Levando em conta o poder de comunicação da internet, muitas empresas estão aderindo à rede mundial de computadores para expandir seus negócios e se aproximar do cliente.
Figueroa afirma que empresas precisam investir em mídias da web porque, no espaço virtual, é possível estabelecer conversações com o consumidor. “Quando eu quero vender, converso com o cliente. Se eu quero vender ou comprar, tenho de estar onde meu cliente está conversando, que hoje é nas mídias sociais”, explica.
Para seguir as tendências do mercado, muitos revendedores apostam na internet para manter contato com quem abastece. Nos sites, informam sobre seus estabelecimentos, o setor de combustíveis, produtos e serviços.
É o caso do Posto São Jorge, de Vitória da Conquista (BA), cujo site www.postosaojorge.com.br existe há seis anos. “Queríamos nos diferenciar dos demais, encurtar a distância entre o cliente e a gente”, explica o gerente, Gaspar Rodrigues Pereira. No endereço eletrônico, há espaço para anúncio de vendas de caminhões. O gerente conta que uma das seções que mais agrada é a Galeria de Fotos, onde são postadas as fotografias dos transportadores com seus veículos

Na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), a Rede Forza de postos disponibiliza em www.forza. com.br notícias sobre o setor de combustíveis e novidades sobre a sua cadeia de estabelecimentos. “Pelo Fale Conosco do site, recebemos em torno de 60 e-mails por mês”, diz a gerente de comunicação e marketing, Marcella Bordalo. “Quanto mais plataformas de contato você tem com o consumidor, mais vai ser reconhecido. Utilizamos o site baseado nesta informação técnica.” O e-mail marketing é outra estratégia empregada pela empresa, principalmente para divulgar promoções. Todo cliente que realiza o teste de qualidade preenche um cadastro, onde um dos dados solicitados é o endereço eletrônico, que vai para um banco de dados. “Quem participa ganha convites dos eventos que patrocinamos, por exemplo. É uma forma de o consumidor lembrar do posto”, expõe a gerente. Além do site, no ar há mais de seis anos, no futuro a intenção é migrar para as redes sociais. “Estamos observando essas ferramentas para saber como podemos utilizá-las, de que forma podem ser aplicadas para nós”, diz Marcela.

Com postos em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra (ES), a Rede Marcela criou seu site www.redemarcela.com.br há quatro anos para manter aberto um canal de comunicação com o cliente. “O site nasceu para divulgar o que existe por trás das bombas da rede Marcela”, diz o assessor de comunicação e marketing, Thiago Perim de Oliveira.

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