É interessante que a maioria das pessoas, bem como da mídia, não se preocupa com os preços do etanol. Qualquer centavo de oscilação no preço da gasolina nas refinarias da Petrobrás vira manchete. Para o etanol, porém, nem nota de rodapé, mas deveríamos já estar de olho nos preços do biocombustível.

O uso de etanol como combustível automotivo no Brasil remonta da década de 1970, quando das crises mundiais do petróleo. Desde então, sempre esteve presente na matriz de combustíveis do país, seja compondo a gasolina comum (que é hoje uma mistura de 27% de etanol anidro + 73% gasolina A) ou utilizado direto (como etanol hidratado) nos motores específicos para tal. Gostemos ou não dele, o fato é que o etanol veio pra ficar.

A produção brasileira de etanol superou, em volume, a de gasolina em 2015, conforme pode ser observado no quadro 1.

 Poucos se dão conta, mas o etanol representou 58% do mercado de combustível líquido para veículos leves no país em 2018.

E vem mais álcool por aí. O Renovabio (clique aqui para saber mais) prevê um crescimento de quase 50% na oferta de etanol (anidro + hidratado) até 2027.

Em uma década, sairemos de 28 para 41 bilhões de litros anuais produzidos internamente. No mesmo período, se estima que a produção de gasolina A se manterá próxima dos 27 bilhões de litros por ano. Em 2027, o etanol representará 60% da produção de combustíveis líquidos para veículos leves no país (figura 1).

Cada vez mais, os preços do etanol serão relevantes para o consumidor, ganhando em importância e atenção à gasolina. Assim, fique de olho nos preços do etanol (e do açúcar), pois eles já influenciam no preço do combustível que você abastece o seu carro!

Escrito por Marcelo Gauto – Químico Industrial

Fonte: https://www.linkedin.com/in/quimicogauto/

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP). Dados estatísticos. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/dados-estatisticos>. Acessado em Junho de 2019.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Plano decenal de expansão de energia 2027. Brasília: MME/EPE, 2018.

+++ LEIA TAMBÉM: Entenda como está a proposta de venda direta de etanol

+++ LEIA TAMBÉM: RN, CE, PI e PE obtêm liminar para venda direta de etanol e aumenta
 pressão sobre ANP

+++ LEIA TAMBÉM:Fim da Fidelidade a Distribuidora e Venda Direta de Etanol 
seguem na pauta da ANP

+++ LEIA TAMBÉM : Projeto Melhor Gerente do Mundo em São Paulo realizado 
com sucesso absoluto
Artigo anteriorOnde está a queda da Petrobras no meu preço de Gasolina e Diesel?
Próximo artigoGoverno pode aprovar hoje venda direta de etanol. Postos bandeiras branca poderão comprar direto da usina
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here