Clientes passageiros, não identificados com os serviços do posto, clientes que buscam apenas o valor do litro do combustível.

DESAFIO: O maior desafio de um dono de posto de gasolina é conseguir fidelizar seu cliente. Segue algumas dicas de como ATRAIR, CONQUISTAR e MANTER = FIDELIZAR seu cliente.

COMO FIDELIZAR SEU CLIENTE?
Alguns passos são importantes nesse processo, iremos decorrer por esses passos:

1. PASSO: ATRAIR
O princípio de atrair o cliente é sempre baseado na estrutura do local, na limpeza do ambiente, na boa aparência dos funcionários e na organização e principalmente no MARKETING. Algumas dicas para atrair clientes deste tipo de negócio:

1.1 – Mantenha seu posto bem sinalizado.
– Coloque placas indicativas de preços de combustível no sentido da via principal de carros e principalmente no sentido contrário a via. Pois o cliente esquece-se de observar o valor quando passa pelo posto, mas poderá observá-lo após passar.
– Utilize a organização das leis de trânsito no pátio do seu posto.
– Utilize placas indicativas nas bombas quando as mesmas estão inoperantes.

.1.2 – Organize as bombas
– Para facilitar a manobra do motorista e minimizar o disperdício de espaço no seu pátio. (forma sugerida: Bombas em diagonal com atendimento dos dois lados)
– Indique de maneira bastante visível o tipo de combustível da bomba. Se possível para que o cliente possa ver no momento que se deslocar no pátio do posto.

.1.3 – Marketing Direto.
– Panfletagem nos sinais de trânsitos que antecedem seu posto. Enfocando sempre os serviços prestados, qualidade no atendimento, deixando claro ao cliente que lá ele e seu carro serão tratados em sua individualidade e não como mais um carro no posto.
– Placas Indicativas próximas ao seu posto, informando que logo a frente há um posto de gasolina.

2. PASSO: CONQUISTAR
Os principais pontos para conquistar seu cliente é oferecer serviços de qualidade, diferenciados, tratá-los em sua individualidade e com excelência no atendimento.

.2.1. – Serviços diferenciados:
– Loja de conveniência interna com atendimento rápido e atendentes no pátio do posto, para que o mesmo enquanto espera encher o tanque não tenha que se deslocar até a loja de conveniência para comprar uma barra de chocolate.

– Pagamento com cheque. Cheque? Aquele vilão dos postos de gasolina? Ele mesmo.
Muitos excelentes clientes ainda possuem cheque, e seria ideal para eles poderem continuar a utilizar seu talão de cheques ouro. O dono do posto deve informatizar sua lista de clientes, fazer cadastro simples e rápido do cliente para que ele possa sempre pagar com cheque.

– Pagamentos com Cartões de Débito e Crédito no mesmo valor de dinheiro. Corra esse risco inicialmente, e terá lucro e clientes fiéis.

– Posto de lavagem rápida – Lavagem rápida é aquela de 30 minutos no máximo, se quiser investir nesse tipo de serviço ele tem que ser de qualidade, pois pode afastar os clientes após a primeira lavagem.

– Checagem do nível do óleo e limpeza de para-brisas já são obrigatórios.

.2.2. – Atendimento de qualidade

– A boa aparência dos funcionários é essencial, uniformes sempre limpos – nada de uniforme manchados etc.

– Conhecer seu cliente pelo nome, criar um vínculo de amizade e zelo.

– Atendentes com conhecimento sobre carros, não é sobre mecânica, mas sim sobre carros, o que é melhor para o carro do clientes, tipos de óleo, quando se deve trocar o óleo etc.

3. PASSO: MANTER
O principal deste passo é manter tudo que foi descrito anteriormente, e ainda, realizar PROMOÇÕES. Fazer pequenas promoções pode não custar nada para você, mas para seu cliente é muito. Agregar valores ao litro do combustível é a melhor solução.

– Cartão Fidelidade – Crie um cartão fidelidade e faça a promoção de a cada abastecimento será contada a quantidade de litros e quando alcançar um valor X de litros o cliente ganha uma lavagem.

– Selo para clientes Vips – Crie um selo para adesivar o para-brisas do carro do seu cliente vip (aquele do cheque, aquele que consome em média de 200 litros mensais etc.)
Se possível esse cliente poderá fazer abastecimentos diferenciados: a prazo no cartão, descontos no valor final do abastecimento de acordo com uma tabela (Encher o tanque – carro pequeno – 3% desconto – carro grande – 5%). Quando a sua lista de clientes vips estiver grande, crie uma bomba somente para clientes vips.

– Brindes – Faça uma política de brindes. Pequenos brindes podem deixar o cliente encantado e voltar sempre a esse posto.

– Conheça seu cliente – Cupom desconto – Seu cliente é daqueles que cuidam bastante do carro, ofereça um cupom desconto na compra de um produto de limpeza para o carro.

Para finalizar, PENSE… “A melhor forma de fidelizar seu cliente é tratá-lo como único, conheça-o”

Por: [email protected]

Artigo anteriorComo fidelizar clientes de postos de combustível?
Próximo artigoMecanismos de Fidelização dos Clientes
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia…tudo muito legal,mas…
    1. PASSO: ATRAIR
    O princípio de atrair o cliente é sempre baseado na estrutura do local, na limpeza do ambiente, na boa aparência dos funcionários e na organização e principalmente no MARKETING. Algumas dicas para atrair clientes deste tipo de negócio:
    na boa aparência dos funcionários….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here