Comunicação Visual para atrair e fidelizar clientes do Posto

0
Comunicação  Visual para atrair e fidelizar clientes do Posto

Todos os dias os responsáveis pela gestão da revenda perguntam-se o que pode ser feito para aumentar as vendas e, conseqüentemente a lucratividade.

Dentre os vários fatores de gestão de postos as estratégicas de marketing, propaganda e comunicação visual sempre são consideradas. Com vistas a esclarecer sobre as possibilidades e ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas pela Revenda de combustível é que escrevo este artigo.

A comunicação visual é o sentido mais utilizado pelo cliente em uma revenda de combustível. Ela envolve todo o Projeto Visual partindo da imagem e identidade do posto e seguindo por todos os pontos de contato como: coberturas e testeiras, totens e Placas de Preços, área de abastecimento, pontas de ilhas e todo o material de merchandising do posto e da loja de conveniência.

Se a comunicação visual do posto está desgastada com placas velhas e desbotadas, identificação de preços e serviços confusos, o cliente percebe como desleixo e falta de comprometimento e isto pode causar uma má reputação resultando na perda de clientes que optam por concorrente que oferecem um “pacote de valor” e uma experiência de compras mais estimulante e agradável.

É necessário de que a imagem esteja em condições de gerar confiabilidade e qualidade visual aos clientes .

Esta qualidade visual transmite credibilidade e segurança, assegurando a venda pois sempre que o cliente vem até a revenda ele avalia se o ponto de vendas está organizado, limpo, com alguma ação promocional além de esperar algo novo e voltado para suas necessidades. Neste sentido a comunicação visual é muito importante e deve ser cuidada nos mínimos detalhes. O proprietário do posto deve estar voltado para a manutenção e conservação dos elementos de imagem do posto, iluminação, a conservação de suas placas e fachadas, enfim deve montar um palco que o espetáculo de vendas seja o melhor possível.

Posto Bandeira Branca

Para os postos que utilizam sua própria bandeira, conhecidos como “posto bandeira branca” este esforço de comunicação visual deve ser redobrado, pois, como não há uma marca conhecida que endosse a qualidade dos serviços e a procedência dos combustíveis, caberá ao projeto visual do posto e a identidade da marca criada esta função de suprir o sentimento de desconfiança. Para tanto os projetos de criação de marca, imagens e produtos para Postos de Bandeira Branca, devem ser atraente e transmitir credibilidade e confiança.

Para auxiliar a sua estratégia de comunicação visual o Portal Brasil Postos desenvolveu uma apresentação de todos os elementos que podem ser utilizados em um posto. Para acessar basta clicar aqui: http://www.slideshare.net/fullscreen/brasilpostos/comunicao-visual-postos-de-combustveis/2

 Boa Leitura.