálculos feitos por especialistas – sem citar quais – indicaram que existem 14 bilhões de barris de petróleo na região.

Em 2018, foi uma das convidadas pela epbr e a Amcham para participar de Uma Conversa sobre a Lei do Gás, evento realizado no Rio de Janeiro. Reveja aqui.

Esta é a segunda nomeação de Bolsonaro para o comando da ANP. Na última semana, Bolsonaro nomeou o contra-almirante  como o novo diretor-geral da agência, a partir de 23 de dezembro. Oficial da reserva da Marinha, Saboia era superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha.

Em meados do mês passado, Bolsonaro indicou a especialista em regulação Tabita Loureiro para a próxima vaga que será aberta na diretoria da ANP, após o término do mandato de Felipe Kury,  em 21 de dezembro. Nomeado no governo de Michel Temer, Kury não poderia ser reconduzido, de acordo com a previsão da nova .

ANP divulga Agenda Regulatória 2020-2021

A ANP divulgou no (12/12) a Agenda Regulatória 2020-2021, que mostra as regulamentações (normas) com publicação prevista para o seu período de vigência.

A Agenda é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de planejamento para a instituição e um instrumento de transparência, que permite o acompanhamento do trabalho da ANP e a participação da sociedade na discussão dos temas considerados prioritários.

Com a instituição da publicação bianual da Agenda Regulatória, iniciada na versão 2013-2014, a ANP deu um grande passo no aprimoramento de sua gestão. A criação e a publicação dessa ferramenta, com o acompanhamento interno e externo das ações nela previstas, contribuem diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos da ANP – expressos no Mapa Estratégico.

Veja alguns pontos que destacamos: 

  • Fidelidade à Bandeira: o objetivo é que os postos revendedores possam instalar bombas de mais de uma distribuidora.
  • Permitir que os TRRS comercializem Gasolina C e Etanol Hidratado.
  • Possibilitar que os postos revendedores vendam e entreguem combustíveis fora das bombas do posto.
  • Terminar a exigência de que a distribuidora possua uma base própria.
  • Fim do controle da ANP sobre contratos de cessão de espaço de tancagem entre as distribuidoras.
  • Eliminar a exigência de que a distribuidora apresente pedido de cota a ser adquirido da Petrobras ou importado, para aprovação da ANP.
  • Diminuição de documentos e exigências de diversas espécies para a aprovação da ANP de novas distribuidoras de combustíveis.
  • Proibição da venda de etanol entre congêneres. (Já concluída).
  • Autorizar a Venda direta de Etanol da usina ao posto, para os agentes que desejarem implantar e ou acharem viável usar este canal.
  • Autorizar o Self-Service nos postos revendedores.

 

Clique aqui e acesse a Agenda_REgulatoria_ANP

 


 


 

+++ LEIA TAMBÉM : Preço do biodiesel encarece o diesel nos postos

+++ Estratégia de Marketing Digital para Posto de Combustível e Loja de Conveniência. Parte 1

+++ Como o Marketing de Proximidade pode ajudar a aumentar as vendas do posto e da conveniência.

+++ Webnário : Marketing e Comunicação com o cliente – Assista Agora !

+++ E-book: Comunicação e Marketing e a importância Estratégica para o Posto. Baixe gratuitamente.

+++ CURSO ONLINE :Gestão de Marketing, Vendas e Atendimento – Matricule-se

+++ Assista a Live – Conversando sobre Vendas e Marketing em Postos de Combustíveis.

Artigo anteriorAbrir mão ou não de créditos de ICMS-ST em troca da não complementação ?
Próximo artigoWebnário : Dinos da Revenda e o planejamento estratégico 2021 – Assista Agora
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here