O Mapa de Risco deve ser feito anualmente, toda vez que se renova a CIPA. A exigência faz parte da NR-5. Por isso, é preciso cobrar dos membros da comissão interna para que se reúnam e mapeiem a empresa a partir de uma planta baixa, definindo os riscos, segundo os seguintes grupos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes.

Para sua elaboração devem ser levadas em conta as seguintes condições: jornada de trabalho, equipamentos e materiais utilizados, atividades exercidas, treinamentos operacionais e de saúde e segurança, nível de estresse e de esforço físico, quantidade de trabalhadores, sexo, idade, entre outros.

MODO DE FAZER

A leitura é feita a partir de círculos de cores e tamanhos diferentes sobre os locais onde ocorrem fatores que podem gerar situações de perigo. Cada risco compreende uma cor, enquanto o tamanho do círculo define a intensidade (leve médio e elevado).

O croqui deve ser entregue formalmente ao empregador por meio da cópia da ata da respectiva reunião da CIPA. Após 30 dias, o dono do posto deverá responder se cabe a adoção das medidas sugeridas pela CIPA e negociar prazos para a implantação.

CUIDADOS
Na prática, o mapeamento estimula que os trabalhadores sejam mais cautelosos diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados, ampliando o controle sobre eles.
Depois de pronto e aprovado, o mapa deve ficar em local de fácil visualização e acessível para o trabalhador.

CLASSIFICAÇÃO

GRUPO 1 – VERDE

Riscos físicos – Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade

GRUPO 2 – VERMELHO

Riscos químicos – Poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores de substâncias, compostos ou produtos químicos.

GRUPO 3 – MARROM

Riscos biológicos – Vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas.

GRUPO 4 – AMARELO

Riscos ergonômicos – Esforços físicos intensos, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade, outras situações causadoras de estresse físico e/ou psíquico.

GRUPO 5 – AZUL

Riscos de acidentes – Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, instrumentos inadequados ou defeituosos, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, manipulação inadequada de perfuro-cortantes, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes, animais peçonhentos.

Fonte: Revista: Postos & Serviços

 

Mapa de Risco – Saiba como deve ser realizado.

Artigo anteriorA.T.E.N.Ç.Ã.O – Mudanças no quadro de avisos e painel de preços – ANP
Próximo artigoVenda de combustível de forma avulsa tem regras bem definidas, diz Sindicomb
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here