Uma metáfora diz que, se você puser um sapo numa panela, enchê-la com água e colocá-la no fogo, vai perceber uma coisa interessante: o sapo se ajusta à temperatura da água, permanece lá dentro e continua se ajustando quanto maior for o calor. Quando a água está perto do ponto de fervura, o sapo tenta saltar para fora, mas não consegue sair porque se encontra muito cansado, devido a tantos ajustes que teve que fazer e morre.

O revendedor, hoje, é como o sapo na panela: está tentando sobreviver, mas não aguenta mais os reajustes frequentes de preços da Petrobras. Desde a implantação da nova política de preços, o revendedor tem feito de tudo, mas ele virou o bandido para o político virar o herói. As altas de preços nos últimos 60 dias chegam a quase 30%.

Parece simples apenas repassar o custo, mas não é tão fácil como parece.

Por isso, no texto de hoje, compartilho 7 consequências dos reajustes frequentes da Petrobras, que seguem sua nova política de preços, para o revendedor.

Continue a leitura abaixo!

1. Fluxo de Caixa estourado – Cada aumento exige mais capital de giro para manter o fluxo de caixa em dia. A solução, para muitos revendedores, tem sido empréstimos bancários ou antecipação de cartões de crédito.

2. Intolerância do cliente – Os clientes estão cada dia mais impacientes com os reajustes frequentes nos preços. Não acreditam que o combustível está subindo tanto, pois não é mais notícia nos jornais. Acreditam que o dono do posto está aproveitando da situação.

3. Reajuste por parte das distribuidoras – As distribuidoras demoram para reajustar os preços para baixo, mas são ágeis no aumento. Se o revendedor tem contrato, é obrigado a comprar com eles e ponto final.

4. Queda de volume – Consequência dessas altas frequentes, o consumidor diminui o consumo, buscando alternativas mais baratas, como motos, transportes públicos ou ainda fazendo compartilhamento de carros. O baixo volume de vendas do posto, acarreta num maior prazo para o cumprimento de contrato das distribuidoras.

5. Negociação com correntistas – Como negociar um preço fixo com um cliente potencial se seu preço altera todos os dias? Virou um desgaste enorme tal parceria e o revendedor sempre perde a luta.

6. Remarcação de preços – Esse é o pior problema. O revendedor, em diversos momentos, acaba assumindo a queda de margem para evitar desgastes e, assim, preservar sua clientela.

7. Vantagem para Bandeira branca- O maior beneficiado nessa política de preços da Petrobras. A liberdade de compra de combustíveis faz com que as distribuidoras, que são suas fornecedoras, tenham velocidade em atualização de preços para postos independentes. Eles são o termômetro do mercado. Todas as redes precisam de, pelo menos, um posto bandeira branca para ter um parâmetro de custos.

A revenda pede socorro, mas ninguém escuta. A distribuidora só quer pisar no pescoço do revendedor. O governo faz vista grossa e não ajusta os tributos conforme os governadores prometeram em campanha. Nos resta, então, aguardar quando o governo federal tornará essa pauta prioridade. Enquanto isso o sapo vai tentando sobreviver, mas a água já ferveu…

Aqui no ClubPetro, trabalhamos dia e noite para ajudar o revendedor a superar obstáculos como os que foram compartilhados no texto de hoje. Se você quiser saber mais sobre nossas ferramentas, preencha o formulário abaixo com seus dados para contato e agende uma conversa com um de nossos especialistas, gratuitamente.

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