Gestão é, em síntese, aglutinar, conjugar, coordenar, fazer funcionar juntos e de forma complementar três recursos diferentes, visando atingir lucros e cumprir o papel social. 

Esses recursos são: 

  1. O capital, representado pelo dinheiro investido;
  2. Os ativos, representados pelos diversos equipamentos (máquinas, veículos, computadores, telefones, etc)
  3. As pessoas.

Partindo do princípio que tanto o capital como os equipamentos são manejados por pessoas, podemos afirmar que essas são a parte mais importante no processo.

Você já parou para pensar e analisar como cuida das pessoas que cuidam do seu negócio? Você as conhece? Sabe seus objetivos e sonhos? Por qual motivos trabalham para você? Você as cumprimenta diariamente?

Exercer a gestão no posto de combustível e nas lojas de conveniência, compreende somar os três recursos acima citados, objetivando um fim comum, portanto para lidar com os outros, antes você precisa lidar consigo mesmo. 

Diante do exposto, faz-se necessário uma breve reflexão do tipo: por que você trabalha?

Seguramente você trabalha pelo crescimento e pelos resultados do seu negócio, certo?

E as pessoas que trabalham no seu posto ou na sua loja? Trabalham pelos mesmos motivos que você? Será que são regidos pelos mesmos valores?

“ NUNCA TIVEMOS TANTAS OPÇÕES PARA DECIDIR NOSSO DESTINO. NENHUMA ESCOLHA SERÁ BOA, PORÉM, SE NÃO SOUBERMOS QUEM SOMOS.”   Peter Drucker

É muito importante que você tenha o maior controle possível sobre sua imagem, a firmeza nas decisões e a transparência nos objetivos como fatores determinantes de sucesso. A firmeza e a determinação apresentadas na condução dos negócios e da vida pessoal aparecem para os que lhe observam, e isso faz parte do processo de liderança.

Você precisa se conhecer muito bem, saber exatamente qual a imagem e a impressão que você e o seu negócio passam para os outros, de forma a usar isso como parte do seu instrumental de liderança, tendo em vista que é uma tendência muito grande do colaborador querer repetir comportamentos dos líderes.

Quando o cliente entra no seu posto ou na sua loja a imagem é passada através de sua equipe de trabalho. Qual será a imagem que seu cliente está levando do seu posto ou da sua loja de conveniência?

Partindo desse pressuposto, sugiro um novo olhar.

 OLHANDO E ABRINDO PARA O NOVO!!

A mudança não bate na porta e pergunta: – Posso entrar? Simplesmente ela entra trazendo o novo, e gostando ou não, cabe a cada um de nós saber o que vai fazer com ela.

Como disse Peter Drucker, quando lhe perguntaram se ele sabia o que aconteceria no futuro, ele respondeu: “ Eu só sei que quero estar no futuro. E, para isto só tenho uma certeza: de que é preciso mudar.”

Os líderes da atualidade sabem que precisam se tornar um Agente de Mudanças no seu dia a dia para garantir os resultados almejados no seu negócio.

A mudança pode ser percebida por alguns como um PERIGO a ser temido, e por isso rejeitado, e por outros, como: OPORTUNIDADE de aprendizagem, crescimento, de conhecimento de novas alternativas. Em qual você se encaixa? 

Pare e pense: quando ocorreu a última mudança em seu negócio?

Esta mudança era significativa?

O que aprendeu com ela? 

A mudança, então, nos proporciona reflexões importantes e quebra de paradigmas que podem ser entendidos como um exemplo, um modelo, uma referência, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou até mesmo um ideal. Algo de ser seguido !

O cliente hoje é muito mais informado, exigente e consciente do seu papel como consumidor em um mercado com uma grande oferta de serviços e produtos, portanto, o líder hoje tem que ter uma capacidade de servir a sua equipe e aos seus clientes.

O destino do seu negócio está em suas mãos e é você quem decide sobre isso.! 

PALAVRA DO CLIENTE:

Trate-me bem, encante-me, que além de voltar para comprar sempre, trago outros para comprar. Por outro lado, desencante-me, que além de não comprar nunca mais, falo mal da sua empresa, arruíno sua reputação, levo-o a falência.

LANÇAMENTO : Programa de Mentoria 360º em Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência – Inscrições Abertas. 

A ESCOLHA É SUA !!!

O papel de orquestrar os resultados é totalmente daqueles que estão à frente do negócio e acima de tudo acompanhado de profissionais que comungam de um mesmo propósito e visão da empresa. 

“ Os grandes líderes são como os melhores maestros – eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos.”  ( Blaine  lee)

Para concluir, deixo aqui os quatro grandes desafios para a construção de equipes de alta performance:

 

  • Embarque as pessoas certas e desembarque as erradas;
  • Coloque as pessoas certas nas funções certas;
  • Decida que rota tomar com as pessoas certas;
  • Tenha como principal prioridade manter ao menos 90% das pessoas certas no lugar certo.

Espero tê-lo convencido de que quando colocamos as pessoas certas nos lugares certos e com a sua participação ativa na liderança, decidindo juntos qual rota seguir, você conseguirá formar equipes de alta performance e será mais fácil a obtenção de grandes resultados. 

“ ESCOLHER GENTE MELHOR DO QUE VOCÊ MESMO, TREINÁ-LAS, DESAFIÁ-LAS E MANTÊ-LAS É A PRINCIPAL TAREFA DOS LÍDERES.”

      

A Consultora Cristina Lima é a mais nova colunista do Portal Brasil Postos e escreverá temas como a gestão de pessoas, comportamento, treinamentos de equipes, gestão do posto e da loja de conveniência.

Atua no mercado de combustíveis desde 2001, com treinamentos ministrados para a Petrobras em 82% dos estados da federação, como também para o DF, aliada à sua formação acadêmica na área educacional como Pedagoga, com especialização em Gestão escolar. A Especialização no formato MBA em Gestão de Pessoas, veio solidificar seus conhecimentos que a qualificam para conduzir sua equipe de consultores de treinamentos e construção de projetos de Gestão de Pessoas.

HISTÓRICO PROFISSIONAL – – Atribuições destinadas à PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A (até o início de 2018).
Elaboração e realização de treinamento e palestras: motivacionais, atendimento a clientes, vendas, SMS com foco na Sustentabilidade, Segurança Alimentar, Responsável Técnico, Combustíveis Petrobras, Lubrificantes, Gerenciamento de Postos de Combustíveis, aprendendo sobre lubrificação, Como Atuar nas lojas BR MANIA (Petrobras), apresentação do PIM (plano integrado de marketing) em diversas praças como: Fortaleza, Belém, Minas Gerais, Brasília, Goiânia. Apresentação também do DESAFIO PETROBRAS em diversas regiões do país. (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.)

Atualmente atua como consultora na área dos postos e Lojas de conveniência para Raízen / Shell em todo o Brasil. Alguns treinamentos realizados:

• Venda mais Loja Shell Select;
• Liderança Ativa para Lojas de Conveniência;
• Experiência Shell V Power;
• Venda mais lubrificantes;
• Técnicas de mershandising para lojas de conveniência;
• Exposição e organização de produtos nas lojas de conveniência;
• Treinamento de abertura de lojas (arrumação de gondolas, prateleiras e geladeiras);

+++ Líderes de resultados – Novo Normal em Postos e Conveniência

+++ O Mundo V U C A – Aplicado ao Momento da Revenda de Combustíveis e Lojas de Conveniências

+++ Quais as DORES você enfrenta na gestão do posto?

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