O Tanque para Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis é utilizado para armazenar de forma segura os mais diversos tipos de combustíveis comercializados nos Postos de Serviços.

O Tanque Jaquetado de Combustíveis é composto por uma parede em aço carbono ASTM A-36 revestida por uma camada de resina plástica reforçada com fibra de vidro, que garante proteção secundária.

Entre elas, um espaço intersticial permite a instalação de sensor para detectar qualquer vazamento.Os tanques estão disponíveis em configurações com até quatro compartimentos, com capacidade de armazenamento de 15.000L a 60.000L, e é certificado de acordo com as normas ABNT NBR 16.161.

O tanque jaquetado ecológico para postos de combustível, ou tanque de dupla parede, é composto por contenção secundária, uma em aço-carbono ASTM A-36 e outra em fibra de vidro laminada (termofixa). Entre elas há um espaço intersticial para a instalação de sensor eletrônico de monitoramento, que sinaliza vazamentos.

O tanque subterrâneo jaquetado deve atender a norma ABNT NBR 16161:2015. Esta norma estabelece os requisitos gerais para fabricação de tanques cilíndricos, de paredes simples revestidas ou de parede dupla jaquetada, destinados à armazenagem subterrânea de combustíveis em posto revendedor, ponto de abastecimento e instalação de sistema retalhista.

banner_Leia _também1

 LEIA TAMBÉM: +++ Como funciona o sistema de monitoramento do interstício dos tanques jaquetados

O equipamento é composto por uma parede de Aço Carbono ASTM A-36 revestida por uma camada de resina para proteção secundária, criando um espaço intersticial entre elas para a instalação de sensor eletrônico que detecta possíveis vazamentos e proporciona maior proteção ao meio ambiente.

 Conheça as parte que compõem o equipamento: 

Vacuometro_Tanque_Zeppini

Vacuômetro – Componente utilizado para realizar o monitoramento da pressão entre as paredes interna e externa do Tanque de Combustível.

O Vacuômetro permite se certificar da integridade da parede externa do equipamento até o momento da instalação do mesmo na cava do Posto de Combustível.

Boca_Inspeção_Tanque_Zeppini

Boca de Inspeção – A Boca de Inspeção é o componente que permite acesso seguro ao interior do Tanque. Este ponto conta com três entradas para linhas de abastecimento e uma entrada para linha de respiro.

Neste item, também é instalado o sensor de monitoramento do volume de combustível, que permite o controle da quantidade de combustíveis disponível no posto.

Alça_içamento_tanque_combustível_Zeppini

Alça de Içamento – Componente localizado na parte superior do Tanque de Combustível para realizar atividades relacionadas ao transporte e posicionamento do equipamento na cava durante o processo de instalação.

Cada Tanque de Combustível conta com duas Alças de Içamento, visando facilitar as operações relacionadas a estas atividades.

tubo_monitoramento_tanque_combustível_Zeppini

Tubo de Monitoramento – O Tubo de Monitoramento é localizado entre as paredes interna e externa do Tanque de Armazenamento de Combustíveis. Nele, é realizada a instalação do sensor de detecção de derrames.

Na extremidade superior do tubo, é instalada a Câmara Universal de Monitoramento RU2 que abriga a Caixa de Passagem de Sensores.

ponto_descarga_tanque_combustível_Zeppini

Ponto de descarga – É o ponto de acesso onde o caminhão tanque realiza a descarga do combustível para o interior do Tanque de Armazenamento.

Na extremidade superior do Ponto de Descarga, é instalada a Câmara de Calçada com Reservatório de Contenção, também conhecida como Spill, que permite que o processo ocorra de forma segura.

tubo_sucção_tanque_combustível_Zeppini

Tubo de Sucção com filtro de linha – O Tubo de Sucção, também conhecido como Tubo Pescador, é utilizado para subida do combustível do Tanque para o Sistema de Tubulação que irá leva-lo até as Bombas.

O equipamento conta com um Filtro de Linha em sua extremidade inferior, que possui tela especial para realizar o processo de filtragem fina do combustível antes do mesmo entrar na tubulação que o direciona para a Bomba.

Artigo anteriorComo funciona o sistema de monitoramento do interstício dos tanques jaquetados
Próximo artigoEntenda a diferença entre as resinas usadas em Tanques Jaquetados

4 COMENTÁRIOS

    • Bom dia Sr. Cleino,
      Nossos contatos são 47 9 9985-4554 (whats app) e 47 3025 1690 pelo televendas. Peço a gentileza de entrar em contato que lhe passaremos a informação solicitada.
      Atenciosamente,
      Equipe Brasil Postos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here