A questão de precificação, compra e reajuste de preços é um ponto nevrálgico para o sucesso da revenda de combustíveis. 

Nada pode ser tão fatal quanto errar no momento da compra e da venda de combustíveis. Pensando em trazer nisto o editor de conteúdo do Portal Brasil Postos, Renato da Silveira, convidou um especialista no segmento para escrever semanalmente sobre temas como precificação, reajustes e compra e venda de combustíveis.

Entrevista com Bruno Valêncio, Diretor Consultor da Valêncio Consultoria em Combustíveis

Pioneira na consultoria em gestão dos preços de aquisição dos produtos com as distribuidoras, validação dos reajustes aplicados pelas refinarias, negociação comercial e assessoria jurídica no assunto para postos de combustíveis e empresas consumidoras, a VALÊNCIO é liderada pelo Diretor Bruno Valêncio novo parceiro e colunista da Brasil Postos, com quem realizamos uma entrevista. Confira:

Conte-nos um pouco sobre a história da Valêncio Consultoria em Combustíveis

A Valêncio foi fundada em fevereiro de 2017 com a implementação da política de preços da Petrobras. É uma consultoria comercial focada na gestão que envolve os preços de aquisição dos combustíveis, os reajustes aplicados pela Petrobras, Usinas de Etanol, Usinas de Biodiesel, CONFAZ e o repasse realizados pelas distribuidoras.

Com essa expertise fornecemos gestão comercial técnica especializada no assunto para os nossos clientes, que se reflete em redução de custo, blindagem de reajustes sobretaxados ou limitados pelas distribuidoras na compra de Gasolina, Etanol, Diesel S-500 e S-10 e validação de custos em comparação com o mercado.

Quais os segmentos atendidos pela Valêncio? Possuímos soluções adaptadas para qualquer tipo de empresa que adquire combustíveis, sendo que nossa expertise é focada no segmento de varejo (Postos de Combustíveis) e mercado empresarial (Empresas de Ônibus, Transportadoras de Cargas, Mineração, Construção Civil, Agro Negócio).

Fale-nos um pouco sobre cada solução oferecido pela empresa. Atuamos em nível nacional e online, pois entendemos que atualmente no mundo dinâmico dos negócios, praticidade e produtividade são pilares fundamentais. Trabalhamos em quatro esferas de serviços: ANÁLISE e VALIDAÇÕES TÉCNICAS

Fornecemos assessoria técnica e comercial orientada ao melhor custo de compra dos combustíveis, com a análise e acompanhamento das variações de cambio e do barril do petróleo (Reajustes Refinaria Petrobras), variações tributárias (PMPF), leilões do Biodiesel, variações dos custos de Etanol (Usinas) e os impactos de mercado de acordo com a realidade local de cada cliente (ANP).

Desta forma, validamos se os preços de compra dos nossos clientes estão em linha com a média da sua cidade de atuação, se os reajustes aplicados pelas distribuidoras estão respeitando todos os critérios técnicos devidos como mistura do Anidro na Gasolina A, do biodiesel ao Diesel A e também se a distribuidora esta cumprindo a cartilha de defesa da concorrência da ANP.

RELATÓRIOS – Com base na expertise, acompanhamento e validação, emitimos relatórios objetivos com as informações da ANP e do mercado, com a evolução dos preços dos combustíveis de cada cliente que auxiliam em negociações comerciais, e a manter um controle preciso sobre os custos dos combustíveis do seu negócio e do seu contrato.

NEGOCIAÇÃO COMERCIAL –  A Valêncio é uma empresa composta por profissionais que atuaram no mercado de distribuição por mais de dez anos. Portanto, possuímos experiência comprovada para orientar os clientes na condução das negociações comerciais com os agentes econômicos do mercado.

ASSESSORIA JURÍDICA – Sabemos que em muitos casos a esfera comercial se rompe, e não há mais espaço para negociações. Por isso possuímos assessoria jurídica para condução de processos que envolvam rompimento de contrato por abuso de poder econômico, e também para ressarcimento de possíveis prejuízos comprovados através de Laudo Comercial emitido por nossos especialistas.

Quão importante é para um posto uma consultoria em combustíveis? O segmento de varejo é extremamente competitivo no Brasil, onde o chamariz de qualquer posto ainda é o preço do combustível, principalmente em tempos de crise econômica.

Trazendo o foco para as grandes distribuidoras, estas empresas possuem uma política de preços e margens extremamente agressivas, o foco é o lucro acima de tudo e essa prática não seria indevida, se fosse prevista em contrato. No entanto, sabemos que nenhuma destas empresas coloca em contrato qual será a forma de reajuste do preço dos combustíveis, quais serão as variáveis que se alterarão ou periodicidade disso, e veja estamos falando em transparência. Então a exemplo na gasolina, quando há aumento de custo refinaria, estas grandes distribuidoras sempre tentam emplacar algum tipo de incremento de margem e quando há reduções estes impactos não ocorrem para a revenda, isso é o que mais vemos diariamente em nossos clientes.

A Consultoria atua justamente nesta esfera, onde com o acompanhamento e expertise nós mostramos qual foi ou será o aumento devido na refinaria e qual deve ser o impacto real no custo do posto, se houve queda e se foram repassadas corretamente, e se a distribuidora está cometendo um abuso de poder econômico por posição dominante, tanto para postos bandeirados como os postos de bandeira branca.

Quando um revendedor ou gerente de posto senta ou liga para o seu representante, embasado em nossos relatórios o “tom” da negociação se inverte, e isso se traduz em redução de custo e gestão.

Sempre digo que o nosso papel muito mais do que reduzir custo, é sim garantir o repasse correto, porque sabemos que o petróleo só em 2019 subiu mais de 20% isso vai gerar impacto para o segmento, mas que seja correto e devido.

Se você tiver a necessidade de orientação sobre a validação dos seus preços de compra e se estão em linha com a média da sua cidade de atuação, se os reajustes aplicados pelas distribuidoras que você compra estão respeitando todos os critérios técnicos devidos como mistura do Anidro na Gasolina A, do biodiesel ao Diesel A e também se a sua distribuidora esta cumprindo a cartilha de defesa da concorrência da ANP consulte-nos e descubra como podemos ajudá-lo. Os dados de contato estão logo abaixo.

Artigo anteriorABRILIVRE – Associação de Revendedores Livres e Independente é Criada para defender interesse dos Revendedores
Próximo artigoFim da Fidelidade a Distribuidora e Venda Direta de Etanol seguem na pauta da ANP
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here