O teste de qualidade dos combustíveis faz parte da Resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) N. 9, de 7 de março de 2007, e vale tanto para as distribuidoras como para as revendas.

A recomendação visa garantir a segurança do produto. Portanto, a indicação é para que o procedimento aconteça assim que o produto chega no posto.

Confira o passo a passo e o que observar em todas as etapas da análise.

O que verificar:

1º passo: na nota fiscal deve constar a razão social, informações e volumes do produto, além dos preços e impostos.

2º passo: Verifique se o lacre disposto no caminhão-tanque (CT) é o mesmo indicado na nota fiscal.

3º passo: Destrave a tampa lacrada na parte superior do carro tanque e verifique se o combustível está na seta, sempre observando o seu aspecto.

4º passo: Por meio da válvula de fundo, drene pelo menos 20 litros do combustível até a limpeza da descarga. Retire uma amostra para análise e controle.

5º passo: É importante que o responsável pelo recebimento dos produtos no posto esteja capacitado para a análise e controle de combustíveis.

6º passo: Solicite que o motorista do caminhão-tanque acompanhe a análise.

Instrumentos para a análise

A fim de facilitar a análise, o recomendado é que o posto mantenha um kit com todas as ferramentas e instrumentos. Esse mesmo material pode ser usado para atender algum consumidor, caso solicite o teste. Confira a lista de itens necessários.

Gasolina

Termômetro de imersão total, do tipo I, devidamente aprovado pelo INMETRO e de acordo com a Portaria N. 71 de 29 de abril de 2003, com uma escala de -10ºc a 50ºC, assim como subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC.

A ANP especificou a massa mínima da nova gasolina em 715 kg/m³, mas em geral, a faixa para este produto fica entre 0,7300 e 0,7700. Sendo assim, recomenda-se um densímetro de 0,700 a 0,7500 ou de 0,7500 a 0,800.

Etanol

Termômetro de imersão total, do tipo I, devidamente aprovado pelo INMETRO e de acordo com a Portaria N. 003 de 10 de janeiro de 2002 e N. 245 de 17 de outubro de 2000, com uma escala de -10ºc a 50ºC, assim como subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC.

Densímetro de vidro para álcool, com escalar de 0,750 a 0,800 g/ml ou 0,800 a 0,850 g/ml, com menor divisão de 0,0005 g/ml.

Proveta de 1000ml de vidro, limpa, seca e graduada.

Diesel

Termômetro de imersão total, do tipo I, devidamente aprovado pelo INMETRO e de acordo com a Portaria N. 71 de 28 de abril de 2003, com uma escala de -10ºc a 50ºC, assim como subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC.

Densímetro de vidro para derivados de petróleo, com escalas de 0,8000 a 0,8500 g/ml ou 0,850 a 0.900 g/ml com menor divisão de 0,0005 g/ml.

Proveta de 1000ml de vidro, limpa, seca e graduada.

Como deve estar a qualidade dos combustíveis?

Para isso é fundamental conhecer as exigências básicas para a realização dos testes. São elas:

Gasolina

Aspecto e cor (límpido e isento de impurezas. A cor pode variar de incolor a amarelada).

Massa específica, temperatura presente na amostra ou a massa específica a 20 graus.

Teor de álcool (25%).

Óleo diesel

Aspecto e cor (límpido e isento de impurezas. A cor do diesel pode ser: vermelha para o tipo B S-1800, usado no interior, e de incolor a amarelada para o tipo B S-50, usado na cidade.

Massa específica e temperatura presente na amostra ou a massa específica a 20 graus (de 0,8200g/ml a 0,8800g/ml para o B S 1800 e de 0,8200g/ml a 0,8650g/ml para o B S 50).

Etanol

Aspecto e cor límpidos e isento de impurezas. O etanol deve ser “incolor”.

Massa específica e temperatura presente na amostra ou a massa específica a 20 graus (de 0,8050 a 0,8110 g/ml).

Teor alcoólico (2,6º INPM para o mínimo e 94,7º INPM para o máximo).

Análise reprovada. E agora?

A resolução da ANP resguarda o direito de devolução do produto para o distribuidor. Para isso é preciso recusar a nota fiscal ou até mesmo emitir uma nota fiscal de devolução, quando se trata de uma devolução parcial.

O revendedor também é obrigado a informar o fato ao Centro de Relações com o Consumidor da ANP, dentro do prazo de 24 horas.

Ao aceitar o produto adulterado ou fora dos padrões, o posto poderá arcar com multas, risco de interdição em casos de fiscalização e até processos.

Por isso, a orientação é a de realizar os testes de análise e controle da qualidade dos combustíveis. Mais do que uma rotina é a demonstração de comprometimento com o seu público consumidor e a sua marca no mercado.

Para saber mais como fazer a gestão do seu posto, continue lendo os nossos artigos, postados semanalmente aqui.

Se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.

Para te ajudar, clique aqui neste e-book sobre “Como planejar a escala de trabalho dos frentistas nos postos de combustíveis”.

 

Quer saber mais sobre os produtos webPosto? Acesse nosso site e realize o cadastro para ter todas as informações sobre nossas soluções para sua empresa

A Quality Automação é uma empresa especialista no que faz, de desenvolvemos um sistemas de gestão para postos de combustíveis integrado e em nuvem – o webPosto, e queremos ser parceiros no seu crescimento!

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa newsletter.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Quer saber mais? Agende uma demonstração sem compromisso com nossos consultores.

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorConheça a Sinalização Obrigatória de Segurança – NR 20
Próximo artigoDescubra vantagens e argumentos para a negociação com a distribuidora
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here