O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco investigou, na semana passada, uma suspeita de trabalho escravo no Cemopel, posto de gasolina localizado no bairro das Graças, na avenida Rui Barbosa, no Recife. Devido às condições precárias a que os empregados são submetidos, o alojamento e o vestiário feminino, ambos destinados aos funcionários da empresa, foram interditados.
Em março deste ano, denúncia anônima recebida pelo MPT acusava um dos empregadores de assediar moralmente os empregados: xingamentos, pressão psicológica e gritos constantes foram relatados na denúncia. A partir de depoimentos de ex-funcionários da empresa, o MPT obteve ainda a informação de que trabalhadores do posto eram mantidos em regime análogo à escravidão.
Duas procuradoras inspecionaram o posto de gasolina e comprovaram as condições precárias em que se encontravam os empregados. Segundo a apuração, os trabalhadores são arregimentados em Timbaúba, por intermédio de terceiro, e têm passagens descontadas do salário, tendo ainda que pagar a água potável e a alimentação que consomem. De acordo com declarações, a empresa faz a feira mensal e divide o valor total entre os trabalhadores instalados numa casa que serve de alojamento nas dependências da empresa.
Os empregados afirmam que as jornadas de trabalho não são registradas adequadamente e que só têm folga a cada quinze dias. Na inspeção, outras irregularidades também foram encontradas nos alojamentos: falta de limpeza e higiene nos banheiros, cozinhas sujas, colchões finos e rasgados, camas muito próximas, quartos sem janelas, ambiente muito quente, não fornecimento de roupas de cama e fiações expostas.
No vestiário feminino, além da falta de higiene, foi constatada a ausência de armários individuais com trave, o que impede a privacidade das trabalhadoras. Cinco auditores-fiscais determinaram, diante da gravidade da situação, a imediata interdição do alojamento e da área usada como vestiário feminino e os empregados foram encaminhados para hotel custeado pela empresa.
Fonte: http://noticias.terra.com.br

Artigo anteriorQuem tem a competência para fiscalizar o posto?
Próximo artigoLucratividade no varejo de Postos
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here