Marca empregadora? O que é isso? Esse conceito serve para meu negócio?

Vamos dividir a resposta em duas partes:

1- Marca empregadora é uma estratégia de marketing institucional com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na sua empresa. Também é entendido como
um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a
respeito de sua empresa como local de trabalho.

2- Sim, serve (e muito) para seu negócio É comum que pequenos e médios empreendedores atribuam apenas às grandes empresas este conceito, que pode soar sofisticado, mas que se encaixa em empresas de variados portes.

Não é novidade que vivemos num mundo hiperconectado onde as pessoas recebem estímulos constantes vindos de todos os lados, seja das redes sociais, seja da própria mídia.

Marcas disputam a escassa atenção dos clientes o tempo todo lançando mão de estratégias de comunicação variadas e aumentando a possibilidades de conquista de mais faturamento a cada vez que alguém se pré-dispõe a interagir com esta marca.

As grandes empresas perceberam que as mesmas pessoas que interagem com as marcas e
consomem seus produtos e serviços eventualmente podem candidatar-se à uma vaga nestas empresas e que se a experiência de fazer parte do time for desastrosa, esta marca pode ganhar um detrator (ou hater para ser mais moderno).

Tudo que uma empresa mais teme é ter pessoas falando mal de sua marca na internet, certo? Quer uma prova disso? Veja os resultados deste estudo:

  •  Quase 60% dos candidatos disseram que tiveram uma experiência ruim em processos
    seletivos.
  • Dos que procuram emprego, 72% relatam ter compartilhado essa experiência em um
    site de avaliação do empregador, como o Glassdoor, em um site de rede social ou
    diretamente com um colega ou amigo.

Bingo! É hora de pensar em como sua marca pode ser admirada também como empregadora.

Ok, talvez você esteja pensando mais uma vez que seu posto ou sua Loja de Conveniência sejam pequenas e que tudo isso é muito complicado para você.

A boa notícia é: ser uma marca empregadora admirada entre seu público é fácil, vamos lá:

1- Responda todas mensagens recebidas e as candidaturas para trabalhar na sua empresa.
Provavelmente você recebe fichas e currículos em sua loja, certo?

Eventualmente você separa 10 ou mais currículos para agendar entrevistas. Pois então, dê feedback construtivo para TODO(A)s os candidato(a)s que você conversou. É de muito bom tom, ajuda as pessoas na sua adequação à busca por emprego e de quebra gera admiração por sua empresa.

2- Seja transparente e honesto(a) durante todo o processo. Vivemos a era da transparência absoluta, toda e qualquer informação está disponível na internet. Nada mais natural então do que falar a verdade durante todas as interações que você tiver com o(a)s candidato(a)s.

Nada de pintar um mundo cor de rosa que não existe só para preencher a vaga, ok?

3- Seja bom vendedor(a), e apresente seu negócio com entusiasmo. A melhor pessoa para
vender os valores, a qualidade e o ambiente positivo de sua empresa é você.

Empolgue quem aparecer por lá tendo em vista que ali não está apenas um(a) candidato(a) à um emprego, mas um(a) cliente.

Seu ativo mais poderoso é sua marca. Use-a como um forte instrumento de visibilidade e colha fãs no dia-a-dia da sua operação. Bons negócios!


Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.

Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.

Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.

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Formador de Equipes de Serviços, Food Service e Varejo/Palestrante/Facilitador e Instrutor/Desenvolvedor de jogos. Atua mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios. Contato : [email protected] | 21 9 9111-0125

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