cursos_frenstistas

Você está satisfeito com a qualidade de atendimento e vendas dos seus frentistas? As vendas adicionais de produtos e serviços automotivos do posto estão crescendo ?

Closeup of a happy young woman smiling isolated on white backgroSe o principal beneficiado pela venda dos produtos automotivos são os próprios frentistas que recebem comissão ( prêmios em dinheiro ) e reconhecimento da chefia você já se perguntou porque a maioria dos frentistas se recusam a vender ? E aqueles que  tentam vender apresentam resultados de vendas insatisfatórios?

Se você respondeu não para qualquer uma das perguntas acima continue lendo este artigo.

IMG_7089Muitos Gestores de Postos reclamam que seus frentistas perdem grandes oportunidades de vendas quando deixam de oferecer os produtos automotivos ou a gasolina aditivada para os clientes que estão abastecendo.

Isto é uma grande verdade, entretanto o que está por detrás disto é uma completa falta de foco no treinamento e capacitação dos colaboradores do posto.

E isto ocorre porque os postos bandeirados esperam que o treinamento seja feito pela distribuidora. Porém, como a rotatividade é muito alta, fica praticamente impossível treinar todos os frentistas que são contratados nos postos país afora com a frequência necessária.

Já os postos bandeira branca sentem grande dificuldade em desenvolver um programa de capacitação contínua pois precisam desenvolvem competência interna  ou dependem de consultores externos para capacitar sua equipes. O resultado são frentistas completamente despreparados e que desperdiçam grandes oportunidades de vendas.

“Na prática o que ocorre é que ninguém se responsabiliza pelo treinamento dos frentistas independente se os postos são bandeirados ou não. Estes  profissionais sentem-se  inseguros , com medo de vender o produto errado ou de acabar se complicando com a chefia ou com seus colegas, resultando em esforço de venda negativo”. 

Ninguém vende o que não conhece. Os frentistas tem medo de oferecer produtos errados que causem pane no veículo do cliente, pois sabem que se houver algum tipo de problema vai sobrar para eles. Em época de dinheiro curto, e sem capacitação adequada, preferem não arriscar.

Outro problema que existe é com relação a falta de implantação de campanhas de vendas com regras claras e bem definidas. Existem vários casos em que o Gestor não tem capacidade de implementar uma campanha com metas, acompanhamento, incentivo e reconhecimento e quando os frentistas se dão conta que a “campanha é furada” , que existe muito amadorismo do gestor, que não vai receber nada pelo esforço e engajamento na campanha, acabam boicotando a campanha. E o pior é que todo o investimento de tempo e dinheiro se perde além de causar um ambiente de desconfiança entre a chefia e os membros da equipe do posto. Lembre-se que fazer uma campanha de incentivo de vendas sem planejamento é um “tiro no pé”.

Para minimizar estes problemas de falta de treinamento dos frentistas a área de Cursos do Portal Brasil Postos desenvolveu 2 ferramentas para capacitação de frentistas que podem ser combinadas e que representam uma grande solução para os Gestores que buscam alternativas para melhorar a capacitação de seus colaborados. Veja quais são:

Banner-Infografico-News-1024x420

1- Curso de Capacitação Online – Este curso  apresenta todos os conteúdos que fazem parte da rotina diária destes colaboradores que devem dominar desde o conhecimento de vendas e atendimento até os procedimentos de segurança e meio ambiente.

O objetivo  é capacitar os frentistas  em TODAS AS  ROTINAS OPERACIONAIS   da função e também APRESENTAR AS TÉCNICAS DE VENDAS E DE ATENDIMENTO AO CLIENTE .  

As aulas são online, estão disponíveis através do computador, tablet e smartphone e podem ser acessadas em qualquer horário. No final do curso o aluo deverá fazer uma avaliação para receber seu certificado.

Banner_Apostila_02

2 – Apostila Impressa para Treinamento – Este material apresenta os mesmos conteúdos do Curso de Capacitação Online, porém é entregue através de uma Apostila que poderá ser usada em TODOS OS TREINAMENTOS DO POSTO. É indicado para os profissionais que são responsáveis por ministrar treinamentos para equipes de frentistas.


Banner Lateral Curso Frentista

Curso Online + Apostila Impressa = Solução Perfeita de Treinamento de Frentistas.

Se você realmente está preocupado em qualificar suas equipes de frentistas, indicamos o uso das duas ferramentas. Desta forma você pode disponibilizar o acesso individual ao Curso Online para cada frentista e realizar os Treinamentos Coletivos com o material impresso e, para finalizar, o frentista deverá responder o a avaliação de desempenho para comprovar o aprendizado.  O resultado é impressionante e transforma os frentistas em vendedores de pista.

Se você tem outra necessidade de treinamento para sua equipe de frentistas entre em contato conosco para ajudá-lo.

Para comprar o curso ou a apostila é necessário entrar em contato com nossa equipe de consultoras de vendas pela WhatsApp 47 9 9985 4554 ou 47 3025-1690.

+++ LEIA TAMBÉM : Conheça a Apostila para Treinamento de Frentista

+++ LEIA TAMBÉM : Curso Profissionalizante para Frentistas Online

+++ LEIA TAMBÉM : Plataforma de Cursos Online para Postos e Loja de Conveniência

Artigo anteriorCade volta a defender venda direta de etanol para postos
Próximo artigoAumente o movimento da pista com uma ação
Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here