Pequenas e médias redes de postos que experimentam o crescimento, muitas vezes se deparam como um problema: o logotipo do posto de gasolina criado no início do negócio está defasado, ou seja, não passa mais para o mercado a mensagem correta ou a imagem adequada.

É importante entender que um logo deve ser muito bem estudado, levando em consideração vários fatores como perfil dos clientes do posto (idade, classe social, motoristas, caminhoneiros), serviços oferecidos (troca de óleo, lavação), mix de produtos da loja de conveniência, bandeira (se é bandeirado ou não), localização (postos de cidade ou de rodovia) e concorrência.

Disponibilizamos um check list de itens que devem ser verificadas em um logo para posto de gasolina.

Como criar um logo de posto de gasolina

  • Entenda quais benefícios seu posto realmente entrega a seus clientes.
  • Defina um posicionamento, isto é: como quer ser visto pelo público.
  • Mostre seus diferenciais no logo, aquelas atividades que faz melhor que os outros postos.
  • Um logotipo de posto de gasolina deve passar confiança, segurança e profissionalismo.
  • Entenda o público para criar um logo com que eles se identifiquem.
  • O logo deve ser único e original, evite modismos passageiros.
  • Ele deve também ser de fácil memorização.
  • Um bom logo é reproduzível em vários tipos de mídias, materiais e tamanhos.
  • Preferia a objetividade e a simplicidade. Logos muito elaborados tendem a confundir o público.
  • O logotipo tem que ter personalidade, retratar fielmente a empresa.
  • Logomarca de posto de gasolina costuma ter cores fortes e energéticas, mas isso não é uma regra, outros preferem cores mais naturais e ecológicas, como o verde. Tudo depende de seu posicionamento.
  • Outra referência comum são bombas de gasolina, estradas e gotas. Analise o que é melhor: ser reconhecido facilmente ou criativo?
  • Por fim, contrate um bom designer profissional!

A comunicação visual é a ferramenta de comunicação mais utilizada em uma revenda de combustível. Cerca de 80% dos investimentos em comunicação são gastos em faixas, placas e totens. Portanto, após a aprovação da nova logomarca do posto de gasolina, é indicada a substituição de todos os elementos que contenham a antiga marca.

Com isso, a construção da identidade visual da empresa deve ser feita para durar muitos anos. Caso ela envelheça rapidamente, o custo maior não é refazer o projeto da identidade visual em si, mas sim substituir toda comunicação já feita com o antigo logotipo do posto de gasolina.

Exemplos de logo para posto de gasolina

logosFonte: Wedologos Blog

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