Anúncio 04

Você sabia? Venda de combustível em galões ou garrafas pet é proibido?

  • 03/04/2013 | 16 comentários |

    Determinação da ABNT, objetiva garantir a segurança no transporte do combustível.

    Já está em vigor desde 2008 a norma técnica da ABNT NBR 15.594-1 que proíbe a venda de combustível em saquinho plástico e garrafa Pet. É dela também as instruções para abastecimento de motos. Países afora ocorreram alguns casos de postos autuados por vender combustível em embalagens não apropriadas. Na maioria dos casos, o erro ocorre por desconhecimento.

    A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no País, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. A ABNT tem poder para autuação em caso de irregularidades.

    ABNT divulga nova norma de operação e manutenção de postos.

    A NBR 15.594 compila os principais procedimentos de operação e manutenção de postos. No caso das motocicletas, por exemplo, a norma define que o abastecimento desse tipo de veículo deve ser feito sem pessoas sentadas, com vazão lenta, sem auxílio do funil e mantendo o contato entre o bico e o bocal durante o abastecimento.

    Já para as situações em que o consumidor vem em busca de combustível para sanar uma pane seca no veículo, a venda de gasolina, etanol ou diesel fora do tanque só pode ser feita utilizando-se recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento. Os nãos metálicos devem ter capacidade máxima de 50 litros e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais. O abastecimento deve acontecer com o recipiente fora do veículo e apoiado sobre o piso, sendo o bico embutido ao máximo possível dentro dele. Ainda segundo a norma, para evitar que aconteça transbordamento no caso de dilatação do produto, os recipientes devem ser abastecidos em até 95% de sua capacidade.
    Já o abastecimento de embarcações ou maquinários, que utilizam volumes superiores a 50 litros, deve ser feito em recipientes metálicos, certificados pelo Inmetro. Nesse caso, ele pode acontecer sobre a carroceria de um veículo, desde que a continuidade elétrica do aterramento seja garantida durante o abastecimento por meio do mínimo contato do bico com o recipiente.

    Manutenção

    A norma também especifica que o intervalo máximo para a inspeção dos equipamentos instalados nos postos é de três anos. O nível de inspeção e o intervalo entre as inspeções periódicas devem ser definidos de acordo com o tipo de equipamento, as recomendações do fabricante, a zona da área classificada, o lugar onde o equipamento está instalado e os resultados das inspeções anteriores. Além disso, a manutenção técnica deve ser realizada por profissionais qualificados.

    Foram definidas, ainda, as rotinas do posto que exigem manutenções e inspeções constantes, diárias, semanais, mensais, bimestrais, semestrais e anuais.

    Passo a passo do atendimento

    Na norma também pode ser encontrado um passo a passo para o atendimento e a operação de abastecimento nos postos revendedores.

     

    1) O abastecimento só pode ser iniciado quando:

    - não houver fonte de na área de abastecimento e as instalações/equipamentos elétricos estiverem em conformidade com a ABNT NBR 14.6 3 9;
    – o motor do veículo estiver desligado;
    – não houver pessoas fumando;
    – o atendente confirmar com o motorista o combustível a ser abastecido no veículo;
    – o mostrador mecânico ou display da unidade abastecedora estiver totalmente zerado.

     

    2) Para iniciar o abastecimento:
    – evitar que a mangueira permaneça trespassada por baixo do veículo;
    – acionar manualmente os teclados da unidade abastecedora eletrônica, nunca utilizando canetas ou outros objetos;
    – retirar do suporte da unidade abastecedora o bico de abastecimento, posicionando a ponteira do pico para cima;
    – operar manualmente a alavanca de acionamento da unidade abastecedora mecânica, nunca utilizando o bico de abastecimento ou outros objetos;
    – manter a mangueira estendida, evitando a formação de pequenos laços, não tracionando nem torcendo excessivimente;
    – inserir o bico de abastecimento no local do tanque do veículo.

     

    3) Durante o abastecimento:
    – manter o contato entre o bico de abastecimento e o bocal do tanque do veículo até que o abastecimento seja concluído;
    – permanecer na área de abastecimento, podendo realizar outras tarefas inerentes á atividade quando o abastecimento for efetuado por meio de bico automático;
    – operar de maneira contínua quando o abastecimento for efetuado por meio de bico simples, sendo proibida a utilização de qualquer tipo de objeto para travamento do gatilho, não podendo realizar outras tarefas inerentes à atividade;
    – interromper imediatamente a operação em caso de derramamentos, iniciando prontamente a remoção do produto derramado com material absorvente, conforme Seção 13, que deve ser manuseado e armazenado conforme Seção 12;

     

    4) Após o abastecimento:
    – destravar o bico automático de abastecimento caso ele ainda esteja acionado;
    – retirar o bico de abastecimentodo bocal do veículo, mantendo sua ponteira para cima;
    – desligar a unidade abastecedora, recolocando o bico de abastecimento em sue suporte;
    – comunicar imediatamente o responsável pelo posto revendedor veicular em caso de anormalidade constatada durante o abastecimento, devendo acontecer a inspeção dos equipamentos conforme a norma ABNT NBR 15.594-3.

    Fonte: Resan

    ► Compre agora seu galões enquanto ainda temos em estoque.

    Galão 05 Litros

    Galão 20 Litros

    Galão 50 Litros

    Galão 200 Litros

Comentários (16)
  1. Postado por geni santiago antunes em 16 de dezembro de 2013:

    tenho muitas duvidas sobre as garrafas pet, e saquinhos plásticos qual embalagem
    apropriada para por combustivel para ser levadas pelos cliente, porq tem cada um, que aparece com litros de refrigerantes , lt de amaciantes galao de pinho sol de 5lt, e é complicado, eles sao muito teimoso dizem que é coisa nossa, que isso nao pode ser lei e aí por diante, gostaria muito que vcs me explicassem quais embalagens podemos vender. obrigada fico no aguardo.

    Responder

  2. Postado por Telmo Lauri Hirsch em 28 de dezembro de 2013:

    Boa noite!
    Posso transportar diesel em um caminhão para o meu trator em bombona plástica com tampa rosqueável (não vasa durante o transporte), capacidade 115L, ja que morro no interior do município?

    Responder

  3. Postado por RENATA em 17 de janeiro de 2014:

    Um posto pode abastecer galões de pláscito de 5 litros?

    Responder

  4. Postado por Tatiane em 24 de janeiro de 2014:

    Preciso comprar embalagens para transporte de combustíveis (GA, GC, Etanol e Diesel) e não estou conseguindo, meu fornecedor está em falta. Vocês sabem onde posso comprar?
    Desde já agradeço. Tatiane/Auto Posto MG

    Responder

  5. Postado por DARCY DINARDI em 31 de janeiro de 2014:

    A VENDA DE GASOLINA NOS POSTOS EM EMBALAGENS DE PLASTICO GARRAFAS PETS OU OUTROS RECIPIENTES ESTA REALMENTE PROIBIDA. ? QUAL A LEI QUE DETERMINOU ESTA PROIBIÇAO.

    Responder

  6. Postado por maria rita em 11 de fevereiro de 2014:

    preciso saber onde posso comprar o recipiente para transportar combustível, da maneira correta, de acordo com a legislação brasileira, tenho uma oficina mecanica e necessito de comprar combustivel para limpeza das peças dos carros. sem mais agradeço. bom dia. Maria Rita.

    Responder

    • Postado por Brasil Postos Comércio de Maquinas e Equipamentos LTDA em 11 de fevereiro de 2014:

      Bom dia Sra. Maria Rita,

      Você pode comprar o recipiente diretamente em nossa loja virtual ou por telefone.

      O link para a compra online é:

      O telefone para compra é 47 3025 – 1690

      Consultor Brasil Postos

  7. Postado por Paulo César em 13 de fevereiro de 2014:

    Olá, á respeito das bombonas para combustiveis, elas vem com algum papel(documento) comprovando que é própria para tais produtos. Grato.

    Responder

    • Postado por Brasil Postos Comércio de Maquinas e Equipamentos LTDA em 17 de fevereiro de 2014:

      Boa tarde, Sr. Paulo Cesar,

      As bombonas vão com selo do INMETRO em alto relevo na própria embalagem. Também temos a documento que o fornecedor nos passou em arquivo. doc para comprovação. Se efetuar, podemos lhe encaminhar por email.

      Atenciosamente,

      Equipe Brasil Postos

  8. Postado por wilian em 10 de abril de 2014:

    Bom dia. Gostaria de saber se pode abastecer em recipiente de garrafa de amaciante de 2 litros

    Responder

    • Postado por Brasil Postos Comércio de Maquinas e Equipamentos LTDA em 15 de abril de 2014:

      Bom dia,

      Informamos que de acordo com a norma 41/2013 da ANP só é possível abastecer combustíveis em recipientes novos e homologados pelo INMETRO.

      Atenciosamente,

      Consultor Brasil Postos

Escreva sua dúvida ou comentário