Comodidade, facilidade e rapidez são alguns dos atrativos de uma loja de conveniência instalada em postos de combustíveis.

As pesquisas apontam que os consumidores chegam até a loja, principalmente, por algum desses motivos:

  • É conveniente, pois está no posto ou passando naquela região;
  • Os supermercados e restaurantes próximos estão fechados;
  • Facilidade e rapidez nas compras.

Portanto, quem pretende abrir uma loja de conveniência deve estar atento a demanda desse mercado. Mas também conhecer quais são os passos para abrir esse negócio. Confira a seguir.

Passo 1: Loja própria ou franquia

A opção pode ser começar uma loja do zero. Neste caso, o segredo está em fazer um plano de negócios. Assim cada etapa deve estar bem detalhada, a fim de se evitar falhas ao longo da implantação.

Outra opção é a franquia. Sua vantagem está que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já está pronto.

Agora cabe analisar os prós e contras de cada uma dessas opções e ver qual a melhor e quanto você poderá investir.

Passo 2: Planejamento financeiro

Escolhido o modelo de loja – própria ou franquia – é hora de avaliar todo o planejamento financeiro. Da instalação com construção, aquisição de produtos e equipamentos, contratação de pessoal e até o início das operações é preciso saber quanto será investido.

Como todo negócio, no início não espere um retorno rápido, por isso faça uma reserva de pelo menos três meses e também para imprevistos.

Passo 3: Aspectos legais

A documentação e autorização de funcionamento deve seguir as normas da prefeitura da cidade e do estado onde a loja de conveniência será aberta. E outro aspecto legal que também envolve a segurança é a inspeção da loja pelo Corpo de Bombeiros e Anvisa.

Passo 4: Fornecedores e funcionários

Nesta etapa, selecione os funcionários que trabalharão na loja. A escolha pode ser feita por você ou uma empresa de recrutamento e seleção.

E ainda nesse ponto, faça contato com fornecedores dos produtos que serão vendidos, como bebidas, alimentos congelados, produtos de higiene e limpeza. Assim terá a certeza de ter tudo na loja antes da abertura.

Passo 5: Organização da loja

O projeto de organização da loja o ajudará a ocupar melhor o espaço que deve ser prático e confortável para os clientes. Nesta hora vale a pena contar com um projeto arquitetônico.

Verifique onde ficarão as prateleiras e localização das mercadorias por setores. Alguns fornecedores podem querer um local de maior destaque.

Por isso, é aqui que entra a sinalização. O visual do espaço, além de orientar o cliente sobre onde estão os produtos também servem como estímulo para a compra daqueles itens não planejados.

Aproveite, esta etapa para treinar a equipe que ficará responsável pelo funcionamento da loja e deverá encantar os clientes.

Passo 6: Automação da loja

Para administrar e conhecer os reais resultados da loja, adquira um sistema de gestão. Desta forma será possível verificar as áreas de finanças, compras, pessoal, estoque e até o perfil do cliente.

Passo 7: Ação de marketing

Após cumprir todas as etapas necessárias para a abertura da loja é hora de divulgar o dia e hora da inauguração.

Divulgue no posto de combustíveis onde estão instalados. Para isso, coloque placas indicativas e entregue material impresso aos clientes.

  • Faça uma ação promocional com uma emissora de rádio.
  • Crie e promova publicações em redes sociais, inclusive de parceiros e fornecedores da loja.
  • Aproveite para conhecer mais do seu público-alvo – jovens, caminhoneiros, motoristas de aplicativos e faça estratégias voltada para eles.

Então, se o seu projeto é abrir uma loja de conveniência esperamos que essas orientações tenham ajudado. Aproveite se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.

Para saber mais como fazer a gestão do seu posto, continue lendo os nossos artigos, postados semanalmente aqui.

Se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.

Para te ajudar, clique aqui neste e-book sobre “Como planejar a escala de trabalho dos frentistas nos postos de combustíveis”.

 

Quer saber mais sobre os produtos webPosto? Acesse nosso site e realize o cadastro para ter todas as informações sobre nossas soluções para sua empresa

A Quality Automação é uma empresa especialista no que faz, de desenvolvemos um sistemas de gestão para postos de combustíveis integrado e em nuvem – o webPosto, e queremos ser parceiros no seu crescimento!

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa newsletter.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Quer saber mais? Agende uma demonstração sem compromisso com nossos consultores.

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorPor que meu concorrente consegue vender nesse preço e eu não?
Próximo artigoDescargas Atmosféricas – Análise de risco e aspectos específicos em postos de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here