O Certificado de Calibração é um documento, originado a partir da atividade de Calibração, emitido por um Laboratório de Calibração que tenha seus processos adequados a norma NBR ISO/IEC 17025 e que possua padrões de referência rastreados a organismos nacionais (Inmetro/RBC) ou Internacionais.

Para que serve o Certificado de Calibração? 

O objetivo do Certificado do Calibração é fornecer ao cliente os erros de medição do equipamento no momento da calibração.

Conhecendo os erros do seu instrumento de medição, o cliente poderá corrigi-los no momento da utilização, tornando a medição mais exata e de maior confiabilidade.

A Calibração é obrigatória? A Calibração de instrumentos de medição é de extrema importância para garantir a qualidade dos equipamentos. Ela é obrigatória para empresas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, Portarias Técnicas do Governo, entre outras.

Quem deve comprar o Certificado de Calibração? Empresas certificadas nas normas de qualidade ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, ou que:

– Possuam produtos certificados na Anvisa ou no Inmetro.

– Fornecam para empresas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, entre outras.

– Forneçam produtos para grandes empresas ou autarquias, como Petrobras, Metrô, Vale do Rio Doce, Usiminas, Universidades Estaduais e Federais, entre outras.

– Realizem Inspeções de qualidade para grandes empresas, como Petrobras.

– Realizem medições de Segurança do Trabalho.

– Forneçam para ramos onde a segurança seja um fator crítico como Aviação, Marítimo, Alimentício, Farmacêutico, Hospitalar, Automotivo, entre outros.

Os Certificados de Calibração são emitidos em cópia física e acompanham o produto e devem possuir uma numeração única por calibração, garantindo sua identificação por equipamento calibrado.

Os certificados devem ser passíveis de rastreabilidade à Rede Brasileira de Calibração RBC – Inmetro ou Órgãos Internacionais reconhecidos pelo Inmetro além de atender à todas as normas de qualidade, entre elas a ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59, Portarias Técnicas do Governo, entre outras.

Seguem rigidamente as normas de referência de cada instrumento de medição e devem possuir a data da calibração e o nome do responsável, para rastreabilidade das informações.

Saiba mais sobre a Calibração: Por definição do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), Calibração é:

operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.

NOTA 1 Uma calibração pode ser expressa por meio duma declaração, uma função de calibração, um diagrama de calibração, uma curva de calibração ou uma tabela de calibração. Em alguns casos, pode consistir duma correção aditiva ou multiplicativa da indicação com uma incerteza de medição associada.

NOTA 2 Convém não confundir a calibração com o ajuste dum sistema de medição, frequentemente denominado de maneira imprópria de “auto-calibração”, nem com a verificação da calibração.

NOTA 3 Frequentemente, apenas a primeira etapa na definição acima é entendida como sendo calibração.”

*Calibração e Aferição podem ser entendidos como a mesma atividade, embora o termo Aferição tenha caído em desuso por recomendação do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM).

**A Brasil Postos conta com uma rede de Laboratórios de Calibração

parceiros, portanto o laboratório emissor do certificado de calibração pode variar conforme disponibilidade e demanda de serviços.

ESTE CERTIFICADO NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE. O VALOR É VÁLIDO SOMENTE PARA A COMPRA EM CONJUNTO COM UM PRODUTO NOVO.

Se você deseja comprar os Produtos de Análise de Combustíveis em nossa Loja Virtual, clique aqui.

 

+++ Atenção aos Instrumentos de Análise

+++ Aprenda a fazer os testes de qualidade em combustíveis

+++ EPI’s – Análise dos riscos ambientais em posto de combustíveis

 

Artigo anterior‘Bandeira branca’ se fortalece com crise no setor de combustíveis
Próximo artigoMinistério da Justiça dá parecer favorável ao fim da Tutela Regulatória da Fidelidade à Bandeira
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here