No dia a dia da nossa consultoria em gestão de combustíveis, nos deparamos com sobretaxações, limitações, desculpas sem fundamentos por parte das distribuidoras que levam você revendedor muitas vezes a obter resultados negativos em seus postos.

Pensando nisso seguem três cuidados que você deve ter com os reajustes aplicados pelas Distribuidoras.

1 – Reajustes Tributários – Você revendedor deve saber que na maioria dos estados do Brasil a base de cálculo utilizado para cobrança do ICMS nos combustíveis é atualizada quinzenalmente, através do PMPF (Preço Médio Ponderado Pessoa Física).

Este preço de pauta é coletado pelo governo, e reflete justamente a média de preço comercializado pelos postos de combustíveis.

É praxe das distribuidoras absorver quedas de custos em suas margens. Portanto, é importante saber acompanhar os impactos tributários sobre os preços de aquisição dos combustíveis com a distribuidora, por se tratar de alteração tributária é crime de ordem econômica o repasse maior de valores e também o não repasse da queda, e isso ocorre constantemente na cadeia de distribuição, principalmente em quedas.

2 – Reajuste Etanol Hidratado e Anidro – Diferentemente dos produtos refinados, o Etanol Hidratado e o Anidro são negociados e comercializados entre as Usinas e as Distribuidoras, não existe data ou fórmula de reajuste para o etanol e este mercado segue justamente a lei de oferta e demanda, ou seja, quando há muita oferta de Etanol os preços caem e o contrário reflete-se em aumento.

Portanto, é necessário saber acompanhar os índices de comercialização do Etanol, semanalmente você pode chegar a perder R$ 0,0500/L sem ao menos saber. O mesmo vale para mistura do Etanol Anidro na gasolina.

3 – Reajuste Biodiesel – Bimestralmente ocorrem os leilões da ANP para atualização dos preços de comercialização do Biodiesel, muitos resultados de leilões refletem em queda, quedas essas que devem refletir no preço do Diesel S500 e S10 adquirido por você com sua distribuidora.

Você tem acompanhado os impactos de biodiesel? Só em 2019 já temos acumulado R$ 0,0400/L de queda de biodiesel.

Quer ter gestão sobre estas questões, entre em contato com a Valêncio Consultoria em Combustíveis.

Artigo anteriorMinistro de Minas e Energia quer trocar diesel por gás nos caminhões
Próximo artigoANP avalia liberar venda de botijão de gás ‘parcialmente cheio’ e sem marca de distribuidora
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here