Atendimento personalizado e contato frequente ajudam o consumidor virar seu freguês.

Cliente na pista costuma ser bom sinal, mais ainda se ele, além de abastecer concretizar a compra dos produtos de pista ou na loja de conveniência.

Mas o mais importante para o seu negócio é que ele volte ao seu posto e compre novamente o seu produto ou serviço, de preferência durante vários anos.

Para garantir que isso aconteça, trabalhar a fidelização é fundamental. Confira a seguir algumas estratégias sugeridas para fisgar o consumidor e transformá-lo em “freguês”:

1. Conheça a clientela

imagesEsta é a regra de ouro para quem quer fidelizar. Além dos dados de praxe, como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente e armazene o seu histórico de compras.

Para estimular o cadastramento recomendamos que se se ofereça algum brinde ou que se promova um sorteio para premiar o cliente pelo esforço extra. Com estas informações em mãos, você pode estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada. Para não soar intrusivo, não exagere na relação de perguntas.

2. Estabeleça vínculos

fidelizarSeja no mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Oriente os frentistas e operadores dos caixas a perguntarem se faltou algum produto e se ele foi bem atendido no posto ou loja de conveniêcia, por exemplo.

A internet oferece canais de comunicação gratuitos e que funcionam muito bem. Agradeça a vinda dele ao seu posto e também peça uma avaliação. “O cliente aprecia muito ser reconhecido e quer que a sua presença seja notada e valorizada”.

Aconselhamos ainda que o empreendedor premie de alguma maneira as comprar mais significativas. Tenha sempre um registro da média de compras mensais e, se ele ultrapassa esse valor, agradeça com um brinde ou algum tipo de bonificação.

3. Faça das novidades um novo contato

Utilize os elementos de comunicação visual do posto como banners e lonas promocionais além de ferramentas digitais como Facebook e e-mail para divulgar novidades que possam interessar aos seus consumidores. Novas opções de lanches e bebidas na loja de conveniência, transmissões de jogos do campeonato brasileiro em telões além de campanhas promocionais de venda de combustíveis ou serviços como lavação e troca de óleo são boas alternativas.

Procure identificar os clientes que são formadores de opinião e têm redes de contatos significativas – se bem trabalhados, eles poderão se tornar seus melhores aliados. Clientes muito especiais, que adquirem com frequência, podem até ser contatados por telefone. Utilize o histórico de compras e faça contato quando tiver um produto ou serviço que se adeque ao perfil dele, baseando-se em aquisições anteriores.

4. Mime o cliente

Conquistar o cliente pelo preço é uma estratégia perigosa, porque ele dificilmente aceitará pagar mais. A melhor alternativa é mostrar que você oferece mais que a concorrência pelo mesmo, agregando valor ao produto ou serviço. Se você deseja estimular a venda de gasolina aditivada , por exemplo, é possível aumentar o valor da sua oferta oferecendo lavação de aparência grátis nos dias de semana e nos horários de baixo fluxo de clientes.

Outra maneira de fortalecer o relacionamento com o cliente é conquistá-los com mimos exclusivos. Se você quer estimular a venda para clientes taxistas, por exemplo, ofereça café e uma sala de descanso com jornal e água fresca e meça os resultados. Você vai se surpreender.

5. Renda-se ao Cartão Fidelidade e as Redes Sociais

BrasilPostos_Layout_Cartao_Frente_29-800x500O Cartão Fidelidade tornou-se um importante aliado dos postos de serviços, portanto estabeleça o quanto antes a sua estratégia de fidelização. De preferência primeiro que seus concorrentes diretos.

Cadastre todos os clientes que abastecem ou compram em seu posto. Registre todas as operações e acompanhe quais clientes são mais fiéis. Identifique-os e estabeleça uma forma permanente de contato seja por telefone, facebook, sms ou email. São canais importantes para você enviar notícias sobre seu negócio e acompanhar os comentários que os clientes farão espontaneamente. Cada vez mais as pessoas comentam em suas redes as experiências positivas e negativas nos estabelecimentos que frequentam.

Por outro lado, os consumidores também poderão fazer comentários positivos, elogiando e recomendando seus produtos e serviços. Tenha cuidado apenas para não abusar na quantidade de informações publicadas, cansando o seu cliente. Ele também deve ter a opção de ser retirado do mailing ou das mensagens do Twitter e Facebook sempre.

Estabeleça recompensas interessantes em seu programa de fidelidade. Desperte o desejo pelos prêmios e estimule a recompra em troca da premiação.

Se você se interessa por assuntos de fidelização e relacionamento mantenha contato conosco.

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